• Registro de Marcas e Patentes

Como registrar um roteiro

Como registrar um roteiro

Como registrar um roteiro

Como registrar um roteiro | Para registrar um roteiro é importante saber sobre as particularidades que envolvem os direitos autorais. Direito autoral é o direito exclusivo de produzir, reproduzir, publicar ou executar um trabalho (ou uma parte significativa dele) que se enquadra em uma das seguintes categorias:

   – Obra literária (por exemplo, livros, panfletos, programas de computador e outras obras compostas por texto)

  –  Trabalho dramático (por exemplo, filmes, peças, roteiros e scripts)

  – Trabalho musical (por exemplo, composições musicais, com ou sem letra)

  –  Trabalho artístico (por exemplo, pinturas, desenhos, mapas, fotografias, esculturas e planos)

 

Os direitos autorais também protegem performances, gravações de som e sinais de comunicação, como ondas de rádio.

Como posso usar meus direitos autorais de um roteiro registrado?

Avaliar e identificar seus trabalhos originais é importante para o seu negócio. Pense em como você usará os direitos autorais nas obras que publicar. Você também deve considerar como lucrará com a propriedade dos direitos autorais, bem como os tipos de acordos de licenciamento ou royalties disponíveis. No caso de um roteiro, como negociará os direitos para uma companhia de teatro, uma produtora de cinema ou emissora de televisão, por exemplo.

Como registrar um roteiro no INPI

Além dos direitos autorais, também é possível registrar alguns elementos de seu roteiro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. Para tal, é interessante criar uma marca, um nome ou um logo que seja associado a seu roteiro e ao conteúdo nele expresso. Dessa forma, você atrela o signo ao roteiro e o protege de eventuais plágios ou usos indevidos desses elementos.

Como já exemplificado neste site, o registro no INPI tem algumas etapas burocráticas e é interessante que você conte com ajuda especializada no tema para um processo seguro e tranquilo.

A primeira etapa é realizar uma busca no banco de dados do INPI para encontrar possíveis registros anteriores que possam ser, de alguma maneira, conflitantes com o registro de seu roteiro. Não havendo casos impeditivos, se paga uma taxa e envia o pedido formal de registro ao instituto. Eles avaliarão, junto a donos de outras marcas já registradas, se o pedido é válido e se o registro de seu roteiro é viável. Em caso de inconsistências no pedido, você terá um período para corrigir as questões e reencaminhá-lo.

Ao final do processo, o INPI decide se irá deferir ou indeferir o pedido. Em caso negativo, será necessário realizar todo o processo novamente, incluindo o pagamento das taxas. Em caso positivo, seu roteiro estará protegido por um período de dez anos, renovável indefinidamente.

Um pouco mais sobre os roteiros

Antes de pensar em registrar um roteiro, é interessante saber mais sobre este gênero textual e saber se seu projeto se enquadra em suas normas. O roteiro de um filme, por exemplo, é a transcrição escrita das ações e diálogos que ganharão vida na tela. 

O roteiro de um filme trata de palavras que serão a representação exata das ações que serão encenadas diante da câmera do diretor. Ao contrário de um romance, o roteiro não deve entrar em detalhes sobre o que um personagem pensa, nem deve entrar em muitos detalhes. esses detalhes impactam diretamente a história (caso contrário, eles serão tratados pela equipe de produção).

Um roteiro apenas descreve a ação, destaca os personagens e o diálogo, estes tratados da forma mais natural possível.

No roteiro, como em qualquer outra história, existe uma estrutura: um começo, um meio e um fim. No entanto, esta estrutura é tratada de uma forma muito particular na escrita do argumento, com um “arco”.

Estrutura é a relação entre todas as partes da sua história, é isso que vai mover a história adiante e encaixar as diferentes peças do quebra-cabeça que é a sua história para criar um roteiro de filme.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.