O que é marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo é a atividade que visa preparar conteúdo valioso e distribuí-lo gratuitamente com a dupla ideia de atrair novos clientes em potencial (clientes potenciais) e / ou lealdade aos seus clientes atuais e tentar fazê-los comprar novos serviços / produtos.
O marketing de conteúdo faz parte de uma estratégia para agregar valor antes de pedir algo em troca (“Givers Get”), e não para interromper, como tendem a fazer os anúncios de TV / rádio ou as táticas tradicionais de marketing direto.
O objetivo número 1 dessa estratégia permissiva de 100% é fazer com que os leitores do seu site ou de seu blog se tornem assinantes da sua lista de e-mails. Ou seja, pare de lidar com IPs (visitas na web) e comece a conversar com pessoas (email).
A ideia é continuar contribuindo com valor agregado por e-mail periodicamente com a ideia de consolidar seu relacionamento com esses assinantes, pois são seus futuros clientes.
Este termo é frequentemente confundido com o Inbound Marketing, embora neste caso o marketing de conteúdo seja apenas uma parte dessa disciplina.
O Inbound Marketing envolve todas as ações para atrair clientes para o seu negócio, incluindo disciplinas mais tradicionais (propaganda, por exemplo), enquanto o marketing de conteúdo envolve apenas o trabalho do conteúdo.
O que NÃO é marketing de conteúdo?
Igualmente importante definir o que é marketing de conteúdo ou marketing de conteúdo é definir o que NÃO é marketing de conteúdo.
Não me refiro agora a escrever técnicas de publicidade (copywriting). Também não se trata de escrever páginas de vendas ou folhetos para seus serviços e / ou produtos.
As pessoas pesquisam na Internet soluções para seus problemas. Eles não querem alguém tentando vender algo na primeira visita (Hard Sell).
A ideia é, antes, construir confiança, credibilidade e autoridade com o seu marketing de conteúdo. Depois de vencer essa batalha, quando você enviar uma oferta de um produto e / ou serviço, encontrará menos resistência no processo de compra.
Fala-se de Soft Sell ou a arte de apresentar sua oferta sem insistir: é isso que existe. Se você estiver interessado, junte-se, se não, siga o seu caminho.
Quais são os formatos mais comuns de marketing de conteúdo?
Há muitas maneiras diferentes de aproveitar o seu conteúdo. Você pode, por exemplo:
Monte um blog
Prepare um relatório setorial ou um white paper, ou algum tipo de PDF gratuito para download imediato
Escreva uma newsletter
Prepare um curso com vídeos tutoriais e entregue-os por email através de um sistema de auto responder
Faça um webinar, um seminário na internet
etc.
Mesmo assim, as pessoas ainda estão bastante confusas sobre como desenvolver uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo em seu nicho.
Marketing de conteúdo e vendas
A grande maioria das pessoas que aproveitam o marketing de conteúdo geralmente tem uma proporção de 1 a 5 entre conteúdo gratuito e valioso e conteúdo promocional.
Cada caso é diferente, então você terá que encontrar sua própria proporção.
A chave é ouvir o seu público e preparar materiais para atender às suas necessidades.
Parece fácil, certo?
Os principais benefícios do “marketing de conteúdo”
Confiança: quando você publica conteúdo regularmente e seu público percebe seu valor, ele confia em você. A frase típica “se oferece isso de graça, como será o que oferece para pagamento?” Começará a gerar a confiança de que você precisa para obter futuros clientes.
Vendas: derivadas do benefício anterior, você verá como suas vendas aumentam. O uso de estratégias diferentes para atrair clientes com marketing de conteúdo trará mais usuários, ajudará a converter mais visitas em clientes, etc.
Tranquilidade: um plano de conteúdo bem executado lhe dá a tranquilidade de saber o que você vai fazer a longo prazo. Sem um guia desse tipo ou uma estratégia adequada de marketing de conteúdo, você ficaria cego.
Posicionamento SEO: o conteúdo é rei e sem ele dificilmente há qualquer chance de se posicionar no Google. Dê um bom conteúdo ao Sr. Google e ele retornará em troca da quantidade de tráfego orgânico que você tanto deseja.
Autoridade: quando um site produz conteúdo com regularidade e o apresenta de forma legível, bem ilustrada e fazendo um uso consciente das palavras chaves o Google o reconhece como um site com autoridade e passa a elencar os conteúdos de maneira mais alta e frequente.
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) ou Optmização do Mecanismo de Busca, em tradução livre para o português, é a técnica que permite que os mecanismos de busca encontrem e classifiquem sites nos resultados de busca. Seu principal objetivo é melhorar a visibilidade das páginas da web.
