• Registro de Marcas e Patentes

Resiliência como chave para sucesso das marcas

A língua é uma estrutura viva. Na certa você já ouviu essa frase em algum momento. Ela quer dizer que a estrutura da linguagem está em constante processo de transformação. Esse processo não diz respeito apenas ao surgimento de novas palavras e expressões, mas também nas palavras que são mais utilizadas.

Um bom ponto para se pensar em como as palavras e expressões podem ser menos ou mais comuns de acordo com uma época é o fato de que o renomado dicionário britânico Oxford escolhe anualmente a “Palavra do Ano”, prêmio que dá destaque a uma palavra ou expressão que teve muita relevância ao longo daquele período.

Dito isso, é hora de chegar ao nosso ponto e tratar sobre uma palavra que tem ganho muito destaque em ambientes corporativos e competitivos de uma forma geral nos últimos anos: resiliência.

Resiliência é uma palavra que dá nome à capacidade de adaptação a mudanças, de se cobrar em um cenário adverso e obter sucesso através da perseverança. É por conta desse seu amplo significado que ela tem sido repetida cada vez mais em ambientes como o mercado de trabalho, onde a força de vontade e a habilidade de adaptação são atributos muito valorizados.

Pensar a resiliência como chave para o sucesso de uma marca é bastante razoável, uma vez que alcançar pontos altos no mundo do empreendedorismo nem sempre é fácil e exige bastante esforço.

Para começar, o simples passo de se registrar uma marca já exige uma certa resiliência, pois trata-se de um procedimento longo e com muitas etapas. Logo no início o caminho para o sucesso já exige persistência e força de vontade.

Compreendido o significado dessa palavra tão repetida nos últimos tempos, confira alguns passos importantes para alcançar o sucesso de uma marca e como a resiliência está relacionada ao êxito!

Passos para alcançar o sucesso de uma marca

  • Primeiro deve se realizar uma boa pesquisa para garantir que sua marca seja realmente única e que sua empresa será facilmente reconhecida a partir dela. Você realmente precisa fazer uma grande escavação por conta própria ou contratar um profissional que descubra usos comuns da lei, registros ou nomes comerciais com os quais sua marca possa ser confundida.
  • Gaste um tempo pensando no nome e na dimensão gráfica de sua marca. Trata-se de um elemento muito importante para o sucesso comercial de uma empresa e é necessário que ele seja único, mas ao mesmo tempo fácil de recordar e que todas as associações possíveis a partir dele sejam compreendidas e administráveis por sua organização.
  • Conheça as classes de registro de marca determinadas pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Evite perder tempo e dinheiro tentando registrar algo que nem se qualifica para proteção de marcas registradas. Por exemplo, um recurso funcional se qualifica para uma proteção de marca registrada. Além disso, a exclusividade é um requisito fundamental: você não pode buscar o registro de uma palavra ou frase comum que os outros precisam usar.
  • Selecione suas marcas com muito coração, mas com uma dose de realidade. Evite fazer um mau investimento em uma marca registrada. Quando você entra no processo de registro de marca, você tem que pensar com seu dinheiro, não apenas com o seu coração. Embora seja importante escolher uma marca comercial que você goste, que ressoe com o produto ou serviço que ela nomeia, você deve sempre tentar selecionar suas marcas com uma dose de realidade, evitando alguns fatores da empolgação de abrir um negócio ou lançar um novo produto.
  • Policie sua marca com prudência. Tenha um plano bem pensado para policiar sua marca. Embora seja importante proteger sua marca contra violações, enfrentar todas as ameaças percebidas é caro e pode até mesmo danificar seus direitos de marca registrada. Você precisa desenvolver uma estratégia realista à luz de suas prioridades, orçamento e restrições de tempo / recursos. Esse é um dos pontos que mais exige a tal “resiliência”, uma vez que deve ser persistente nesse sentido, já que é um processo longo e contínuo.
  • Esteja sempre em consonância com sua realidade de mercado. Assim como a língua, o mundo dos negócios é um cenário bastante dinâmico e muitos fatores que foram sinônimos de sucesso podem cair por terra e não simbolizarem nada além de um conceito datado e ultrapassado. Manter uma marca sempre de acordo com as características de seu tempo é uma atividade que exige bastante resiliência, pois poucas coisas exigem tanta capacidade de se moldar ao ambiente quanto essa.

Além de trabalhar a capacidade de adaptação à realidade, estar em sintonia com as realidades contemporâneas exige um esforço contínuo de atualização. Não pense que, uma vez criada, uma marca está pronta para a eternidade. Um mundo moderno exige ideias modernas e quem busca o sucesso deve estar sempre pronto para se adequar a elas.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário