Preciso contratar um advogado para registro de marca?
Preciso contratar um advogado para registro de marca? O registro de marca é um processo administrativo importante para garantir os direitos da marca e pode ser feito por qualquer pessoa. Neste texto vamos te explicar se é preciso um advogado ou um especialista para solicitar o registro de marca e como aumentar as suas chances de conseguir o registro
- Como funciona o processo de registro de marca?
- Quem pode fazer o registro de marca?
- Preciso contratar um advogado para registro de marca?
Como funciona o processo de registro de marca?
O registro de marca é um conjunto de direitos que garantem a exclusividade de produção, divulgação e comercialização dos elementos que constituem uma marca concedidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O processo pode ser feito através da plataforma online do INPI e consiste resumidamente em 4 etapas.
Primeiro passo é fazer uma pesquisa para verificar a disponibilidade de registro da marca, essa etapa é de extrema importância pois o registro não pode ferir os direitos ou se assemelhar a um registro já concedido em uma mesma categoria. Depois da pesquisa é necessário pagar uma taxa para poder avançar a próxima etapa, confira aqui a tabela com os valores. A terceira etapa constitui-se em separar toda a documentação e peticionar. Por fim, é necessário acompanhar o processo para solucionar eventuais problemas e atender possíveis demandas do INPI o mais rápido possível.
Quem pode fazer o registro de marca?
O registro de marca pode ser peticionado por qualquer pessoa física ou jurídica, desde que comprove que exerce uma atividade legalizada. O registro de marca também pode ser solicitado por um procurador devidamente constituido por instrumento de mandato.
Preciso contratar um advogado para registro de marca?
O registro de marca é, segundo a Lei 9.279/96, a Lei da Propriedade Industrial, um processo administrativo que, nas instâncias governamentais, pode ser feito por qualquer pessoa e não exige formação para solicitar. Sendo assim, não é preciso contratar advogado para solicitar o registo de marca, contudo é recomendado o acompanhamento de um especialista no assunto.
O processo de registro de marca é demorado, levando em média um ano para ser concedido. É importante fazer o acompanhamento frequente do andamento para entregar tudo que for solicitado pelo INPI o mais rápido possível ou responder a possíveis eventualidades como oposição ou nulidade, para não atrasar ainda mais o processo. Outro fator a ser considerado é a pesquisa de disponibilidade da marca, que é um processo complexo e importante para o registro. Uma pesquisa mal feita pode acarretar em perda de todo o processo e do registro.
A Arena Marcas é uma empresa com mais de 60 anos de tradição no mercado de registro de marcas, com mais de 25 mil processos bem sucedidos ao longo desses anos. Com uma equipe especializada no assunto e certificados emitidos em todo o Brasil, a Arena oferece a melhor solução para cada caso! Converse com os nossos consultores e veja as condições de registro!
Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações.