• Registro de Marcas e Patentes.

Resumo do Quinhentismo


Resumo do Quinhentismo

O Brasil foi descoberto em 1500, pela frota comandada por Pedro Álvares Cabral e financiada pela coroa portuguesa. A partir desse momento foi necessária a composição de uma série de relatos escritos sobre o que os navegantes encontraram na terra nunca antes alcançada por europeus. Assim nasce a literatura do Quinhentismo.

Esse é um movimento literário comumente atribuído como a primeira literatura brasileira. De certa forma, esse não é o melhor conceito para designá-lo, uma vez que não se tratavam de autores nativos do território onde hoje é o Brasil, mas de europeus que chegaram ao “Novo Mundo” e produziram relatos sobre a experiência.

A obra inaugural do Quinhentismo foi feita em 1500, pelo escrivão Pero Vaz de Caminhas, que acompanhou Pedro Álvares Cabral em sua longa e exaustiva viagem. Caminha escreveu a “Carta do Descobrimento do Brasil”, obra de caráter descritivo e oficial sobre a terra encontrada. Caminha descreveu as características físicas do ambiente e de seus habitantes nativos e a enviou ao rei D. Manuel I, com o objetivo de relatar os frutos da expedição ao governo lusitano.

Também conhecida como “literatura de informação”, a produção quinhentista tinha como principal característica a sua função elucidativa, que fazia o diálogo entre os europeus na América e os que permaneceram no velho continente.

Além da dimensão informativa, o Quinhentismo ficou marcado pela linguagem simples e direta, o esforço de descrição do ambiente, o uso de muitos adjetivos e também pelo forte caráter religioso.

É importante lembrar que o processo de conquista de um povo passa pela imposição da manifestação religiosa do povo dominante e, no Brasil não foi diferente. A presença de padres jesuítas marcou fortemente as primeiras décadas de presença portuguesa na América e isso é percebido no Quinhentismo através de autores clérigos e obras de caráter catequizador.

Para ler mais e entender melhor o Quinhentismo clique aqui!