Conhecer a história de uma marca de sucesso pode muito bem servir de inspiração para quem tem uma pequena empresa ou está começando agora um empreendimento. É importante entender a trajetória, os erros e acertos que credenciaram uma determinada empresa a chegar ao patamar que ocupa atualmente. Por isso, no quadro História das Marcas vamos falar sobre a História da Toyota, sua origem, como surgiu e os caminhos até o sucesso ao longo de todo o caminho trilhado.
Aqui você encontrará os seguintes tópicos:
- Áreas ToyotaHistória da Toyota: origem
- História da Toyota: o modelo toyotista
História da Toyota: origem
A maioria das marcas de montadoras leva o nome dos seus fundadores e da família. Com a Toyota ocorreu algo semelhante. Kiichiro Toyoda fundou a empresa com base na empresa de teares automotivos que a sua família já tinha. Decidiu mudar o nome da empresa para Toyota Motor Corporation, em 1937. A mudança de uma letra no nome da família se deve à superstições numerológicas. Em japonês, Toyoda escreve-se com 10 traços e Toyota, apenas com 8. Numerologicamente, o 8 é considerado o número da prosperidade.
Kiichiro Toyoda faleceu aos 52 anos, em 1952, deixando o seu legado nas mãos de seu filho Shoichiro Toyoda e que, por sua vez, passou para Akio Toyoda, atual presidente e CEO da Toyota Motor Corporation.
Kiichiro, durante os anos em que esteve à frente da empresa, foi responsável direto pelo seu crescimento, tendo um pensamento visionário sobre a importância dos carros no futuro. Queria competir com os europeus, mas sem copiar o seu modelo de produção. Foi o responsável, portanto, da criação dos pilares que ajudaram a Toyota a alcançar o patamar que ocupa atualmente, o chamado Modelo Toyota de Produção.
História da Toyota: o modelo Toyotista
O século XX foi marcado por ter passado por muitas mudanças nos setores de produção, em função dos impactos da Segunda Revolução Industrial e da chegada da Terceira Revolução Industrial. A família Toyota se aproveitou dessas reverberações para ler a tendência do mercado e aplicar a melhor estratégia.
Enquanto outras empresas utilizavam o modelo Fordista, idealizado por Henry Ford, que consistia na produção em massa de um mesmo produto, o sistema Toyotista tinha como principal característica a flexibilização da produção. As empresas que adotavam o fordismo tinham espaço para armazenar todos aqueles modelos, o que não acontecia no caso da Toyota, muito em função do seu pós-guerra.
Dessa maneira, o Modelo Toyota de Produção é conhecido pelo sistema Just in Time, em que a matéria-prima era chegada na hora da produção e na quantidade exata, evitando o desperdício. Outro pilar desse sistema era conhecido como Jidoka, ou Autonomia, referindo-se a autonomia das máquinas em fabricar as peças e permitindo que o homem apenas supervisionasse o processo.