• Registro de Marcas e Patentes

Pontos negativos e positivos da globalização

Pontos negativos e positivos da globalização

Pontos negativos e positivos da globalização | As consequências da globalização não afetam apenas a economia, elas também influenciam os aspectos tecnológicos, sociais e culturais dos países.

Nos últimos anos tem havido muita conversa sobre o problema da globalização e geralmente vemos grupos antiglobalização nos noticiários nas reuniões dos grandes líderes mundiais. Alguns desses manifestantes com métodos de protesto um tanto selvagens.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) a define como “uma crescente interdependência econômica dos países do mundo, causada pela crescente volume e variedade de operações transfronteiras de bens e serviços, bem como os fluxos de capitais internacionais, o tempo que a difusão acelerada de tecnologia generalizada”.

Mas quais são as consequências disso e porque a globalização gera paixões contra ela? É tão negativo, como dizem, que há uma globalização dos mercados? E que aspectos positivos ela tem?

Consequências da globalização para além do mercado – Pontos negativos e positivos da globalização

Consequências da globalização para além do mercado
Consequências da globalização para além do mercado

A globalização é um processo que abrange não apenas o aspecto econômico e global do mercado. Mas também o tecnológico, social e cultural, algo que em alguns casos é intrínseco, mas às vezes é ignorado.

A intenção de que o comércio mundial seja facilitado por uma maior fluidez é, teoricamente, acompanhada por uma declaração de intenções.

Força a democratização dos países e a transformação de sociedades e culturas unindo-os na busca de um futuro de desenvolvimento econômico global em que haja oportunidades para o crescimento de outros países.

Parece bom, mas isso é verdade ou será que os habituais continuarão a ser enriquecidos pelos esforços daqueles que trabalham com a esperança de melhorar?

Aspectos negativos da globalização – Pontos negativos e positivos da globalização

Aspectos negativos da globalização
Aspectos negativos da globalização

Estas são algumas consequências da globalização que afetam negativamente:

Cria um ideal de vida e consumo ocidental entre os países de outras latitudes, o que é em detrimento das raízes culturais.

Perda progressiva de impostos, taxas alfandegárias e outros impostos estrangeiros, que a longo prazo poderiam levar a sérios problemas que afetariam os de sempre, os países mais pobres.

Os maiores investimentos e, portanto, o benefício, dependem das empresas dos países mais poderosos, o que não ajuda o crescimento dos países em desenvolvimento, mas não está emergindo.

O crescimento que o mercado globalizado promete beneficia apenas países com matérias-primas interessantes. Grande parte da África, muitos países da América e alguns da Ásia estão fora dessa taxa de crescimento. Somente a expansão econômica e cultural é procurada se for lucrativa.

Reforça um sistema de negócios que não respeita o desenvolvimento sustentável.

Aspectos positivos da globalização – Pontos negativos e positivos da globalização

Aspectos positivos da globalização
 Aspectos positivos da globalização

Para os defensores, as consequências positivas da globalização têm mais peso

Aumentar as relações diplomáticas entre as nações.

Facilita a circulação de mercadorias e tecnologia, beneficiando áreas que anteriormente tinham dificuldade de acesso a elas.

O intercâmbio cultural é facilitado e enriquecido.

O número de pessoas que vivem com menos de dois dólares de renda diária diminuiu consideravelmente nas zonas de globalização. Enquanto em outras áreas as taxas de pobreza foram mantidas ou aumentadas.

Há globalizacionistas que acreditam que, uma vez iniciado o desenvolvimento econômico, ele deve ser implementado com a criação de instituições políticas que garantam a melhoria da sociedade em geral nos países em desenvolvimento.

A globalização é viável? Pontos negativos e positivos da globalização

O maior problema com a viabilidade da globalização é que ela é baseada em um modelo de negócios que é obsoleto na falsa ideia expansionista do neoliberalismo. Como se o planeta não tivesse limites para o crescimento econômico da velha escola.

Enrique Leff Simmerman, ambientalista e economista mexicano, componente de vários grupos e membro de várias instituições acadêmicas ambientais e associações ambientais resume a questão: “A racionalidade ambiental enfrenta estratégias fatais da globalização Trata-se de reconhecer a marca da sustentabilidade como. uma fratura do motivo modernização para construir uma racionalidade produtiva com base no potencial ecológico e novos sentidos civilizacionais “.

Para mais conteúdos sobre educação, clique aqui!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário