A era digital e o século XXI vieram para transformar a nossa vida em diversos sentidos. Novas normas e leis foram criadas, nos conectamos com mais pessoas diariamente e, claro, novas oportunidades também surgiram para empreender. Começar um negócio utilizando a internet como artifício para impulsionar o alcance, as vendas e, consequentemente, o lucro, tornou-se praticamente obrigatório. Na atualidade, é difícil conhecer um negócio de sucesso que não tenha uma participação ativa nas redes sociais, ou que possua uma site. Mesmo assim, muitas pessoas não conhecem a importância de um website e, por isso, vamos falar um pouco mais sobre ele e as estratégias que se envolvem.
Aqui você encontrará os seguintes tópicos:
- A web 2.0, web 3.0 e a informação
- A importância de um website
A Web 2.0, a web 3.0 e a informação
Assim como na grande maioria dos fenômenos e suas consequências, existem pessoas que se dedicam a estudar a participação da internet na vida tanto nos aspectos individuais quanto coletivos. São diversos os conceitos que são criados, propagados e que acabam por definir o que é a internet e a sua participação na sociedade atual.
O desenvolvimento das ferramentas da internet é um dos fatores que nos ajudam a entender a importância que ela possui nas novas vidas atualmente. Existe uma linha do tempo na qual a presença dos mecanismos de navegação online aumenta gradativamente no cotidiano do indivíduo.
Nos primórdios da internet, antes mesmo do que é conhecido como Web 1.0, ela era utilizada apenas por países desenvolvidos e seus governantes, que aliavam o seu uso a estratégias militares, muitas vezes. Até mesmo durante a fase da Web 1.0, quando os e-mails começaram a se popularizar, a adesão ainda era bem baixa.
A difusão da internet e a facilidade conquistada para o seu uso, com o passar do tempo, foi aumentando. Dessa maneira, novos artifícios também foram criados para acompanhar, o que acabou por gerar uma maior adesão das pessoas e, consequentemente, chegou a era do que chamamos de Web 2.0.
Nessa era, a internet é bastante presente nas nossas vidas. As empresas de comunicação passaram a adotá-la como mais uma forma de difundir informação. Por exemplo, os sites da Rede Globo e da Record há quase duas décadas. Além disso, a internet deixou de ser algo utilizado somente por quem detinha poderio econômico elevado e tornou-se mais acessível às pessoas comuns.
Isso possibilitou que as primeiras redes sociais online também se popularizassem: o myspace, o msn e o orkut foram redes sociais que fizeram muito sucesso no Brasil durante a primeira década do século XXI. Paralela a essa popularização, as grandes empresas entenderam que na internet estava um mercado a ser muito explorado: as vendas feitas online começaram a se tornar cada vez mais comuns.
Existem estudiosos que mostram as possibilidades de uma Web 3.0 e que estaríamos entrando nela. Diferente das outras duas, essa nova fase da internet teria seus vieses na semântica, no significado, aumentando a personalização do conteúdo. O algoritmo do google, do facebook e instagram já começam a testar esse tipo de estratégia e isso se amplia para outras redes: os serviços de streaming nos sugere conteúdo que eles julgam que nos interessaria com base no que temos assistido; os anúncios que aparecem durante os vídeos que assistimos também possuem uma parcela algoritmica advinda das nossas pesquisas e assim por diante.
A importância de um Website
Depois desse apanhado sobre as diferentes fases da internet e a sua presença no cotidiano das pessoas, é fato que os website são fundamentais nos dias de hoje, ainda mais se tratando de negócios e empreendedorismo. Mas se ainda não ficou claro, vamos expor tudo que um website pode proporcionar.
- Informação: informação é um dos bens mais importantes de todos. Ter informação e, acima disso, compartilhá-la, pode te dar seguidores. Não apenas números em redes sociais, mas seguidores das suas ideias, do seu conteúdo, dos seus interesses. A informação pode se ramificar visto que diversos outros benefícios são consequências e advindas dela.
- Engajamento: um engajamento de um público significa crescimento. São pessoas comentando nas publicações, gastando tempo na sua página (em um bom sentido) e isso é levado para mais pessoas. É basicamente uma rede de recomendação que leva seu conteúdo de um indivíduo a outro de forma orgânica, natural.
- Vendas: em caso de lojas, o website ganha um valor ainda maior, visto que seus produtos podem ser comercializados online. Isso aumenta o raio de alcance da sua marca e do seu produto, impactando no lucro obtido.
- Sucesso profissional: se você possui um empreendimento novo e possui um website para fazer parte do seu projeto de divulgação e vendas, certamente o sucesso está mais próximo na sua caminhada.
Diante do que foi apresentado, não há dúvidas que o website, atualmente, é uma parte fundamental capaz de construir o sucesso de um projeto.
Quer ter um website próprio e preparado para o e-commerce? Converse com os nossos especialistas e veja as condições!