• Registro de Marcas e Patentes

Tipos de Licenciamento de Marca

licenciamento de marca tipos-1

Tipos de Licenciamento de Marca – A marca é todo sinal visível e diferenciativo capaz de identificar uma empresa, produto ou serviço. O nome “Apple”, por exemplo, é um exemplo de marca nominativa da empresa de tecnologia estadunidense. O desenho da maçã mordida é o logotipo da companhia, a marca figurativa. 

Hoje em dia, com a rapidez nas trocas de informações, existem marcas muito fortes, capazes de convencer o cliente a adquirir os seus produtos. Voltando ao exemplo da Apple, outra empresa pode lançar um produto idêntico e por um preço mais baixo, mas os consumidores continuarão a preferir a “marca da maçã”. 

E é por esse motivo que acontece o licenciamento de marca. Empresas utilizam a força de uma marca pertencente a outros para fortalecer os seus produtos e alavancar as suas vendas. Mas, afinal, o que de fato é o licenciamento de marca? Quais os tipos de licenciamento de marca existentes?

O que é o licenciamento de marca? 

Como falado anteriormente, muitas marcas conseguem convencer o consumidor a adquirir os seus produtos ou serviços simplesmente pela sua força no mercado. Isso acontece devido a muitos anos de trabalho e boas experiências dos clientes. 

Entretanto, é impossível que essas grandes marcas atuem em todos os mercados. Dessa forma, elas licenciam a marca para que outras empresas a utilizem em seus produtos. Em outras palavras, a marca é alugada para ser estampada em diferentes mercadorias. 

Tipos de licenciamento de marca 

Os filmes da Marvel são um sucesso em todo o mundo. Heróis como Homem-Aranha, Capitão América, Viúva Negra, entre outros, são amados por grande parte do público de cinemas. 

A Marvel, no entanto, não produz itens diversos que estampam as marcas desses personagens – como bonecos, almofadas, camisas, chinelos etc. Para não perder dinheiro com esse mercado, a companhia licencia essas marcas para outras empresas, que são autorizadas a produzir essas mercadorias a partir de um valor combinado. 

Existem diferentes tipos de licenciamento de marca, e veremos alguns quais são eles neste tópico: 

 

  • Licenciamento de Marca Tradicional: – Tipos de Licenciamento de Marca

 

licenciamento de marca unbranded
Licenciamento de Marcas – Unbranded

O licenciamento de marca tradicional acontece quando uma empresa vende, por período determinado, os direitos de imagem das suas marcas para outra empresa. Geralmente, ele ocorre de duas formas diferentes: 

 

  • Unbranded: Quando apenas a marca licenciada aparece em evidência no produto. Um bom exemplo são as camisas de super herói, onde a empresa licenciadora pode ser vista apenas nas etiquetas;

 

  • Co Branded: Quando as duas marcas aparecem em evidência no produto. É comum em chinelos Havaianas, por exemplo; 
  • Licenciamento de Marcas Promocional:

 

 

licenciamento de marca promocional
Licenciamento de marcas promocional

O licenciamento de marca promocional acontece quando uma empresa deseja alavancar as vendas de um ou vários dos seus produtos associando a itens de uma marca mundialmente conhecida. 

Um bom exemplo recente são as miniaturas da série “Friends”, que foram dadas de brinde pela lanchonete fast-food Bob’s a partir da compra de certos produtos. 

 

 

  • Licenciamento de Marcas Live Entertainment: 

O licenciamento de marca live entertainment é um tipo específico. Ocorre quando o objetivo da empresa licenciadora é que o consumidor viva uma experiência ao vivo a partir da marca licenciada. 

Existem diversos exemplos que podem ser dados nesses casos. O Beto Carrero World, ao perceber que sua atração de carros não estava dando o retorno esperado, estampou a marca “Hot Wheels” nas latarias dos veículos. 

 

Licenciamento de Marca Live Entertainment
Licenciamento de Marcas Live Entertainment

 

  • Licenciamento de Marcas Publicitário: 

 

Licenciamento de Marca
Licenciamento de Marcas Publicitário

O licenciamento de marca publicitário é quando a empresa licenciadora utiliza das marcas de personagens famosos da cultura pop para divulgar seus produtos em comerciais. Estes, por sua vez, podem ocorrer em qualquer canal: televisão, rádio, revista, anúncios na internet etc. 

Um bom exemplo foi a ação da Renault para divulgar seu novo lançamento. A montadora utilizou dos personagens de “A Caverna do Dragão” para o comercial. Na época, inclusive, circulou uma informação de que lançariam um filme live action da animação, mas tudo não passava de marketing. 

 

  • Licenciamento de Marcas Collab:

 

O licenciamento de marca Collab é quando as duas empresas se unem para a produção de um produto. Nesses casos, é possível observar a identidade visual de ambas as marcas no produto final. 

A Nike é um ótimo exemplo para esse tipo de licenciamento. Recentemente, fez um collab com a Supreme, que estampou sua marca em alguns calçados da companhia estadunidense. 

Licenciamento de Marca Cobranded
Licenciamento de Marcas Collab

 

  • Licenciamento de Marcas Direct to Rail: 

 

Licenciamento de Marca Direct to Rail
Licenciamento de Marcas Direct to Rail

O licenciamento de marca Direct to Rail acontece, muitas vezes, nas grandes lojas de departamento. É quando uma empresa fica responsável pela distribuição dos produtos de uma marca em todo o país. Nesses casos, apenas esta empresa pode vender os itens produzidos pela marca licenciadora. 

A Renner e a Riachuelo são ótimos exemplos disso. As lojas de vestimentas, muito presentes em shopping centers, são distribuidoras de marcas como Marvel, Friends, DC, dentre outras. 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.