Diferença entre software e aplicativo de celular - Saiba qual é!
  • Registro de Marcas e Patentes.

Diferença entre software e aplicativo de celular

Diferença entre software e aplicativo de celular | Os smartphones estão presentes no dia a dia de praticamente todas as pessoas. Além de realizar e receber chamadas de voz, esses aparelhos possuem um sistema operacional completo, capaz de acessar qualquer site na internet e ter aplicativos com as mais diferentes funcionalidades. 

Sabemos que os smartphones, assim como os computadores, funcionam através de softwares: um conjunto de códigos que dão diretrizes que devem ser seguidas pelo hardware (os itens palpáveis que compõem esses aparelhos). No entanto, esses conceitos se confundem quando falamos em softwares e aplicativo de celular. Quais são as diferenças entre eles? O que pode ser considerado um software e o que pode ser considerado um aplicativo? 

Neste artigo você irá encontrar: 

 

  • O que é software? 
  • O que é aplicativo de celular?
  • Como registrar um software ou aplicativo?

 

O que é software? – Diferença entre software e aplicativo de celular

software e aplicativo de celular

Computadores e celulares possuem hardwares. Estes, por sua vez, são os componentes físicos, palpáveis, desses aparelhos. A tela de um smartphone é um exemplo de hardware, assim como a placa-mãe que o faz ligar. Os HDs, placas de memória-ram, placas de vídeo, dentre outros, também entram nessa categoria. 

No entanto, não basta apenas os hardwares para que um produto desse tipo funcione. É preciso um software. Em suma, um software pode ser definido como uma sequência de instruções lógicas – enviadas em forma de código – para que o computador execute alguma tarefa específica. Ele pode ser entendido em sua forma ampla (um sistema operacional, como o Windows, é uma forma de software) ou em formas mais específicas (como um driver de vídeo, que permite a execução de imagens em movimento com sons. 

O caminho é simples: o usuário executa algum comando. O software recebe essa informação, a transforma em códigos e envia para o hardware em um formato que ele consegue ler. O hardware, então, executa a função e retorna uma resposta para o software, que decodifica esse comando e volta para o usuário.

O que é o aplicativo? – Diferença entre software e aplicativo de celular

software e aplicativo de celular

Como vimos anteriormente, o software é um conceito abrangente: qualquer suporte lógico que fornece instruções executadas pelo computador. O aplicativo, então, pode ser entendido como uma forma de software, mas mais específico. Sendo assim, todo aplicativo é um software, mas nem todo software é aplicativo. 

O software de aplicação, como é chamado, tem uma função específica. Além disso, ele oferece uma interface amigável para o usuário final, que pode navegar por ele e acessar as suas funcionalidades de forma fácil e intuitiva. Para quem não trabalha na área, pode ser difícil diferenciar esses dois conceitos, mas com exemplos fica mais fácil. 

O Adobe Premiere Pro, por exemplo, é um aplicativo. O usuário pode baixá-lo em seu computador ou smartphone e utilizar a sua interface para uma finalidade específica: nesse caso, editar fotos. 

No entanto, para que ele seja executado, é necessário um software de suporte, que envie as informações a serem realizadas pelo hardware. Assim, o computador ou celular precisa de um software de driver de vídeo. 

Como registrar um software ou aplicativo? – Diferença entre software e aplicativo de celular 

Se você é um desenvolvedor ou cuida do marketing de uma empresa nesse ramo, sabe que o registro é a única forma de proteger suas criações. Para registrar um software ou um aplicativo de celular, é preciso passar pelo processo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI

O registro de software é realizado nesta autarquia federal, que é responsável por executar as normas da LPI (Lei da Propriedade Industrial). Como possui diversas especificidades e variáveis, o recomendado é contar com uma empresa especializada nessa área.

Se quiser saber mais sobre como registrar um software e aplicativo de celular, clique aqui

A Arena Marcas e Patentes é uma empresa com 65 anos de tradição no mercado de propriedade industrial. Contamos com profissionais especializados, que podem ajudar em todo o processo. Ligue agora e tire todas as suas dúvidas: 0800 140 1414! 

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.