Dicas de gestão para pequenas empresas
Montar uma empresa é uma tarefa difícil e que requer mais do que apenas força de vontade e aptidão para negócios. É muito importante ter a capacidade de gestão acurada, além de estar sempre atualizado com as melhores informações sobre como comandar equipes, lidar com finanças, marketing e outras competências que envolvem o mundo empresarial.
Confira algumas dicas de gestão para pequenas empresas que podem te ajudar nessa empreitada:
Dicas de gestão para pequenas empresas
– Simplifique para não ter mais trabalho do que o necessário
A primeira coisa é ficar claro que você não pode fazer tudo sozinho. Você é seu melhor ativo e seu melhor empregado. Você precisa simplificar, automatizar e fazer as coisas rapidamente para continuar fazendo outras coisas.
Por exemplo, se você for gerenciar faturas por conta própria, use um programa de faturamento on-line para ajudá-lo a tornar isso mais fácil.
– Delegar tarefas a outros profissionais
Mesmo que você não consiga manter mais trabalhadores, isso não significa que você tenha que assumir todas as tarefas. Existem trabalhos que podem ser confiados a freelancers ou outras empresas.
Por exemplo, você pode deixar a contabilidade nas mãos de um gerente de contabilidade, contratar um web designer para criar sua página, um gerente de comunidade etc.
– Seja muito organizado
Outro ponto-chave que o gerente de uma microempresa deve ter é ser muito organizado. Você não precisa pular para a morte, mas planejar todos os dias o que vai fazer e evitar distrações. Você deve assumir as tarefas que correspondem a você, mas faça-as seguindo um planejamento e um programa orientado para alcançar bons resultados.
Isso implica uma disciplina de trabalho para poder executar com eficiência as tarefas que você vai assumir. Além disso, tenha em mente que você também será o único e principal estrategista do seu negócio.
– Esteja sempre em treinamento
Alguém que se comprometa sozinho deve estar em dia. Há muitas tarefas que você terá que fazer porque não pode assumir o custo de delegá-las. Você pode fazê-las, mas terá que aprender.
Não tenha medo de perguntar e aprender. Há muitos blogs, tutoriais em vídeo e páginas que ensinam tarefas que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimentos básicos em gerenciamento de computadores pode desenvolver.
– Crie algumas regras para o seu negócio
Um empreendedor deve ser fiel aos seus princípios. Por exemplo, se para desenvolver um trabalho, você precisa pagar 50% adiantado, ou deixar um sinal, você deve manter esse princípio.
Essas regras que você projeta, devem obedecer a uma razão lógica. Tenha mais liquidez, tenha certeza de que receberá o pagamento, etc. A mesma coisa quando se trata de cobrar devedores: você tem que ter um sistema, enviar avisos periódicos e manter um controle exaustivo das faturas que você não cobra através do seu software de faturamento.
– Tenha as vendas como motor do seu negócio
Existem muitos pequenos empreendedores que assumem uma série de tarefas que não estão focadas em sustentar sua empresa. Eles dedicam 50% do seu tempo a tarefas rotineiras de administração, gerenciamento de produtos, respondendo e-mails e fazendo chamadas, etc.
Tudo é importante, mas se a maior parte de seu tempo é destinada a aspectos que não geram renda para si mesmos, sua empresa afundará. A área de marketing e vendas deve ser a prioridade de todo empreendedor: seus clientes atuais e os novos que você deseja alcançar.
– Aprenda sobre os aspectos legais
O outro problema com o qual muitos pequenos empreendedores e empresários estão sozinhos, como é lógico, é que eles não conhecem os aspectos legais.
Estas são questões que podem ser resolvidas por um consultor fiscal, o próprio Tesouro ou que você pode encontrar na Internet, fazendo uma pequena pesquisa. Embora com cuidado, uma vez que os regulamentos mudam e nem todas as informações sobre questões jurídicas que você encontrar serão atualizadas.
Em suma, gerenciar uma pequena empresa quando você faz isso sozinho requer atenção a vários pontos essenciais. Muitas dessas coisas que você poderia simplesmente delegar se você tivesse mais funcionários, mas como não é, tente priorizar, simplificar e informar-se para obter o seu negócio para continuar crescendo e avançar.
– Encontre maneiras de cortar custos
Cortar custos permite que você coloque dinheiro de volta em seus negócios. Sim, esta dica é definitivamente mais fácil de dizer do que fazer, mas é possível.
– Alternar fornecedores de serviços comerciais
Embora você acredite que as empresas de serviços mercantis sejam todas iguais, isso não poderia estar mais longe da verdade. Provedores variam em termos de taxas, taxas, produtos e atendimento ao cliente.Portanto, não faria mal entrar em contato com vários provedores para saber se há uma opção melhor do que a sua escolha atual.
