• Registro de Marcas e Patentes

Registro de Marca para Youtubers

registra-marca-no-youtube

Registro de Marca para Youtubers

A carreira como produtor deconteúdo digital já deixou de ser uma profissão do futuro para se tornar uma realidade bastante tangível. Dentre as plataformas mais acessadas e com a maior quantidade de novos produtores, destaca-se o YouTube. Abrir um canal no YouTube, porém, requer muita dedicação, tempo para começar a se destacar e ganhar espaço na rede e investimento na qualidade de seu material. Nada de muito diferente de qualquer outro empreendimento e é por isso que um youtuber, assim como qualquer outro empreendedor, deve estar atento aos benefícios de registrar seu canal como marca. Saiba mais neste artigo.

Um canal no YouTube abre portas para diversos outros investimentos, garante participação em eventos e pode até ser o caminho para a comercialização de materiais paralelos à produção de vídeos. Por isso, proteger a marca de um canal é interessante para garantir que ninguém fará um uso nocivo da mesma ou tentará faturar a partir dela sem seu consentimento. Apesar de muitos ainda perceberam uma grande distinção entre o mundo digital e o analógico, o registro de marca para youtubers é extremamente similar ao registro de qualquer outra marca.

Vale lembrar que o registro de sua marca não é, de forma alguma, uma obrigação legal. No entanto, se você está começando seu próprio negócio, incluindo um canal no YouTube, é altamente recomendável proteger sua marca. Veja abaixo como funciona o registro de marca para youtubers.

Por que registrar seu canal no YouTube como marca?

O objetivo é poder intervir legalmente se um concorrente usar o seu nome. Também funciona se uma marca tiver algumas semelhanças gritantes. O registro prova, sem qualquer contestação possível, que você possui o monopólio do uso da marca de seu canal. Você é o único que pode usar legitimamente sua marca.

Registro de Marca para Youtubers

Você pode ter uma marca que funciona como um texto, um elemento gráfico ou uma combinação de ambos.
Se você arquivar um visual completo e mudar a cor do seu logotipo, a proteção não será mais válida. A maneira mais fácil é registrar apenas o seu nome. Além disso, é fácil realizar uma pesquisa em um nome, mas mais complicada em um visual.

Para ser admissível, uma marca deve atender às seguintes características:

– Exclusividade: Esta marca não pode já estar registrada e não pode haver marca semelhante
– Distinção: você não pode descrever seu produto ou serviço com termos genéricos, o que seria bem incomum para um canal de YouTube.
– Honestidade: você não pode enganar o público indicando ser uma marca que não condiz com o produto que você oferece.
– Legalidade: você respeita as leis e os bons costumes

Vale também lembrar que você não precisa ter um registro como CNPJ para registrar uma marca. Com seu CPF, é possível registrar a marca de seu canal do YouTube.

Como registrar uma marca no INPI?

O órgão responsável pelo registro de marca no Brasil é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Antes de registrar sua marca, você precisa fazer uma pesquisa no banco de dados do instituto para garantir que seu pedido não tem semelhanças significativas com nenhuma outra marca já registrada.

O próximo passo é enquadrar sua marca nas classes apresentadas pelo INPI, pagar uma taxa federal e enviar o pedido de registro para o órgão que analisará o requerimento e poderá te informar a respeito de irregularidades corrigíveis ao longo desse processo. No fim, o INPI define se o pedido será deferido ou não. Em caso positivo, paga-se nova taxa e a marca de seu canal no YouTube fica protegida pelo período renovável de dez anos. Em caso negativo, será necessário repetir todo o processo, incluindo o pagamento das taxas novamente. Para evitar os percalços deste processo, é interessante contar com o apoio de empresas especializadas em registro de marca durante todo o caminho do pedido.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.