Várias pessoas ao redor de todo o mundo sonham em ter seu próprio negócio. Com objetivos de ter um melhor retorno financeiro, ser se próprio chefe, dentre outros, abrir uma empresa pode ser altamente lucrativo. No entanto, nem sempre é fácil fazer com que esse negócio vá para frente, isto é, que sua empresa prospere e se torne uma referência em seu ramo de atuação.
Como a maioria das coisas no mundo, fazer sua própria companhia prosperar não é fácil, mas também não é impossível, e um dos aspectos que mais ajudam nesse sucesso é a construção uma marca consolidada.
O que é uma marca?
Basicamente, uma marca é toda e qualquer representação, visual ou sonora, que remeta a um negócio. A título de exemplo, podemos citar a Nike, que tem seu símbolo característico, e qualquer peça ou objeto que contenha tal símbolo será automaticamente relacionado à marca. Da mesma forma, marcas também podem ser representações sonoras, como o marcante “plim plim”, o qual é sempre associado à Rede Globo.
Para se ter noção do valor de uma marca bem sucedida, podemos pensar em outra companhia, a Adidas. Se uma vestimenta simples feita de algodão for lisa, ou seja, não tiver nada inscrito, esta terá um preço como mercadoria. Por outro lado, se essa mesma vestimenta possuir um pequeno símbolo da Adidas, seu preço como mercadoria irá valorizar consideravelmente.
Plágio de marca – o que é?
Tendo em vista que já sabemos o valor de uma marca de sucesso, bem como a dificuldade de se conseguir uma consolidação no mercado, precisamos falar sobre o plágio. O plágio é, em outras palavras, a cópia de uma marca que não pertence àquela pessoa ou empresa. Essa ação pode ser caracterizada por toda e qualquer produção, seja ela inteira ou em partes, de outra marca.
Diante disso, o plágio é uma atividade ilícita que tem o objetivo de confundir o consumidor, já que provoca um erro em sua decisão final, quando pensa que está adquirindo um tipo de produto (relacionado à marca plagiada), mas, na verdade, esta consumindo outro completamente diferente.
Dicas para evitar o plágio
Construir uma marca é difícil, mas conseguir atingir esse feito e ser copiado por outra pessoa o empresa é uma situação bem mais complicada. Dessa forma, é importante saber como evitar o plágio, fazendo com que o infrator sofra as consequências dos seus atos ilegais.
Faça o registro de sua marca
Fazer o registro de uma marca pode, realmente, ser algo complicado. Desde os gastos envolvidos até o tempo do processo, muitos empresários podem se sentir desanimados de entrar nesse procedimento. Contudo, o que poucos sabem é que fazer o registro de uma marca é um investimento para a vida toda, que pode evitar grandes complicações e gastos bem maiores no futuro.
Se você tem uma marca consolidada no mercado, uma das últimas coisas que vai querer é que esta seja copiada. Apesar disso, se você não possuir essa marca registrada, não vai poder fazer nada. É por isso que este processo é tão importante para a construção de uma empresa de sucesso.
O registro de marca é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e pode ser bastante confuso para leigos no assunto. Dessa forma, a melhor opção é procurar empresas especializadas nesse tipo de pedido para ajudar e auxiliar no processo de registro de marca.
Use o símbolo de marca registrada
Para evitar que pessoas ou empresas copiem as marcas de outros, desenvolveu-se o símbolo de uma marca registrada. Dessa forma, para evitar que sua marca seja plagiada, use em todo e qualquer conteúdo o símbolo: ®.
Contudo, é proibido por lei fazer o uso do símbolo em caso de marcas que ainda não tiveram seu processo de registro iniciados pelo INPI.
Notifique o autor da cópia
Se você já fez o registro de marca e notou que alguém está te plagiando, a primeira coisa que se deve fazer é apresentar uma notificação ao autor do plágio, de forma extrajudicial. Isso pode evitar grandes despesas e complicações que envolvem procedimentos na justiça.