• Registro de Marcas e Patentes.

Sistema Endócrino


O organismo humano pode ser comparado a uma máquina que não se desliga em nenhum momento ao longo do tempo em que permanecemos vivos. Para o pleno funcionamento desta “máquina”, é preciso que todas as funções sejam desempenhadas com perfeição, a fim de manter um indivíduo vivo.

O organismo é divido em Sistemas, os quais possuem diferentes funções no corpo. Uma das funções mais importantes é a produção de hormônios, e esta é realizada pelo Sistema Endócrino.

Glândulas do Sistema Endócrino

Os elementos responsáveis pela produção de hormônios no Sistema endócrino são as glândulas. As glândulas existentes no corpo humano são:

  • Hipófise: A hipófise é considerada a glândula mais importante do corpo, tendo em vista que incentiva o funcionamento de outras. É responsável, também, por produzir o hormônio do crescimento, além do ADH, substância que impossibilita a eliminação excessiva de água pela urina. É localizada na cabeça, logo abaixo do cérebro;
  • Tireoide: A tireoide é a glândula responsável por produzir a tiroxina, substância responsável pela velocidade do metabolismo no corpo humano. O funcionamento exagerado da tireoide pode ocasionar problemas cardíacos, pela velocidade dos batimentos, além de um emagrecimento excessivo. Um funcionamento em níveis baixos da tireoide pode gerar outros problemas, tais como o ganho de peso e a maior lentidão em processos físicos e mentais. É localizada no pescoço;
  • Paratireoides: Quatro glândulas localizadas atrás da tireoide, as quais são responsáveis pela regulação dos níveis de cálcio e fósforo no sangue.
  • Timo: Situado entre os pulmões, o timo produz um hormônio que ajuda na defesa dos bebês contra doenças infecciosas. A partir da adolescência essa glândula é atrofiada.
  • Pâncreas: Além de produzir o suco pancreático, o qual tem importante função na digestão, o pâncreas também produz dois hormônios com características opostas: Insulina e Glucagon. A Insulina é responsável por diminuir os níveis de glicose no sangue, enquanto o glucagon é responsável por aumentar os níveis de glicose no sistema sanguíneo.
  • Glândulas sexuais: Essas glândulas tem o nome de ovários e testículos. Os hormônios produzidos por estes elementos são responsáveis, na maioria das vezes pela reprodução. Um exemplo de hormônio produzido pelos testículo é a testosterona, que é encontrada em maiores níveis em indivíduos do sexo masculino. A testosterona é responsável, entre outras coisas, pelo desejo sexual, aparecimento de barba, voz mais grave e crescimento de pelos em outras partes do corpo.