As marcas mais valiosas do Brasil (2018)
Depois de vários anos de trabalho e esforço, além de muitas transações econômicas milionárias, algumas marcas se consolidam no topo do seu ramo de atuação. Dessa forma, todos os anos são feitos estudos de mercado que visam estabelecer quais são as marcas mais valiosas do Brasil e também do mundo.
Em 2018, a BrandZ, um bando de dados com atuação em todo o mundo e inclusive em terras nacionais, fez uma lista com as marcas mais valiosas do Brasil.
Este Ranking está desatualizado. Para conferir a lista de 2019, clique aqui.
Critérios para a formação da lista
Para a formação de uma lista como essas, é preciso estabelecer critérios que extrapolam os atributos materiais e econômicos de uma marca, a fim de mostrar, na realidade, qual o seu valor de mercado.
Desse modo, para a elaboração dessa lista das marcas mais valiosas do Brasil, os especialistas da área priorizaram 5 elementos, os quais julgaram serem mais importantes. Ainda segundo estes profissionais, nenhum desses aspectos possui maior importância do que o outro, ou seja, todos possuem o mesmo peso para critérios de comparação.
Os aspectos determinados por eles são:
- Propósito bem definido;
- Produtos e serviços inovadores;
- Comunicação e estratégias de marketing para com o público consumidor;
- Experiência da marca ao longo dos anos, isto é, seu estabelecimento como uma empresa forte;
- Amabilidade, ou seja, a influência que aquela marca exerce sobre a decisão de compra dos consumidores;
A partir desses 5 aspectos, foi elaborada uma lista com mais de 50 marcas brasileiras. Contudo, por questões de organização, nesse texto iremos elencar quais são as 10 marcas mais valiosas do Brasil.
Lista com as 10 marcas mais valiosas do Brasil (2018)
- Natura:
Natura é uma empresa brasileira com sede na cidade de Cajamar, no estado de São Paulo. Foi fundada por Antônio Luiz Seabra no ano de 1969.
Seu slogan “Viva sua beleza viva” traduz muito bem a área de atuação da companhia: a indústria de cosméticos, com produtos para o rosto, sabonetes, desodorantes, perfumes, dentre outros. Na lista da Brandz, a Natura apareceu com um valor de mercado avaliado em 1,35 bilhão de dólares.
- Ypê:
Pertence à Química Amparo, a Ypê é uma companhia de produtos de limpeza e higiene do ambiente, a qual possui sede na cidade de Amparo, interior do estado de São Paulo.
Foi fundada por Waldyr Beira em 1950, e é da mesma rede que a Assolan, Atol, Perfex e Tixan Ypê. Pela lista feia pela BrandZ no ano de 2018, A Ypê possui um valor de mercado que gira em torno de 1,39 bilhão de dólares.
- Sadia:
Do top 10 de marcas mais valiosas do Brasil, a única que teve uma queda no seu valor de mercado foi a Sadia. Alvo de desconfianças e envolvida em alguns escândalos jurídicos no ano de 2017, a empresa contou com uma desvalorização de 22% em relação ao ano passado.
É atuante no ramo de alimentos frigoríficos e em 2009 juntou com a Perdigão, que era sua concorrente direta. Fundada no ano de 1944 por Attilio Fontana, a empresa tem sede na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Seu valor de mercado é de 1,46 bilhão.
- Bohemia:
A primeira cervejaria a ser fundada no Brasil, no ano de 1853, figura a sétima posição da lista produzida pela BrandZ em 2018. Com sede em Petrópolis e tendo como fundador o cervejeiro Henrique Kremer, a marca possui um valor de mercado de 1,60 bilhão de dólares.
- Antarctica:
Talvez uma das bebidas brasileiras mais famosas em todo o mundo é o Guaraná Antarctica, lançado pela empresa de mesmo nome no ano de 1921. A empresa foi fundada no ano de 1891 pelos irmãos Joaquim Salles e Luiz Campos Salles. Inicialmente, produzia apenas cerveja, a qual é atuante até os dias de hoje.
Por muito tempo liderou os mercados de cerveja no cenário nacional, juntamente com a Brahma. Contudo, estas duas se fundiram no ano de 1999, dando origem à Ambev. O seu valor de mercado foi avaliado em 2,97 bilhões de dólares.
- Globo:
A maior empresa de comunicação do Brasil, a rede Globo figura a quinta posição da lista. Fundada em 1925 por Irineu Marinho, tendo como atuais proprietários a sua família, a marca também é a maior no ramo de comunicações em toda a América Latina.
Seu presidente é Jorge Nóbrega e sua sede na capital do Rio de Janeiro. O seu valor de mercado foi avaliado em 4,31 bilhões de dólares.
Outra cervejaria a figurar nessa lista, a Brahma foi fundada em 1888, com sede na cidade do Rio de Janeiro. A exemplo da sexta posição, fundiu-se com a Antarctica em 1999, ação que deu origem a Ambev.
O seu valor de mercado foi avaliado em 4,47 bilhões de dólares.
- Itaú:
Um dos maiores bancos financeiros do Brasil e com atuação em vários outros países da América Latina, o Itaú Unibanco inaugura o top 3 de marcas mais valiosas do Brasil. A real fundação dessa marca foi apenas há 9 anos atrás, quando Itaú e Unibanco se fundiram, e as agências passaram todas a levar o nome da primeira.
Com o segundo maior crescimento referente ao ano de 2017 (42%), a marca possui um valor de mercado que foi estipulado em 6,19 bilhões de dólares.
A maior indústria atuante no ramo de serviços financeiros no Brasil, o Bradesco figura o segundo lugar na lista de marcas mais valiosas do Brasil. Fundada no ano de 1943 por Amador Aguiar, na cidade de Marília no interior de São Paulo, hoje o banco possui atuação em vários do mundo.
O Bradesco foi a marca que mais apresentou crescimento frente ao seu valor de mercado na pesquisa de 2017, mais especificamente de 58%. Esse crescimento levou o valor de mercado do Bradesco ser estipulado em 7,01 bilhões de dólares.
- Skol:
A marca mais valiosa com atuação no Brasil é a Skol, posto que já havia assumido desde 2015. A cervejaria, que passou a fabricar também outros produtos, como a Skol Beats, teve um crescimento pequeno se comparado ao ano de 2017, apenas de 1%.
Contudo, manteve o seu posto devido ao elevado valor de mercado, estipulado atualmente em 8,26 bilhões de dólares.