O que é contabilidade
O funcionamento de uma grande empresa depende de várias áreas que, todas juntas, proporcionam o crescimento daquele empreendimento, o retorno financeiro, o prestígio social naquele ramo, além de promover o bem estar dentro do ambiente de trabalho. Dessa forma, concluímos que todas as áreas existentes dentro de uma companhia são importantes para o seu funcionamento, tendo em vista que trabalham visando um objetivo comum.
E não é diferente com a contabilidade. A medida que uma empresa começa a crescer e os seus negócios ficam mais movimentados, é altamente necessário que haja um setor especialmente destinado à saúde financeira desse negócio. Mas, afinal, o que é a contabilidade? O que faz um profissional dessa área?
O que é contabilidade?
O conceito de contabilidade possui bastante controvérsia e, por ser uma área de estudo, pode ter vários significado dependendo do autor do conceito. Portanto, antes de tudo iremos falar do significado desse conceito segundo o dicionário Priberam da língua portuguesa. Nesse livro, o autor define “contabilidade” como: ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa.
Contudo, não é somente a partir da leitura dessa definição que podemos entender o que faz um contar dentro de uma empresa. Para isso, precisamos dividir as tarefas desse profissional em algumas partes, das quais:
- Registro: Primeiramente, um contador deve registrar todas as movimentações de uma empresa que tiverem relação com tráfegos monetários;
- Organização: Depois de registrar os ocorridos financeiros da empresa, um contador precisa organizar essas informações, de modo que este controle zele pelas singularidades daquele empresa em que trabalha, registrando as entradas, saídas, gastos internos, dentre outros;
- Análise: O contador precisa analisar as informações registradas e organizadas e, a partir delas, fazer um balanço patrimonial da empresa, de modo a concluir qual a situação econômica atual daquele empreendimento;
- Realizar planos econômicos: Ao ver que a empresa não está lucrando tanto quanto o esperado, ou mesmo até está perdendo dinheiro, o contador precisa realizar planos econômicos. Estes, por sua vez, devem levar a empresa de volta ao crescimento;
- Acompanhar: Depois da realização de planos econômicos, o contador deve acompanhar a execução destes, de modo a não deixar que as empresas saiam dos parâmetros estipulados;
Qual a importância da contabilidade para uma empresa?
Diante dos tópicos citados anteriormente, fica claro que a presença de um contador de qualidade e de um setor de contabilidade é necessário para o crescimento e estabelecimento de uma marca no mercado. Esse ramo, que antes era usado apenas por grandes companhias com milhares de funcionários e atuação em vastos territórios, passou a ser mais valorizado e hoje é importante até para as pequenas empresas.
O contador passa a ser importante principalmente para dois parâmetros desse negócio, com igual peso de importância: o controle e o planejamento. Além de todas as funções já citadas no título anterior, a principal atuação de um contador em uma empresa é a garantia da regularidade fiscal daquele empreendimento, sempre estando atualizando quanto à legislação e quanto ao cumprimento da companhia perante as leis.
Como já sabemos, empreender em nosso país não é uma tarefa fácil. Diante de muitos processos burocráticos e a dificuldade de consolidar no mercado, já que os órgãos legais dão pouco sustento ao empresário, prosperar em seu próprio negócio acaba por ser algo bem difícil de acontecer. Dessa forma, a contabilidade e a figura de um contador se tornam altamente importantes, tendo em vista que as obrigações financeiras é o que mais leva uma companhia à falência.
Até por esse motivo, a legislação brasileira torna obrigatório a presença de uma área voltada para a contabilidade em qualquer tipo de empresa que se abre, com exceção ao Microempreendedor Individual (MEI).