Definir metas cria foco, mede o progresso, fornece orientação, motiva e também resulta em funcionários engajados. Melhora o desempenho e leva a uma empresa de sucesso. Mas a questão sempre foi: o que pode ser feito para atingir efetivamente os objetivos da empresa?
Para ter mais chance de atingir as metas da empresa, é importante escolher um bom método de definição de metas. Abaixo está a lista do método mais famoso e eficaz que você pode experimentar na sua empresa.
Método 1 – Definir metas SMART
O termo SMART foi escrito pela primeira vez por George T. Doran em um artigo publicado: “Há uma maneira de escrever sobre metas e objetivos de gerenciamento”. O uso do método SMART fornece uma maneira clara e simples de definir e gerenciar as metas da empresa. A tradução de SMART para português significa “esperto”, só para você entender ainda melhor esse conceito. Trata-se de diferentes dicas com palavras em que as letras iniciais justamente formam a palavra SMART. Este método consiste em escrever metas que possuem estas propriedades:
Específico (Specific): há uma chance maior de atingir uma meta específica do que uma meta geral. Seja claro sobre o que exatamente precisa ser alcançado escrevendo metas que respondam adequadamente às cinco perguntas:
- O que a empresa quer alcançar?
- Por que o objetivo é importante?
- Quem são os envolvidos?
- Onde o objetivo será alcançado?
- Quais recursos serão necessários para alcançá-lo?
Essas perguntas darão clareza sobre o objetivo da meta.
Mensurável (Measurable): como você saberá se o objetivo foi alcançado? O objetivo deve ser rastreável com uma exceção clara. Ser capaz de acompanhar o progresso da meta ajudará toda a empresa a manter o foco, cumprir o prazo e também permanecer motivada. Um objetivo mensurável deve ser capaz de resolver corretamente qualquer uma dessas questões:
Quantos?
Quantos?
Como vou saber quando isso é feito?
Realizável (Achievable): Quão realista é o objetivo? Isso pode ser alcançado? Metas atingíveis têm a tendência de serem bem-sucedidas. Deve esticar habilidades, mas ao mesmo tempo, deve ser possível alcançar.
- Como esse objetivo pode ser alcançado?
- Considerando outros fatores, quão realista é o objetivo?
- O objetivo é alcançável dentro do prazo?
As perguntas acima ajudarão a considerar a influência, os recursos e o ambiente de trabalho para atingir as metas.
Relevante (Relevant): esse objetivo tem o potencial de afetar a visão e os valores de sua empresa? Ao definir um objetivo, ele deve ser fundamental para a missão da empresa. O objetivo deve significar muito para a empresa.
- Está resolvendo um problema?
- Está movendo todo mundo para frente?
- Quais perguntas o objetivo está respondendo?
Um objetivo que seja relevante valerá a pena, combinará esforços e necessidades e será o momento certo para alcançá-lo.
Tempo limite (Time-bound): um objetivo deve ter um prazo para se concentrar e com algo para se trabalhar. Isso aumentará a prioridade e eliminará o desperdício de tempo e, provavelmente, de recursos. Quando uma meta tem uma data final, o foco estará nela e não nas atividades diárias que podem afetar a meta de longo prazo. Para cada meta, inclua um período de tempo, data específica, marco ou algo que possa indicar quando terminará.
Um exemplo de uma meta da empresa SMART é: “Aumentar a receita abrindo 30 novas lojas em todo o país no final do ano”.
Método 2 – Use OKR – Objectives and Key Results – Objetivos e Principais Resultados
A Intel inventou a OKR nos anos 70 e nasceu do sistema MBO (Management by objective). Esse método de definição de metas é usado por empresas de crescimento rápido como Google, Twitter, Zynga, Uber etc.
Sua finalidade é ajudar a empresa a obter uma ótima execução, mantendo as equipes focadas e trabalhando pelo mesmo resultado.
OKR é uma lista de metas qualitativas, definida por um período de tempo, geralmente trimestral.
O objetivo é o que você precisa realizar com pelo menos dois resultados principais que são métricas quantitativas. A principal característica do objetivo é o fato de que deve ser muito ambicioso e parece impossível de realizar.
Os principais resultados ajudam a medir o progresso do objetivo. Pode ser baseado em qualquer coisa que você possa medir, como crescimento, receita, desempenho ou qualidade.
A OKR cria foco, alinha os esforços da equipe e garante que todos estejam trabalhando no mesmo objetivo da empresa. OKR é um método de definição de metas que se provou bem-sucedido novamente. Para fazer o OKR funcionar para a sua empresa, isso deve ser feito corretamente.
5 Princípios do Estabelecimento de Metas
Ao usar os métodos listados acima, é importante considerar esses princípios de estabelecimento de metas de Locke e Latham.
Esses 5 princípios foram o resultado de uma pesquisa conjunta sobre a teoria do estabelecimento de metas entre o Dr. Edwin Locke e o Dr. Gary Latham. Isso mostra que existe uma relação entre um objetivo difícil e específico e o desempenho das pessoas. Com esses princípios, os funcionários conseguem um melhor desempenho em suas tarefas diárias.
Clareza: Um objetivo claro resulta em maior desempenho, pois orienta ações e comportamentos. Assim como definir metas SMART, se a meta da sua empresa não for clara e mensurável, você não saberá se ela foi alcançada. Um objetivo claro mantém você focado e facilita a identificação dos passos necessários e o que precisa ser feito.
Desafio: quando um objetivo claro é desafiador, é igualmente motivador, mas não é impossível alcançá-lo. Quanto mais difícil é um objetivo, mais empregados trabalham nele. Segundo a pesquisa, metas desafiadoras e difíceis levam a um maior desempenho, pois traz maiores recompensas e satisfação.
Compromisso: há maior taxa de desempenho quando os funcionários estão comprometidos com as metas da empresa. Envolva seus funcionários no processo de definição dessas metas. Que seja algo que eles realmente querem fazer. Há uma tendência maior de um objetivo não alcançado se você não conseguir dedicar um tempo para ajudá-los a criar um compromisso racional e emocional com isso.
Feedback: a configuração da meta requer feedback. Não espere até o prazo final para revisar o progresso de sua meta. Reserve um tempo para perguntar e receber feedback sobre o desempenho da empresa. O feedback ajudará a fazer ajustes ao longo do caminho. Isso é para permanecer no caminho certo e permanecer motivado. Como empresa, você pode usar uma ferramenta para solicitar feedback dos funcionários, que eles podem responder de maneira particular, pública ou anônima.
Complexidade da tarefa: tenha cuidado para que as metas difíceis da sua empresa não resultem em tarefas complexas. Tarefas complexas são bastante complicadas quando não são cuidadosamente gerenciadas. E isso leva à perda de motivação e comprometimento entre os funcionários. Qualquer tarefa complexa deve ser dividida e alcançada em bits.