– Desenvolver um sistema de rastreamento de estoque
O gerenciamento ineficiente de inventário pode impactar negativamente uma organização. É muito importante, em especial para empresas que lidam com vendas, estar sempre atualizando os produtos em estoque, os organizando por categorias que permitam compreender quais os mais vendidos, quais os públicos consumidores e as épocas do ano mais propícias para a venda.
– Contrate pessoas com proatividade
Embora as habilidades sejam importantes, elas geralmente podem ser ensinadas. Uma atitude positiva, por outro lado, provavelmente não pode. Quando você contrata pessoas que estão dispostas a se esforçar para garantir que seus negócios sejam bem-sucedidos, você terá uma equipe incrível com a qual poderá contar para garantir que os custos sejam reduzidos, que o inventário seja efetivamente monitorado e que os negócios estejam fluindo sem problemas.
– Entenda seus clientes-alvo
A publicidade para fins comerciais não atrairá novos clientes, só vai custar dinheiro à sua empresa. Como resultado, a reavaliação de seus clientes-alvo pode ajudá-lo a criar uma campanha de marketing eficaz especificamente projetada para atrair e reter sua atenção.
Dicas de marketing para pequenas empresas
Um objetivo universal de pequenas empresas é vender os produtos e serviços da empresa. Em geral, isso é melhor realizado posicionando o negócio na frente do público-alvo e oferecendo algo que resolva um problema ou que ele não possa recusar ou encontrar em outro lugar.
Para este fim, uma das coisas mais inteligentes que um pequeno empresário pode fazer pelo seu negócio é dedicar um tempo para desenvolver um plano de marketing para pequenas empresas que os diferencie da concorrência. Um plano de marketing descreve claramente como você alcançará seus clientes ideais, implementando efetivamente sua estratégia de marketing.
Existem milhares de maneiras de promover sua pequena empresa. Com a combinação certa de atividades, você pode identificar e se concentrar nas táticas de marketing mais eficazes para sua pequena empresa.
Mídia social
Quase todo mundo está nas mídias sociais, então o seu negócio também deveria estar.
Você pode pagar por publicidade nas mídias sociais. Isso fará com que seus negócios fiquem à frente de muitos clientes em potencial. Mas isso pode ser caro. Você também pode fazer um marketing de mídia social gratuito para pequenas empresas.
Alguns sites de mídia social permitem que os usuários deixem comentários nas páginas da empresa. Incentive seus clientes a deixar avaliações em seus perfis. Então, quando os clientes em potencial se depararem com seus perfis, eles verão os elogios de outros clientes.
Você também pode postar conteúdo que incentive as pessoas a comprar da sua empresa. Você pode postar fotos de novos produtos, códigos de cupom e concursos on-line.
Site na Internet
Toda pequena empresa precisa de um website. Quando as pessoas fazem uma pesquisa na web para sua empresa, seu website deve aparecer na parte superior dos resultados. E se as pessoas estiverem procurando produtos ou serviços na sua área, sua página da web deve estar entre os resultados. Você pode melhorar as chances do seu website de aparecer nos resultados de pesquisa por meio do SEO.
Então, o que faz um site eficaz? Suas informações comerciais devem ser claras. As pessoas devem poder encontrar facilmente sua localização, horários e informações de contato. Seu site deve ter pelo menos informações básicas sobre seus produtos ou serviços. Você também pode ter depoimentos de clientes e um blog.
Mídia local
Você pode tentar obter sua mídia local para cobrir seus negócios. Você pode fazer isso enviando press releases e networking com repórteres locais.
Tenha em mente; os repórteres não cobrem coisas promocionais, como vendas. Você terá que comprar um spot de publicidade para eles. Mas, se a sua empresa tiver algo único ou interessante para compartilhar, você poderá obter alguma publicidade gratuita.
Marketing para clientes existentes
O marketing para clientes existentes é uma ótima maneira de melhorar sua lucratividade nos negócios. Você sabe que essas pessoas vão comprar de você, então você só precisa transformá-las em clientes fiéis.
Quando as pessoas comprarem de você, pergunte se você pode adicioná-las à sua lista de e-mail. Em seguida, envie cupons, atualizações de inventário e notícias sobre sua empresa. Envie e-mails regularmente para manter sua empresa na mente dos clientes e para oferecer amplas oportunidades de compra.
Você também pode iniciar um programa de indicação de clientes. Você ofereceria incentivos para os clientes apresentarem novos clientes ao seu negócio. Por exemplo, você pode fornecer produtos ou serviços gratuitos aos referenciadores ou um desconto em sua próxima compra.