• Registro de Marcas e Patentes

Diferença entre produção e produtividade

Diferença entre produção e produtividade

A formação das palavras é um fenômeno interessante e importante de ser estudado dentro da linguagem. Muitas vezes duas ou mais palavras podem ter a mesma raiz e significados diferentes, o que provoca uma confusão perigosa entre os conceitos. Produção e produtividade são exemplos disso. Entenda melhor a diferença entre os dois termos.

As empresas medem produtividade e produção para avaliar a eficiência de suas operações. No entanto, esses dois padrões não são sinônimos. Enquanto uma empresa pode ter um produto alto, isso não significa que seja produtivo. Da mesma forma, restrições comerciais podem resultar em até mesmo a empresa mais produtiva produzindo uma baixa produção.

Produção é a quantidade de bens e serviços produzidos em um sistema, levando em conta todas as suas limitações. A produção é geralmente um valor quantitativo, o que significa que é expresso por um valor numérico. Por exemplo, uma fábrica de roupas pode ter uma produção de 12.000 camisas por semana. Restrições à produção incluem fatores como a qualidade do maquinário, a disponibilidade de trabalhadores e a demanda dos consumidores. A demanda do consumidor é um fator importante na produção. Se uma padaria é capaz de produzir 1.000 pães por semana, mas os consumidores só precisam de 200, a empresa só desperdiça recursos operando a plena capacidade.

Produtividade é a taxa de eficiência pela qual uma empresa é produtora de bens e serviços. A produtividade é medida pela saída por unidade de entrada. Portanto, a produção é apenas parte da equação usada para medir a eficiência. Se a empresa gasta mais em sua entrada do que recebe na produção, ela não é eficiente. Mesmo um trabalhador altamente eficiente pode não ser produtivo.

As empresas se esforçam para aumentar a produção aumentando a produtividade. Países tecnologicamente avançados conseguem essa tarefa mais facilmente do que países com recursos limitados. Por exemplo, um agricultor com sua colheita nas montanhas do Peru usa muito mais recursos, incluindo trabalho e tempo, para produzir um alqueire de milho do que um agricultor americano que tem tratores e outros equipamentos. Embora os dispositivos tecnológicos possam substituir o trabalho humano, se argumenta que os avanços muitas vezes liberam os trabalhadores para oferecer outros serviços, citando o exemplo da ciência da computação com registros médicos que permitem que os trabalhadores desempenhem outras funções.

Medir a produtividade implica a avaliação de todos os aspectos da operação do negócio. Por exemplo, uma empresa pode contratar três funcionários para aumentar a produção em cerca de 30 unidades por hora. No entanto, se a empresa também avaliasse a qualidade de suas máquinas, a melhor decisão poderia ter sido a melhoria de seus equipamentos para aumentar a produção para 50 unidades por hora. Produtividade e produção devem ser matizadas com qualidade também. A conquista da certificação ISO 9000 é uma forma de mostrar a outras empresas que as operações da empresa são produtivas, eficientes e sua produção é de alta qualidade.

Como medir a produtividade de uma empresa?

Em princípio, a produtividade de uma empresa ou parte da sua produção, como seria o processo de um dos itens em seu catálogo de fabricação, pode ser calculado por uma fórmula: é o que é conhecido como índice de produtividade.

Essa fórmula é, basicamente, uma divisão entre o lucro obtido e o custo total utilizado. O resultado obtido seria o índice de produtividade.

Um exemplo simples de cálculo desse índice de produtividade seria o seguinte:

Uma empresa é dedicada a fabricação de computadores pessoais.

Todos os meses, ela obtém um benefício de R$ 60.000 pela venda do mesmo.

Os custos totais de fabricação (material, mão de obra, custos fixos e variáveis, etc.) são de R$ 25.000, 00.

Nesse caso, a fórmula para obter o índice de produtividade seria: 60.000 / 25.000 = 2,4

Portanto, o resultado do índice de produtividade é de 2,4.

Quanto maior esse índice, mais positiva será a lucratividade e maior a produtividade da empresa.

Os indicadores de produtividade

Embora a obtenção do índice de produtividade através da fórmula básica possa parecer, em teoria, uma questão simples, na prática não é assim.

Por um lado, obter os números da divisão geralmente não é uma tarefa fácil, especialmente em empresas de tamanho considerável ou com linhas de negócios diversificadas na produção e / ou distribuição de diferentes produtos e / ou comissionamento. de vários serviços.

Além disso, geralmente não é uma quantia fixa, uma vez que os benefícios e despesas podem ser muito variáveis, dependendo da época do ano em que nos encontramos e de muitos outros fatores e circunstâncias.

Ao nível dos benefícios, muitos produtos e serviços são claramente sazonais. Isso significa, por exemplo, que se nossa empresa estiver relacionada (direta ou indiretamente) ao turismo, nossa renda será muito variável em determinadas épocas do ano. E o mesmo vale para muitos outros produtos ou serviços, como certos alimentos ou tudo relacionado à restauração.

O cálculo das despesas não está isento tanto de complexidade, uma vez que deve levar em conta as despesas fixas como matérias-primas (na do outro lado, muitas vezes têm um preço de compra também variável), os salários do pessoal ou linhas crédito contratado. Mas não podemos ignorar todos os conceitos variáveis: investimentos, reparos, contratação de pessoal de reforço e um longo etc.

Tudo isto significa que cada empresa ou negócio selecionar indicadores que melhor se adequam à atividade a que se dedica, pode ser quantitativa e qualitativa, e às vezes com um certo nível de avaliação subjetiva.

A maioria das empresas acaba utilizando diferentes indicadores de produtividade para medir diferentes tipos de eficiência: técnica, recursos humanos, econômica, etc. Em uma segunda etapa, incluímos os diferentes dados obtidos em um índice de produtividade global da empresa, o que indicará o estado geral da empresa.

Os benefícios de conhecer o índice de produtividade

Embora seu cálculo possa ser complicado, devido ao grande número de fatores e valores a serem considerados, vale a pena fazer um esforço para descobrir por que ele nos fornecerá informações valiosas:

O índice de produtividade nos permite saber se a empresa está atingindo uma lucratividade adequada.

Permite detectar erros ou áreas de melhoria para aumentar a eficiência, rentabilidade e produtividade da empresa.

É um índice ideal para definir objetivos com base nele: por exemplo, melhorar o referido índice em uma determinada porcentagem dentro de períodos definidos.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário