Hoje, há uma infinidade de canais de comunicação que pode incorporar em sua estratégia de marketing digital, e que lhe dará favorável para sua empresa ou negócio resultados, um dos quais é o e-mail marketing.
Nos últimos anos, estabeleceu-se como um importante meio de comunicação, que também cria um vínculo significativo e rápido com o usuário ou potencial cliente.
Se dentro da sua estratégia de marketing digital você ainda não implementar esta ferramenta online, este post é para você, vamos começar!
O que é marketing por e-mail? (definição)
E-mail marketing refere-se ao envio de e-mails para um banco de dados ou contatos, como seus potenciais clientes ou leads. É considerada uma estratégia de comunicação digital e se enquadra em uma das ações de marketing direto .
Ele se concentra no envio de uma mensagem para criar lealdade, interagir com os clientes, aumentar as vendas, criar confiança em relação a um serviço ou produto, confirmar um pedido de compra, entre outros objetivos.
Além disso, para seus clientes atuais, ela pode ser uma ferramenta que ajudará a agregar valor à sua empresa, criando uma comunicação muito mais próxima e pessoal com ela. Por exemplo, você pode criar e-mails que lidam com diferentes tópicos, como: novos produtos, notícias sobre sua empresa, ofertas de serviços, promoções, eventos que você participa ou press releases.
Benefícios do marketing por e-mail
Converta 3 vezes mais do que as redes sociais
Quando usada corretamente, a conversão de uma campanha por e – mail é muito maior do que em Redes Sociais, e é por isso que é uma das ferramentas favoritas dos profissionais de marketing. É considerado um dos canais mais rentáveis dentro do marketing online, mas é necessário ter uma estratégia de conteúdo clara, concisa e que forneça valor.
Personalização
O envio por e-mail oferece a oportunidade de falar diretamente com seu público, fazendo uma conexão que dá uma sensação de distinção e preferência ao destinatário. É uma característica fundamental ter porcentagens de abertura positivas.
Aumentar as vendas cruzadas ou promover upselling
Pode ser que o destinatário já seja um dos seus clientes, mas não conheça a gama completa de produtos ou serviços que você oferece. Por exemplo, ao enviar um boletim informativo mensal, você pode recomendar outros produtos, promover a atualização de um produto ou incluir complementos, se aplicável.
Acessível
Em comparação com outros canais eletrônicos, é um dos mais econômicos, permitindo minimizar os gastos de forma eficaz.
Se considerarmos que é um canal direto, personalizado e além disso, o conteúdo pode ser agendado, seu preço é relativamente baixo, tornando-se um dos favoritos das marcas e empresas.
Mantém você nas mentes dos seus consumidores
A maioria das vezes em que um cliente não retorna para consumir um produto ou serviço é porque ele esqueceu que ele existe. Essa ferramenta evita que isso aconteça criando um fluxo de lembretes para que, quando o cliente estiver disposto a comprar um produto ou serviço semelhante ao que você oferece, sua empresa seja sua primeira escolha.
Imediata
No caso de você ter notícias ou promoções para promover a venda durante certas épocas do ano, os e-mails são um excelente canal para torná-los conhecidos instantaneamente e quando precisarem. Tenha em mente que quando você usa informações personalizadas de acordo com o perfil do seu cliente, sua porcentagem de fechamento (conversão) será ainda maior.
E-mail marketing não está enviando spam
A imagem das campanhas de mala direta foi afetada pelo envio frequente de e-mails inúteis para pessoas que não solicitaram o recebimento dessas mensagens. Tenha em conta que o e-mail marketing é mais bem sucedido, o seu banco de dados deve estar atualizado e deve ser uma lista de contatos que já aceitaram receber e-mails.
Como medir os resultados?
Dependendo da plataforma que você usa, o comportamento dos destinatários é monitorado em tempo real, permitindo que você avalie os resultados de suas campanhas em minutos. A análise desses resultados proporcionará uma melhor ideia dos objetivos alcançados e do perfil dos seus destinatários, o que marcará o sucesso de suas próximas campanhas.
É por isso que é importante ter um provedor de serviços que ofereça a ferramenta necessária para rastrear seus e-mails.
Como funciona o atual marketing por e-mail
O aspecto mais importante do marketing de conteúdo é saber quem você está segmentando. Estabeleça pessoas para compradores que nos permitam saber com precisão para quem estamos indo e qual conteúdo é útil para cada um deles. Só se sabe quem eles são, o que lhes interessa, quais são suas necessidades, desafios e objetivos diários que podem realmente fazer a conteúdo segmentado e personalizado que local e permitir-nos a esquecer aqueles triste aberturas de métricas, o desempenho e engajamento pobre gerado . Tudo o que fazemos hoje no atual marketing digital tem que ser ultra segmentada, por isso vai apenas desconectar o usuário e interromper a gerar resultados.
Um estudo disse que uma lista de usuários cai a uma taxa média de -25% ao ano. Se um dos fatores-chave que você tem que importar é a “capacidade de entrega”, porque você tem tantos usuários em sua lista que você não sabe quem são ou o que fazem ou o que lhes interessa? Exclua imediatamente todos os usuários com os quais você conseguiu se conectar e comece a surpreender e gerar conteúdo espetacular a partir de agora para o resto.
O tempo é vital e, portanto, o conteúdo deve ser ad-hoc dependendo do ciclo de compra do usuário. Certifique-se de não enviar o mesmo conteúdo se o usuário estiver no estágio de conscientização que está no estágio de consideração. Além disso, a dificuldade do conteúdo deve ser maior à medida que avança no funil. O usuário está mais interessado à medida que avança, então você tem que procurar um conteúdo mais aprofundado.
Como fazer conteúdo para e-mail?
Algumas chaves para ter em mente para ter sucesso com e-mail marketing
– Ter um objetivo único e bem definido (gerar novos leads ?, Aumentar a conscientização? Educar os usuários?)
– Forneça valor, não objetos
– Envie sempre o email a uma pessoa , não a uma empresa
– Personalize sempre que possível
– Use a chamada para ações que permitem seguir o fluxo com o usuário
– Sempre se concentre nos benefícios
– Otimize e analise: não tome nada como garantido ou pense que algo funciona, continue tentando