História da Ralph Lauren | A história de Ralph Lauren é o sonho de qualquer um que trabalha com moda: um garoto de origem pobre continua que construiu um império global da moda e tornou-se uma referência no ramo.
A popularidade contínua de Ralph Lauren se resume a dois fatores principais. A primeira, atemporalidade. Transcendendo tendências, suas roupas se tornam algo mais, vivendo fora do ciclo da moda. O segundo, marca. Ralph Lauren conseguiu construir sua marca da maneira que ninguém jamais havia construído antes. Lauren não vendeu apenas roupas, ele vendeu um estilo de vida. Ele vendeu aspirações. E esse foi um dos principais motivos para o seu enorme sucesso.
No artigo de hoje iremos falar mais sobre a história da Ralph Lauren – que se confunde com a própria história de seu criador.
História da Ralph Lauren: como surgiu e primeiros anos
O negócio começou em 1967, enquanto Lauren trabalhava em uma empresa chamada Beau Brummel. Sua primeira grande criação foram as gravas. Os laços eram maiores e mais ousados do que qualquer outra coisa no mercado na época. Elas eram significativamente mais largas e mais coloridas. O sucesso foi imediato e diversas lojas de departamento em Nova York as compraram. Por trás desse sucesso, Lauren criou uma moda masculina, depois uma coleção de roupas femininas, com o nome POLO Ralph Lauren.
A partir desse momento é onde as coisas começam a se tornar interessantes para a marca. Em 1972, Ralph Lauren já estava se tornando um nome familiar. Então ele lançou uma coleção de camisas pólo. Essa linha, disponível em 24 cores, é o que cimentou a marca na cultura cotidiana. Facilmente reconhecível, fácil de usar, facilmente acessível. Eles foram estampados com o agora lendário jogador de pólo, vieram com cores vivas e divertidas e eram razoavelmente acessíveis. A camisa Polo se tornou uma das peças de assinatura da marca e é onipresente com a própria marca.
Ao longo dos anos 70, Ralph Lauren continuou a expandir seus seguidores, impulsionado por seus figurinos para Hollywood. Notavelmente, em 1974, Lauren foi chamada para vestir Robert Redford em O Grande Gatsby, e Diane Keaton em Annie Hall (1977).
Ambos os filmes foram fenômenos de culto instantâneo. As pessoas clamavam pelos ternos escorregadios de Jay Gatsby e as mulheres se apaixonaram pela estética de Keaton. Em um movimento genial, Ralph Lauren vestiu as estrelas com roupas de suas linhas atuais, em vez de desenhar roupas específicas. Isso significava que o público poderia entrar em qualquer grande loja de departamentos e comprar a o que os famosos vestiam.
História da Ralph Lauren: o sucesso dos anos 80 e 90
Os anos 80 e 90 viram uma expansão maciça da marca Ralph Lauren; a empresa tornou-se um fenômeno mundial e foi adotada por muitas subculturas da época.
Nos anos 80, a marca se diversificou. Ela se expandiu para artigos domésticos, jeans, roupas infantis, colônias e muito mais. Essa foi outra maneira de Ralph Lauren vender mais que somente roupas, mas também um estilo de vida.
O que realmente fez Ralph Lauren ter sucesso, no entanto, foi sua popularidade entre as subculturas do final dos anos 80 e 90. A marca POLO e suas várias linhas de alternativas foram escolhidas por todos, de punks a skatistas.
A ascensão do hip hop durante esse período foi fundamental para seu sucesso. A idéia de que você poderia começar do nada e se tornar algo, um valor central da marca, foi refletida na narrativa do rap que atingiu a cena musical da época. O aumento da cultura hip hop coincidiu com o lançamento de dois dos designs mais emblemáticos de Ralph Lauren: a bandeira americana e o urso da Polo. Em 1989, o primeiro suéter estampado com a bandeira chegou às prateleiras e foi um sucesso imediato.
História da Ralph Lauren: anos recentes e dias atuais
Com o recente ressurgimento da cultura dos anos 90 que ocorreu no mundo da moda nos últimos anos, faz sentido que Ralph Lauren reedite algumas de suas coleções mais icônicas. No entanto, a empresa não apenas relançou as peças mais famosas, mas também lançou novas coleções que remetem àquela época.
Além disso, em um esforço para manter a marca atual e inovadora, Ralph Lauren tem colaborado com novas marcas de streetwear, como a Palace, uma das marcas de maior sucesso nos Estados Unidos.