• Registro de Marcas e Patentes.

Sistema urinário


O sistema urinário, também conhecido como sistema renal, produz, armazena e elimina a urina, o líquido excretado pelos rins. Os rins fazem a urina filtrando os resíduos e a água extra do sangue. A urina viaja dos rins através de dois tubos finos chamados ureteres e enche a bexiga. Quando a bexiga está cheia, uma pessoa urina através da uretra para eliminar o desperdício.

O sistema urinário é suscetível a uma variedade de infecções e outros problemas, incluindo bloqueios e lesões. Estes podem ser tratados por um urologista ou outro profissional de saúde especializado no sistema renal.

Descrição do sistema urinário

O sistema urinário trabalha com os pulmões, pele e intestinos para manter o equilíbrio de produtos químicos e água no corpo. Os adultos eliminam cerca 800 a 2.000 mililitros por dia, com base na ingestão diária típica de 2 litros, National Institutes of Health (NIH). Outros fatores na função do sistema urinário incluem perda de líquido através da transpiração e respiração. Além disso, certos tipos de medicamentos, como diuréticos, que às vezes são usados ​​para tratar a pressão alta, também podem afetar a quantidade de urina que uma pessoa produz e elimina. Algumas bebidas, como café e álcool, também podem causar aumento da micção em algumas pessoas.

Os órgãos primários do sistema urinário são os rins, que são órgãos em forma de feijão que estão localizados logo abaixo da caixa torácica no meio das costas. Os rins removem a ureia – produto residual formado pela quebra das proteínas – do sangue através de pequenas unidades de filtragem chamadas néfrons, de acordo com a Cleveland Clinic. Cada néfron consiste em uma bola formada por pequenos capilares sanguíneos, chamados glomérulos, e um pequeno tubo chamado de túbulo renal. A uréia, juntamente com a água e outras substâncias residuais, forma a urina ao passar pelos néfrons e pelos túbulos renais do rim.

Dos rins, a urina percorre dois tubos finos, chamados ureteres, até a bexiga. Os ureteres têm cerca de 20 a 25 centímetros, de acordo com a Cleveland Clinic.

Músculos nas paredes do ureter continuamente apertar e relaxar para forçar a urina longe dos rins, de acordo com o NIH. Um backup da urina pode causar uma infecção nos rins. Pequenas quantidades de urina são despejadas na bexiga dos ureteres a cada 10 a 15 segundos.

A bexiga é um órgão oco, em forma de balão, localizado na pélvis. É mantido no lugar por ligamentos ligados a outros órgãos e ossos pélvicos, de acordo com a Kidney & Urology Foundation of America. A bexiga armazena a urina até que o cérebro sinalize à bexiga que a pessoa está pronta para esvaziá-la. Uma bexiga normal e saudável pode suportar até 16 onças (quase meio litro) de urina confortavelmente por duas a cinco horas.

Para evitar vazamentos, os músculos circulares chamados de esfíncteres se fecham bem ao redor da abertura da bexiga na uretra, o tubo que permite que a urina passe para fora do corpo. A única diferença entre o sistema urinário feminino e masculino é o comprimento da uretra, de acordo com os Manuais Merck. Nas fêmeas, a uretra tem cerca de 3,8 a 5,1 cm e fica entre o clitóris e a vagina. Nos machos, tem cerca de 20 cm de comprimento, percorre todo o comprimento do pênis e se abre no final do pênis. A uretra masculina é usada para eliminar a urina e o sêmen durante a ejaculação.

Doenças do sistema urinário

Especialistas diferentes tratam doenças do sistema urinário. Nefrologistas tratam doenças renais, enquanto urologistas tratam problemas com o trato urinário, incluindo os rins, glândulas supra-renais, ureteres, bexiga e uretra, de acordo com a American Urological Association (AUA). Os urologistas também tratam os órgãos reprodutivos masculinos, enquanto ginecologistas freqüentemente tratam doenças ou distúrbios urinários em mulheres, incluindo infecções fúngicas. Nefrologistas e urologistas freqüentemente trabalham com endocrinologistas ou oncologistas, dependendo da doença.

Infecções do trato urinário (ITU) ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário; eles podem afetar a uretra, a bexiga ou até mesmo os rins. Enquanto UTIs são mais comuns em mulheres, elas podem ocorrer em homens. ITUs são tipicamente tratados com antibióticos.

