As empresas mais valiosas do mundo 2019 – O ranking das companhias
No dia 22 de janeiro, aconteceu mais uma das conferências do Fórum Econômico Mundial no famoso resort Davos, em Genebra, na Suíça, onde elas são sediadas anualmente. Lá, foi divulgada pela Brand Finance, uma grande e conceituada consultora independente de avaliação de negócios, a relação das 500 marcas mais valiosas do mundo em 2019, um momento esperado por muitos todos os anos, principalmente por empresas e investidores, o que não seria diferente neste.
Na versão mais atual do estudo da área mais respeitado e confiável do mundo, o protagonismo é das empresas americanas do setor de tecnologia, que ocupam 70% do top 10. As americanas entre as 10 primeiras são: Amazon, em primeiro lugar, Apple em segundo, Google em terceiro, Microsoft em quarto, AT&T em sexto e Facebook em sétimo. Ainda entre as 10 mais bem avaliadas, temos a sul-coreana também de tecnologia Samsung em quinto lugar e os bancos chineses ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) e China Construction Bank em oitavo e décimo, respectivamente
Um pouco sobre as americanas que lideram o ranking – As empresas mais valiosas do mundo 2019
A líder Amazon.com, avaliada em US$187,9 bilhões, tendo crescido 25,5% em relação a 2018, foi fundada em 1994, quando o graduado em engenharia elétrica e informática Jeff Bezos viu potencial para negócios na emergente internet e abandonou o seu antigo emprego em Wall Street. A projeção para 6 anos depois era que a empresa atingisse a marca dos 1 bilhão de dólares, mas a meta foi batida muito antes, chegando aos 1,6 bilhão em 1999. Hoje, a companhia, além de comercializar produtos como os de beleza, os para bebês, eletrônicos, vestuário, comida gourmet, itens de saúde e cuidados pessoais, suprimentos industriais, artigos de cozinha, joiasd, itens de jardim, instrumentos musicais, artigos esportivos, ferramentas, itens automobilísticos, brinquedos, jogos e várias mídias, possui uma ferramenta de leilões online, o Amazon Auctions, e um serviço de compra e entrega de produtos de supermercado, o Amazon Fresh.
A antiga líder, hoje vice, Apple, avaliada em US$153,6 bilhões com crescimento de 5 % comparada ao ano anterior, começou na garagem da casa do antigo CEO e co-fundador, Steve Jobs, que se uniu a Steve Wozniak e Ronald Wayne para, em 1976, fundar a empresa, que foi a primeira americana a atingir o valor de mercado de 1 trilhão de dólares, no dia 2 de agosto de 2018. Além da iconicidade da empresa e dos produtos Apple, atingidos por meio do conceito inovador e único de ambos e estratégias publicitárias muito bem articuladas, a companhia comercializa produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais.
As brasileiras mais valiosas – As empresas mais valiosas do mundo 2019
Levando em consideração a lista inteira, há 5 empresas brasileiras dentre as 500 mais valiosas do mundo: a estatal do setor de energia Petrobras e os bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Em 297º lugar, 91 posições depois em relação ao ano passado, temos o Itaú, em 338º, o Bradesco, que estava em 315º, a Petrobras em 436º, tendo subido 90 posições, o Banco do Brasil em 477º, tendo descido 40 posições, e a estreante Caixa, em 490º.