Dicas de Nomes Para Marcas de Roupa
O nome de uma marca é um dos aspectos mais importantes de seu Branding. Dito isso, é uma das maiores decisões que o empreendedor deve tomar antes de registrar sua marca.
Nada impede que a empresa mude de nome com o passar do tempo, mas um nome forte e chamativo já é um grande passo para atrair a clientela.
No caso do mercado da moda, é de primordial importância que a grife que você está fabricando tenha um nome sólido. Na maior parte das vezes, o nome de uma marca representa sua intenção e propósito, dessa forma, uma marca que possua um público-alvo definido para as classes mais elitistas e se define como marca de luxo, deve ter um nome que remete à elegância: como é o caso da Gucci e da Louis Vuitton, ambas as marcas possuem um branding que leva o sobrenome dos fundadores, um nome ligado ao luxo e nobreza da Europa.
Ainda há o caso de marcas esportivas, como a Adidas, cujo nome significa “servo de Deus” em latim; há também o caso da Nike, que é uma homenagem à deusa homônima da vitória. Como são marcas voltadas para a competição, nomes mitológicos que remetem a “poder e vitória” são mais indicados para ser o Branding inicial da marca.
Sugestões de nomes
- Moda Casual: Para esse tipo de moda, que remete ao cotidiano e ao dia-a-dia, considere usar nomes com símbolos reconhecíveis e que lembram as pessoas de algo familiar à elas. Ex: Raiar, Aquarium, Street Type… depende do tema principal de suas roupas.
- Moda Esportiva: Nesse caso, é recomendado pegar inspirações na mitologia, principalmente lembrando de deuses e heróis acostumados a se sobressair no meio de vários. A fonte mitológica é livre, e pode combinar com a descendência cultural da marca. Ex: Herculeum (Grega), Setànta (Celta, Bretã), Tupã (arborigene brasileira), Ramayana (Hindu) e Wotan (nórdico).
- Moda de Luxo: Considere usar sobrenomes que remetem à grandeza ou bonança, utilizando dos exemplos de marcas de luxo já existentes. É possível utilizar o próprio sobrenome, caso acredite que dará o impacto necessário, mas o uso de um pseudônimo poderia deixar sua marca mais chamativa. Há também a possibilidade de usar termos e expressões que significam grandeza. Ex: Magnnanimum, Invictus, DeLouis, ou usar nomes de reis e rainhas da antiguidade, como: Gilgamesh, Sheba, Semirámis, Richard Lionhearth e etc.
Coisas importantes a considerar:
- Verifique se o nome que escolheu não existe e não está registrado no INPI;
- Consulte especialistas de mercado antes de decidir que seguirá com o nome;
- Procure apoio legal;
E finalmente, ache um local confiável para registrar sua marca.