Atualmente, é comum que os microempresários e donos de pequenas e médias empresas busquem inspirações em negócios famosos e de sucesso. Táticas como essa podem mostrar que até mesmo as maiores empresas do mundo já erraram em algum momento, passaram por dificuldades e, acima disso, conquistaram o seu espaço no mercado. No quadro História das Marcas, vamos falar hoje sobre a História da Ford, sua origem e trajetória até os dias atuais.
Aqui você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Ford: origem e o modelo fordista
- História da Ford: a participação no mercado e a quase falência
História da Ford: origem e modelo fordista
A Ford Motor Company foi fundada por Henry Ford em 1903 e é sediada atualmente em Dearborn, Michigan. À época da sua fundação, Ford contou com a ajuda de um grupo de empresários e, entre eles, estavam John Dodge e Horace Dodge, que mais tarde se tornaram os fundadores da marca Dodge.
Dez anos mais tarde após a sua fundação, Henry Ford estabeleceu um sistema de linha de produção que seria utilizado em diversas outras empresas pelo mundo. O Fordismo, como foi chamado, consistia na produção em série de um mesmo modelo para armazenamento. Esse modelo era mais barato do ponto de vista de produção e é utilizada até os dias atuais.
Um dos primeiros modelos da Ford é conhecido como Ford Model T (foto) e trata-se daquele famoso modelo que vemos nos filmes de época semelhante a uma carruagem. O Ford Mustang, principal modelo da montadora até os dias atuais, teve a sua primeira produção realizada em 1964.
História da Ford: participação no mercado e a quase falência
Ao longo de sua história, a Ford adotou uma estratégia de adquirir parte das ações de outras marcas, ou até mesmo comprá-las totalmente. A Aston Martin, Jaguar, Land Rover e Volvo são algumas das marcas que já estiveram ou ainda estão sob alguma posse da Ford Motor Company.
No entanto, alguns períodos da história cobraram essas atitudes da companhia, como a grande depressão de 1929 e a crise de 2008 que impactou muito nos cofres da empresa. A Ford chegou muito próximo da falência e acabou vendendo parte das ações de outras montadoras com o intuito de enxugar a folha de pagamentos.
A Ford recuperou-se do susto e atualmente é a segunda maior montadora dos Estados Unidos, atrás apenas da General Motors, e a quinta maior do mundo em questão de lucro e rentabilidade.