• Registro de Marcas e Patentes.

Como criar um site de vendas

Como criar um site de vendas

Como criar um site de vendas – Desde os primórdios da existência humana, a humanidade tem criado novas tecnologias que literalmente mudam a forma como a sociedade se constrói. Há milhares de anos atrás técnicas de agricultura foram inventadas, o que fez com que grupos parassem de ser nômades e se estabelecessem em um só lugar.

De lá para cá a tecnologia evoluiu cada vez mais, permitindo que a nossa vida sempre mais fácil. E, em toda a história, uma das inovações tecnológicas mais importantes para a maneira como a sociedade se organiza foi a internet. A década de 90, época conhecida como o “boom” da internet, propiciou algo que não era nem imaginável há décadas atrás.

Nos dias de hoje, é possível se comunicar com uma pessoa que está do outro do lado do mundo de forma instantânea!

Essas mudanças reorganizaram vários ramos da sociedade e fizeram com que novas relações surgissem. E não poderia ser diferente com o comércio, uma atividade feita pela humanidade por muito tempo! Estamos falando das lojas virtuais, que permitem que o consumidor compre algo do conforto de sua casa e o receba em poucos dias!

Cada vez mais o comércio virtual se populariza. Isso faz com que os estabelecimentos que não possuem esse tipo de alternativa se tornem obsoletos, mas também abre uma oportunidade de clientes exponencialmente maior! Se você tem interesse nessa atividade e quer abrir um comércio virtual, leia todo esse artigo sobre Como Criar um Site de Vendas.

O que é um Site de Vendas?

Um Site de Vendas é um portal na internet que tem o objetivo de vender produtos de forma virtual. Dessa forma, é possível colocar todos os produtos que você tem a disposição e anuncia-los em um sistema parecido com uma vitrine, por exemplo. Nesse sistema o consumidor poderá ver o nome do produto e o seu preço.

Caso se interesse, poderá clicar no produto e terá a opção de compra-lo. Na grande maioria das vezes, essa compra é feita por cartão de crédito, débito ou boletos de pagamento. Em poucos dias cliente poderá receber o produto em sua casa (ou no endereço especificado).

Por que ter um site de vendas?

Existem duas situações diferentes entre pessoas que podem ter o interesse em ter um site de vendas. A primeira é aquele empreendedor que já possui uma loja física, mas que não quer ficar para trás e pretende expandir o seu público, podendo enviar os seus produtos para várias cidades de todo o país.

O segundo caso é aquela pessoa que ainda não possui um empreendimento e quer começar com o site de vendas.

Nos dois casos, a loja virtual pode ser uma ótima opção. Para o primeiro, o empreendedor deve investir em sua expansão, a fim de que não fique obsoleto no mercado, sem opções de comércio virtual. Além disso, a expansão para a internet pode ser consideravelmente mais barata do que uma expansão física, que custará mais tempo e mais investimento.

Na segunda situação, abrir um site de vendas também é uma ótima alternativa. Isso se dá pelo fato de que a loja virtual depende de significativos menores investimentos do que uma loja física. Sendo assim, esse empreendedor poderá avaliar se o seu negócio realmente conseguirá se estabelecer sem ir à falência.

Vantagens de ter um Site de Vendas

Além de não ficar para trás no mercado, ter uma loja virtual pode trazer várias vantagens para o empreendedor, principalmente se relacionarmos com as condições de uma loja física. Algumas das vantagens podem ser vistas abaixo:

– 24 horas online:

Se você tem uma loja física, só poderá vender nos momentos em que está com as portas abertas, não é mesmo? Considerado o horário comercial, você só poderá ganhar dinheiro entre 9h até as 18h, por exemplo. No entanto, no caso de uma loja virtual, será possível vender 24 horas por dias.

Se um consumidor decidir procurar um produto na internet às 23 horas, por exemplo, poderá entrar no seu site e efetuar a compra em poucos minutos, sem precisar sair de sua cama.

– Expansão do público alvo:

Mesmo que você tenha uma loja física em um local muito movimentando, seus potenciais clientes serão apenas aqueles que moram próximos ao lugar ou que passam por ali com alguma frequência. Já no caso de uma loja virtual, isso será expandido de uma maneira exponencial. Na verdade, com plug-ins e parcerias de qualidade será possível vender para todo o país!

Alguns grandes sites vendem até para todo o mundo, como é o exemplo da Amazon – uma das marcas mais valiosas de todo o mundo – e da AliExpress.

– Mais barato:

Tudo que você irá precisar para montar uma loja online é um domínio – que não é algo caro – e alguns plug-ins instalados. Se não quiser comprar um domínio, há algumas empresas que oferecem aluguéis de lojas virtuais! E o melhor é que os preços são consideravelmente menores do que alugueis de uma loja física.

Além disso, montar toda a estrutura de uma loja física pode ser muito caro, mesmo se os seus produtos forem simples. Em uma loja virtual não será necessário nenhum tipo de estrutura, no máximo um depósito onde será guardado o seu estoque – que, em alguns casos, pode ser um quarto da sua casa.

Como criar um site de vendas?

Como criar um site de vendas?
Como criar um site de vendas?

Um dos pontos mais positivos acerca da criação de site de vendas é a facilidade que o empreendedor terá nessa nova empreitada. Aqui está um passo a passo do que você deve fazer para ter uma loja virtual:

– Comprar um domínio:

Há alguns portais que oferece sites de forma gratuita, mas estes nem sempre são confiáveis, então sugiro que você compre um domínio próprio. A melhor e mais didática plataforma para a criação de sites é o WordPress! Não precisa ser nenhum programador para entender como a plataforma funciona e conseguir montar o seu site.

Além disso, há vários tutoriais no Youtube que ensinam como navegar na plataforma.

– Instale o plug-in WooCommerce:

Há vários plug-ins de e-commerce, mas o mais conhecido e intuitivo é o WooCommerce. Nele, será possível que você coloque uma loja virtual em seu domínio, colocando na vitrine todos os produtos da sua empresa! É fácil e rápido.

– Como receber em um site de vendas?

Receber por vendas virtuais já foi um grande problema nos primórdios da internet. Inicialmente, era necessário ter uma parceria com as empresas de cartão de crédito, o que tornava muito mais burocrático e nem tão seguro para o empreendedor e para os clientes.

Hoje em dia isso se tornou muito mais fácil. Em programas como o Paypal e PagSeguro – os quais também podem ser instalados no WordPress através de plug-ins, é possível ter segurança no momento de pagar e receber.

– Como entregar os produtos em um site de vendas?

Outro programa que pode ser instalado é o de Correios, que irá calcular a taxa de entrega para aquele endereço em específico. Sendo assim, essa taxa será adicionada ao valor final da compra daquela pessoa! Com esse dinheiro, você poderá levar o produto aos Correios e enviar para aquele endereço.

Site de vendas e o Registro de Marca

Ter um site de vendas pode ser uma ótima alternativa para quem quer expandir os seus horizontes e fortalecer a sua marca. No entanto, isso pode não adiantar de nada caso você não proteja os elementos que identificam a sua empresa. Por esse motivo o registro de marca é tão importante!

Esse processo, feito junto ao INPI, consiste no registro do nome e da identidade visual de sua empresa junto a esse órgão, o qual é uma autarquia federal. Tendo o pedido concedido, você terá o direito sobre aqueles elementos, e então nenhuma outra empresa – no mesmo segmento de atuação – poderá ter nomes ou elementos parecidos com aquele!

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário