• Registro de Marcas e Patentes.

Tipos de Solos Brasileiros – Características e Formação


O solo é um recurso natural que pode ser categorizado em diferentes tipos de solo, cada um com características distintas que proporcionam benefícios e limitações crescentes. Identificar o tipo de solo que você precisa para um projeto é fundamental para apoiar o crescimento saudável da vida vegetal.

O solo pode ser categorizado em tipos de solo de areia, argila, silte / sedoso, turfa, giz e barro com base no tamanho dominante das partículas dentro de um solo.

Os tipos de solo

Solo arenoso – são leves, quentes, secos e tendem a ser ácidos e pobres em nutrientes. Os solos arenosos são geralmente conhecidos como solos leves devido à sua alta proporção de areia e argila (a argila pesa mais que a areia). Estes solos têm rápida drenagem de água e são fáceis de trabalhar. Eles são mais rápidos para aquecer na primavera do que solos argilosos, mas tendem a secar no verão e sofrem de baixos nutrientes que são lavados pela chuva. A adição de matéria orgânica pode ajudar a dar às plantas um impulso adicional de nutrientes, melhorando a capacidade de retenção de nutrientes e água do solo.

As melhores alterações do solo arenoso são aquelas que aumentam a capacidade do solo arenoso de reter água e também de aumentar os nutrientes no solo. A alteração do solo arenoso com esterco ou composto bem apodrecido (incluindo aparas de relva, húmus e bolor) ajudará a melhorar o solo mais rapidamente. Você também pode adicionar vermiculita ou turfa como aditivos de solo arenoso, mas essas emendas só aumentarão a capacidade do solo de reter a água e não adicionarão muito valor nutritivo ao solo arenoso.

Ao alterar o solo arenoso, você precisa observar os níveis de sal do solo. Enquanto composto e estrume são a melhor maneira de alterar o solo arenoso, eles contêm altos níveis de sal que podem permanecer no solo e danificar plantas em crescimento se o nível de sal se acumular muito alto. Se o seu solo arenoso já é rico em sal, como em um jardim à beira-mar, não deixe de usar composto à base de plantas ou turfa de esfagno, pois essas alterações têm os níveis mais baixos de sal.

Solo de argila – são solos pesados ​​que se beneficiam de altos nutrientes. Os solos argilosos permanecem úmidos e frios no inverno e secam no verão. Esses solos são feitos de mais de 25% de argila e, devido aos espaços encontrados entre as partículas de argila, os solos argilosos contêm uma grande quantidade de água. Como esses solos drenam lentamente e demoram mais para se aquecer no verão, combinados com a secagem e rachaduras no verão, eles geralmente testam jardineiros.

Até mesmo o solo argiloso tem algumas boas qualidades. A argila, por causa de sua densidade, retém bem a umidade. Ele também tende a ser mais rico em nutrientes do que outros tipos de solo. A razão para isso é que as partículas que compõem o solo argiloso são carregadas negativamente. Eles atraem e captam partículas carregadas positivamente, como cálcio, potássio e magnésio.

Solo sedoso – são solos leves e retentivos com alta taxa de fertilidade. Como solos de silte, o comprometimento de partículas de tamanho médio é bem drenado e mantém a umidade bem. Como as partículas são finas, elas podem ser facilmente compactadas e são propensas a serem lavadas com a chuva. Ao adicionar matéria orgânica, as partículas de lodo podem ser aglutinadas em aglomerados mais estáveis.

Solos siltosos são geralmente bem agregados, mas os agregados quebram rapidamente quando molhados, permitindo que partículas não agregadas do solo sejam facilmente transportadas. Solos contendo grandes agregados estáveis são difíceis de destacar e transportar e geralmente têm maiores taxas de infiltração.

Solo de turfa – são ricos em matéria orgânica e retêm uma grande quantidade de umidade. Este tipo de solo é muito raramente encontrado em um jardim e muitas vezes importado em um jardim para fornecer uma base de solo ideal para o plantio.

Solo de giz – pode ser leve ou pesado, mas sempre altamente alcalino devido ao carbonato de cálcio ou cal dentro de sua estrutura. Como estes solos são alcalinos, não suportarão o crescimento de plantas eritáceas que requerem solos ácidos para crescerem. Se um solo calcário mostra sinais de protuberâncias brancas visíveis, então eles não podem ser acidificados e os jardineiros devem ser resignados a escolher apenas plantas que preferem o solo alcalino.

Solo franco – são uma mistura de areia, silte e argila que se combinam para evitar os efeitos negativos de cada tipo. Estes solos são férteis, fáceis de trabalhar e proporcionam uma boa drenagem. Dependendo da sua composição predominante, podem ser franco-arenosos ou argilosos. Como os solos são um equilíbrio perfeito das partículas do solo, eles são considerados melhores amigos dos jardineiros, mas ainda se beneficiam da adição de matéria orgânica adicional.