Como utilizar o e-mail marketing?
Com a evolução da tecnologia e com as novas formas de divulgar a sua empresa, seus produtos e os seus serviços, muitas pessoas se perdem no momento de realizar o marketing de uma companhia. O surgimento constante de novas maneiras nesse âmbito pode levar o gestor de uma empresa a investir em várias coisas e, no fim, não ter resultados efetivos em nenhuma delas.
Atualmente, com as mais recentes formas de comunicação, como as redes sociais e até a publicidade direcionada, o e-mail, que um dia já foi uma das principais ferramentas do marketing digital, é muitas vezes esquecido, o que pode ser um grande erro. Isso se dá pelo fato de que o e-mail marketing, como é conhecido, pode ser um grande diferencial no momento de divulgação dos seus produtos.
Apesar de ter sido, por muito tempo, visto como um sinônimo de spam, o e-mail marketing hoje é uma das melhores maneiras de entregar a informação certa para a pessoa certa. No entanto, é necessário ficar atento à maneira de utilização dessa ferramenta. Por esse motivo, nesse artigo iremos falar sobre o e-mail marketing e principalmente sobre a melhor forma de utilizar esse elemento em prol do crescimento da sua empresa.
O que é o e-mail marketing?
Muitos antigos gestores, por possuírem métodos mais tradicionais, ainda não sabem como funciona o e-mail marketing. Além disso, muitas pessoas que estão entrando agora nesse ramo não possuem nem mesmo o conhecimento do que se trata essa ferramenta.
Bem no início da difusão dos computadores e no começo da era do marketing digital, os e-mails marketing eram uma forma de comunicação em massa. Isso significa que, há anos atrás, a mesma mensagem era mandada para centenas de pessoas, sem nenhuma garantia de que aquele indivíduo estava interessado naquela informação e naquela oferta.
Por esse motivo, construiu-se uma imagem bastante equivocada a partir dessa ferramenta, ficando classificado como spam ou um tipo de comunicação bastante invasiva. No entanto, com a evolução da tecnologia e os sistemas de armazenamento de dados, é possível dizer que o e-mail marketing é, hoje, uma das principais e melhores formas de comunicação entre empresas e clientes – ou potenciais clientes.
Para quem ainda não faz ideia do que é um e-mail marketing, é só pensar em algumas mensagens que estão em sua caixa de entrada nesse momento. Se lá existirem promoções, ofertas de passagens aéreas, cortesias em eventos, dentre outros fatores, estes são e-mails marketing.
Por que utilizar o e-mail marketing é uma boa ideia?
Atualmente, é comum encontrarmos pessoas e gestores de empresas que se perguntam o porquê de usar o e-mail marketing como uma ferramenta para o seu negócio, uma vez que a imagem desse elemento não foi muito boa no passado. Diante disso, separamos aqui alguns motivos que podem ser importantes para você que está em dúvida se investe ou não nessa ferramenta.
Alcance grande e previsível:
Se sairmos na rua e perguntarmos às pessoas que cruzarem os nossos caminhos quem possui um e-mail, provavelmente iremos receber uma resposta positiva da grande maioria desses perguntados. A Radicati, uma importante analista de mercado dos Estados Unidos, fez uma pesquisa no ano de 2015 onde confirmou a existência de aproximadamente 2.5 bilhões de usuários de e-mail naquele ano. Além disso, foi observado um crescimento constante, podendo chegar até 3 bilhões em 2020.
Desse modo, é possível confirmar a existência de um grande alcance em relação ao e-mail marketing, tendo em vista que o número de usuários nessa plataforma é estrondoso. Mas essa nem é a melhor parte.
Atualmente, todas as redes sociais mais importantes – entre elas Facebook, Instagram e Twitter – possuem algoritmos de entrega aos seus seguidores. Basicamente, isso significa que as suas postagens não serão entregues para todos os usuários que te seguem ou que curtiram a sua página, mas apenas para aqueles que possuem um percentual mínimo de interação com o seu conteúdo. Isso faz com que se crie uma bolha onde as novas informações serão sempre entregues aos mesmos clientes – ou potenciais clientes. E isso não acontece com o e-mail. Exceto nos casos onde o seu endereço esteja bloqueado em alguma conta em especial, a sua informação será entregue para aquele usuário, o que dará uma previsibilidade de alcance às suas mensagens.