A incontinência é outra doença comum do sistema urinário. Os problemas mais comuns da bexiga em mulheres são frequentes desejos de urinar e vazamento de urina. Os problemas de bexiga mais comuns em homens são micção frequente durante a noite e esvaziamento incompleto da bexiga. Isso geralmente é devido a um aumento da próstata causando obstrução do esvaziamento da bexiga.

Os problemas podem vir na forma de um prolapso pélvico, que pode resultar em vazamento e pode ser o resultado de um parto vaginal. Depois, há a bexiga hiperativa, que vemos muito e não está relacionada a ter filhos ou trauma. Uma terceira condição envolve excesso, em que a bexiga não está completamente vazia.

Manter a urina por um curto período de tempo, geralmente até uma hora, normalmente é bom. No entanto, a retenção prolongada e repetida da urina pode causar superexpansão da capacidade da bexiga, transmissão de excesso de pressão nos rins e a incapacidade de esvaziar completamente a bexiga. Esses problemas, por sua vez, podem levar à infecção do trato urinário (ITU), à cistite e à deterioração da função renal.

Alguns tratamentos comuns envolvem medicamentos, fisioterapia e cirurgia de malha pélvica. A cirurgia a laser vaginal também está se tornando uma opção de tratamento viável. Em outros 10 a 15 anos, a cirurgia a laser vaginal será outra opção comum para o tratamento de condições urinárias.

A cistite intersticial (IC), também chamada síndrome da bexiga dolorosa, é uma condição crônica da bexiga, principalmente em mulheres, que causa pressão e dor na bexiga e, às vezes, dor pélvica em graus variados, segundo a Clínica Mayo. Pode causar cicatrizes na bexiga e pode tornar a bexiga menos elástica. Embora a causa não seja conhecida, muitas pessoas com essa condição também têm um defeito em seu epitélio, o revestimento protetor da bexiga.

A prostatite é um inchaço da próstata e, portanto, só pode ocorrer em homens. Muitas vezes causada por idade avançada, os sintomas incluem urgência e frequência urinária, dor pélvica e dor durante a micção, observou a Clínica Mayo.

Os cálculos renais são aglomerados de oxalato de cálcio que podem ser encontrados em qualquer parte do trato urinário. Os cálculos renais se formam quando substâncias químicas na urina se tornam concentradas o suficiente para formar uma massa sólida, de acordo com a Cleveland Clinic. Eles podem causar dor nas costas e nos lados, bem como sangue na urina. Muitos cálculos renais podem ser tratados com terapia minimamente invasiva, como litotripsia extracorpórea por ondas de choque, que desintegra os cálculos renais com ondas de choque.

A insuficiência renal, também chamada de insuficiência renal e doença renal crônica, pode ser uma condição temporária (muitas vezes aguda) ou pode se tornar uma condição crônica, resultando na incapacidade dos rins de filtrar os resíduos do sangue. Outras condições, como diabetes e hipertensão, podem causar doença renal crônica, segundo a Clínica Mayo. Casos agudos podem ser causados ​​por trauma ou outros danos, e podem melhorar com o tempo ao longo do tratamento. No entanto, a doença renal pode levar à insuficiência renal crônica, que pode exigir tratamentos dialíticos ou até mesmo um transplante renal.

O câncer de bexiga é diagnosticado em cerca de 75.000 americanos a cada ano e é mais frequente em homens e idosos. A previsão é de que 81.190 novos casos de câncer de bexiga (cerca de 62.380 em homens e 18.810 em mulheres) e 17.240 mortes por câncer de bexiga (cerca de 12.520 em homens e 4.720 em mulheres) ocorrerão em 2018, segundo a American Cancer Society. Os sintomas, incluindo dor lombar ou pélvica, dificuldade em urinar e micção urgente / ou frequente, imitam outras doenças ou distúrbios do sistema urinário.

Fatos sobre a urina

A urina normal e saudável é uma palha pálida ou de cor amarela transparente.

Urina de cor amarela ou mel mais escura significa que você precisa de mais água.

Uma cor amarronzada mais escura pode indicar um problema no fígado ou desidratação grave.

Urina rosada ou vermelha pode significar sangue na urina.