Qual é a diferença entre Marketing de Conteúdo e SEO?
O SEO se concentra principalmente em atender às necessidades e exigências dos mecanismos de busca. Em vez disso, o marketing de conteúdo de funções se concentra em atender às necessidades dos usuários. Desenvolvemos conteúdo para informar os usuários, não apenas os mecanismos de pesquisa.
Ainda assim os dois conceitos tem muitas semelhanças e seria absurdo tentar separá-los a ponto de que pareçam duas ideias à parte.
Qual é a relação entre SEO e marketing de conteúdo?
Seria um grande erro considerar SEO e marketing de conteúdo como duas técnicas separadas, porque os dois estão intimamente relacionados, de fato, a criação de conteúdo relevante é a tática de SEO mais eficaz
Para fazer um posicionamento correto na web, precisamos trabalhar no conteúdo na forma de artigos e palavras-chave.
As keywords , ou palavras-chave são um componente fundamental do SEO, mas as palavras-chave sozinhas são inúteis. Devemos usar palavras-chave com conteúdo relevante e de boa qualidade.
SEO trabalha na construção de links de qualidade para um site. O marketing de conteúdo é sem dúvida a melhor maneira de obter links de entrada para o nosso conteúdo. O conteúdo de qualidade será compartilhado por outros usuários.
As regras do SEO mudaram e agora as empresas precisam integrar essa técnica de otimização com outros métodos, como marketing de conteúdo ou redes sociais. O conteúdo nos ajuda a melhorar o SEO e as redes sociais nos ajudam a distribuir conteúdo e aumentar a visibilidade e o alcance de nossos artigos.
Dicas para realizar um bom marketing de conteúdo
– Reciprocidade
O marketing de conteúdo mantém sua especificidade no compartilhamento de valor antes de qualquer relacionamento comercial. Ao criar um conteúdo valioso, o leitor reconhecerá alguma forma de gratidão. Quanto mais o seu conteúdo trará respostas, mais forte será a gratidão (não é uma questão de fazer gratuitamente, você tem um negócio para ser executado).
Ao criar um vínculo com seu público e ser consistente na qualidade do conteúdo, o fenômeno da reciprocidade irá operar e seu público escolherá você.
Para melhorar seu marketing de conteúdo e reciprocidade, você precisa criar um valor forte. Determine a expectativa do seu alvo e o papel do conteúdo.
– Compromisso e coerência
Uma lucrativa estratégia de SEO e webmarketing orientada por conteúdo é um exemplo de compromisso e consistência. Como indivíduo, não gosto de não cumprir minhas promessas. Isso me faz sentir mal e machuca minha imagem. Ao publicar regularmente, você prova que pode cumprir suas promessas.
Com a sua consistência, seus leitores começarão a demonstrar comprometimento e consistência no relacionamento que terão com seu conteúdo. Pouco a pouco, eles irão até você assinando seu boletim informativo, compartilhando um artigo ou um infográfico, por exemplo. Então, eles eventualmente entrarão em contato com você.
– A autoridade
Uma estratégia de conteúdo de marketing de conteúdo é a maneira mais eficaz de estabelecer sua autoridade em um mercado. A principal razão é que você está procurando resolver os problemas ou oportunidades do seu alvo. Você compartilhará mais conteúdo edificante do que assuntos sem importância.
– Crie vínculos
O sucesso nos negócios e, até certo ponto, na vida é uma espécie de concurso de popularidade. Quem você daria seu dinheiro para? Um amigo de longa data em necessidade ou alguém que você não conhece? Uma empresa que você ama onde você odeia?
Uma empresa que entende você, se preocupa com você e lhe dá uma boa dose de conteúdo sempre será escolhida à custa de uma empresa que você não gosta ou que o deixa indiferente.
Lembre-se de que, para melhorar seu marketing de conteúdo, você pode usar seu conteúdo para criar um vínculo. Em geral, quanto mais seu público consumir seu conteúdo, mais eles se tornarão afeitos ao seu negócio. É assim que você conseguirá elevar seus negócios para a mídia.
– Mantenha-se informado
Aristóteles dissera que éramos “animais políticos”. Por política queremos dizer aqui social. O animal social gosta de seguir a multidão, lê o que os outros leem, olha o que os outros estão assistindo, etc.
Esteja sempre conectado com as tendências da internet, isso fará com que seu site não perca a relevância. Quanto mais autoridade ele tiver perante o Google ainda é mais provável que ele apareça nas primeiras posições quando as pessoas pesquisarem pelos conceitos mais recorrentes ou os que estão “na moda”.