Lucros mais altos:
Lucro é um termo bastante usado na economia e principalmente no empreendedorismo. Basicamente, essa palavra significa qual a vantagem que se obteve a partir daquele evento, em uma relação de subtração no saldo final e no investimento inicial. E os lucros que podem ser obtidos no e-mail marketing são muito altos, e eu vou lhe dizer o porquê.
A partir do conceito básico de lucro que foi falado acima, é possível concluir que, para se obter um bom lucro, é necessário que o investimento inicial não seja muito alto. E esse é um dos pontos mais importantes no e-mail marketing. Tudo que você precisará para fazer o uso dessa ferramenta é de um endereço eletrônico – que pode ser criado gratuitamente em vários sites –, de uma ferramenta de e-mail marketing – várias plataformas podem ser obtidas gratuitamente na internet – e de uma pessoa para operar todo esse processo. Se compararmos com outras medidas, o e-mail marketing é bem mais barato.
Para que utilizar o e-mail marketing?
O e-mail marketing pode ser utilizado para muitas finalidades, principalmente atreladas com a relação entre clientes – ou potenciais clientes – e a empresa em si. Na grande maioria das vezes, esse tipo de ferramenta é utilizada para as seguintes situações:
Novas postagens no blog:
Não é uma boa ideia encher a caixa de mensagens de alguém com e-mails grandes e que não podem ser lidos rapidamente. Por esse motivo, muitos negócios se utilizam dos e-mails marketing apenas para avisar os seus leitores que uma matéria nova foi postada no site, e que, caso tiver interesse, aquele indivíduo poderá lê-la a partir de um link.
Promoções e cortesias:
Todas as pessoas em sã consciência gostam de promoções e cortesias, principalmente daqueles conteúdos e eventos que ela possui interesse. Por esse motivo, enviar tickets de descontos e entradas grátis em eventos pode ser uma boa estratégia para aumentar o seu público e fazer a sua empresa crescer.
Newsletter:
Para não lotar a caixa de entrada dos usuários e ser visto como spams e meios de comunicação invasiva, muitos portais optam pelo uso de newsletter, onde enviam para os seus usuários atualizações de promoções, informações e posts de maneira semanal, dando ênfase às mensagens mais importantes.
Como utilizar o e-mail marketing?
Como vimos nos tópicos anteriores, a ferramenta do e-mail marketing pode ser uma grande aliada para todos os tipos de empresas e companhias. No entanto, muitos ainda podem ter dúvidas sobre como utiliza-la em prol do crescimento do seu negócio.
– Como conseguir os endereços de e-mail em potencial?
Essa é uma das dúvidas mais constantes em relação ao e-mail marketing: como conseguir os endereços eletrônicos dos usuários que desejo atingir? Bom, isso pode ser feito de várias maneiras: A cada nova venda que você fizer, peça o e-mail daquela pessoa. A cada novo artigo do seu portal que algum usuário ler, deixe uma opção de inserir o e-mail para receber novas matérias, dentre outros métodos que podem ser utilizados.
– Qual ferramenta de e-mail marketing utilizar?
Agora que já sabemos como o e-mail marketing funciona, alguns podem se perguntar como fazê-la funcionar, pois mandar uma mensagem para centenas ou até milhares de pessoas pode parecer uma tarefa impossível. No entanto, atualmente já é possível encontrar várias ferramentas digitais – e algumas até gratuitas – que fazem esse serviço para você!
O MailChimp, ferramenta mais conhecida nesse âmbito, é uma plataforma de e-mail marketing semi-gratuita, ou seja, a sua versão não paga possui limitações – 12 mil mensagens para 2 mil endereços de e-mail por mês – e, caso você queira um número maior, terá de escolher entre um dos vários planos disponíveis.
Outras ferramentas semelhantes podem ser observadas, e possuem funções semelhantes, como o E-GOI, o MadMimi, o MailJet, dentre outros.