CNPJ para um time de futebol - Como criar? Saiba mais!
  • Registro de Marcas e Patentes.

Como criar um CNPJ para um time de futebol?

cnpj para um time de futebol

Como criar um CNPJ para um time de futebol? | Dentre todos os países do mundo, o Brasil é o com mais times de futebol profissional registrados. São 656 no total. Para se ter ideia, o segundo da lista é o México, com praticamente um terço desse número: 245 equipes. 

Os times não se limitam somente ao âmbito profissional. Embora não tenha uma contagem oficial, os clubes amadores também são uma realidade no país. A maioria dos bairros possuem uma equipe amadora, que disputam jogos entre si e outros campeonatos organizados por eles mesmos ou pelo município. 

Muitos desses times buscam abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para representar a equipe. Além de poder participar de alguns campeonatos que exigem esse registro, com o CNPJ é possível se declarar utilidade pública e conseguir diversos patrocínios. 

Diante disso, muitas pessoas buscam esse cadastro para suas equipes. Mas, afinal, como criar um CNPJ para um time de futebol? 

Neste artigo você irá encontrar: 

 

  • Como criar um CNPJ para um time de futebol? 
  • Quais os benefícios do CNPJ para um time de futebol?
  • Como registrar a marca de um time de futebol?

 

Como criar um CNPJ para um time de futebol?

O time de futebol é uma entidade sem fins lucrativos. Sendo assim, a abertura de um CNPJ se difere bastante ao compararmos com o de uma empresa comum. 

Primeiramente, deve-se escrever o estatuto social do clube, que é obrigatório para esse tipo de entidade. Ele deve conter todas as regras do time, como tudo irá funcionar, onde serão os treinos, dentre diversas outras informações. Essa é uma etapa complicada, principalmente para quem não tem experiência na área. Por esse motivo, é recomendado contar com a ajuda de um advogado ou contador. 

Em segundo lugar, também deve ser redigida a ata de fundação do clube. Esta, por sua vez, deverá ter todas as informações do time em si (nome, escudo) e também de sua administração (nome do presidente, tesoureiro). 

Com todos esses documentos em mãos, o responsável deverá ir até o cartório de sua cidade e abrir o CNPJ. 

Caso também queira vender produtos (como camisas, bonés, bandeiras, canecas, dentre outros), é importante realizar a inscrição estadual. Nesse caso, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é 93123-00 e a natureza jurídica 399-9. 

Daí pra frente, é importante que tenha alguém capacitado para gerir a situação administrativa do clube. Com todos esses registros, ele deverá prestar contas ao governo estadual. O contador é o melhor profissional para esse cenário. 

Quais os benefícios do CNPJ para um time de futebol? 

cnpj para um time de futebol

Como vimos no tópico anterior, abrir um CNPJ para um time de futebol é um processo com várias etapas. Provavelmente, o clube terá de arcar com alguns custos entre advogados e contadores para conseguir esse registro. Diante dessas dificuldades, é comum se perguntar sobre os benefícios de obter o cadastro. 

Em primeiro lugar, muitos campeonatos amadores exigem que os times possuam um CNPJ. De certa forma, isso garante que aquele clube é idôneo e irá cumprir com as exigências da competição. Outros campeonatos não exigem esse registro, mas dão benefícios (como a isenção de taxas de arbitragem) para equipes com CNPJ. 

Segundamente, há a questão dos patrocínios. Eles são um dos pontos cruciais para a manutenção de um clube de futebol atualmente, mesmo os profissionais. Apenas com o CNPJ é possível que o time seja declarado utilidade pública e, dessa forma, poderá fazer parcerias com empresas locais para patrocínio. Em contrapartida, essas empresas são isentas de alguns impostos. 

Em terceiro e último lugar, mas não menos importante, há a possibilidade de se tornar um time profissional. A Chapecoense, clube que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e já foi campeã da Copa Sul-Americana, começou em 1974 com um registro no cartório. Depois disso, teve diversos apoios privados e públicos (nesse caso, da prefeitura) e conseguiu se estruturar com um time profissional de ponta. 

Como registrar a marca de um time de futebol? 

cnpj para um time de futebol

É possível que você tenha chegado nesse texto com uma indagação diferente da que foi citada acima. Se o que deseja é garantir a exclusividade de utilização do nome e do escudo do seu clube de futebol amador, deverá buscar o registro de marca! 

O registro de marca é um processo feito junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O seu objetivo é garantir o direito de exclusividade de uma marca em todo o território nacional. Em outras palavras, com o registro em mãos ninguém mais poderá, em todo o Brasil, utilizar o nome e escudo do seu clube de futebol. É importante entender que esse direito se estende apenas ao segmento de atuação que a marca está registrada.

O processo de registro possui diversas etapas, que vão desde a pesquisa de anterioridade até a emissão do certificado. Ele dura, em média, de 8 a 12 meses. É importante contar com a ajuda de uma empresa especializada no registro de marca, que auxiliará durante todo o período.

A Arena Marcas e Patentes, nesse sentido, é a melhor alternativa do mercado. Com 65 anos de tradição e mais de 20 mil marcas registradas, nossa empresa se compromete pelo seu registro. Entre em contato agora e converse com um de nossos especialistas: 0800 140 1414!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.