No campo do ensino, muitas vezes existem expressões que podem gerar dúvidas nas pessoas. Uma delas é o termo e-learning. A expressão é oriunda da junção das palavras de origem inglesa “eletronic learning” (que, em nossa língua, equivale a aprendizado eletrônico)
Trata-se de uma modalidade de EAD (ensino a distância) focada, principalmente, na auto aprendizagem e que é possível devido à organização e sistematização de materiais.
No aprendizado eletrônico são disponibilizados recursos didáticos, cuja organização é realizada de maneira rigorosa. Tais recursos são oferecidos através de diversos suportes tecnológicos, que são veiculados através da internet.
Dentro da perspectiva do discente, o e-learning pode ser entendido como o processo através do qual ele apreende o conteúdo através da mediação com o professor e o com outros alunos em um ambiente virtual de aprendizagem
Tal processo é mediado por um professor, também chamado tutor EAD, que oferece o suporte necessário à realização das tarefas e atividades solicitadas. Pelo fato de a informação ser colocada à disposição através da internet, é possível ser acessada em todo lugar e a qualquer hora. Essa característica é um diferencial muito positivo, que pode aumentar ainda mais a oferta, assim como a procura por cursos online e semipresenciais.
O e-learning configura-se como uma grande ferramenta na propagação do conhecimento e democratização do saber, pois permite que milhares de indivíduos tenham acesso ao aprendizado de forma rápida e eficiente.
Existem alguns termos que são utilizados como sinônimos da expressão e-learning, embora não apresentem exatamente o mesmo sentido. Na prática, as palavras educação a distância, ensino online e outras expressões são empregadas como vocábulos que apresentam significados semelhantes.
Quais são as vantagens do e-learning?
Independendentemente do termo que seja usado para se referir ao e-learning, o fato é que seu uso apresenta inúmeras vantagens. Como já citado, trata-se de uma ferramenta muito útil e eficaz no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e otimização do tempo. Confira, abaixo, algumas vantagens decorrentes de sua utilização:
- possibilita maior flexibilidade na utilização do tempo e espaço;
- permite que o aluno defina o seu próprio ritmo de aprendizado;
- reduz o tempo investido no aprendizado;
- facilita na atualização dos conteúdos;
- é totalmente focada no aluno e nas suas características e necessidades de aprendizagem;
- possibilita uma maior personalização dos conteúdos;
- reduz drasticamente os custos, se comparado ao ensino presencial;
- possibilita um acompanhamento do rendimento de seus alunos com apresentação de feedback e relatórios, além de outros aspectos positivos, tais como a ampla democratização do acesso ao saber.
Afinal de contas, o que é e-learning?
Em geral, o e-learning é caracterizado como um tipo de aprendizagem que se dá 100% a distância. Existem alguns casos em que há a necessidade que aulas presenciais sejam realizadas de forma concomitante ao ensino online. Quando isso acontece, o processo passa a ser denominado blended learning .
No blended learning, a aprendizagem é desenvolvida de forma híbrida , ou seja, tanto na modalidade a distância como na presencial.