• Registro de Marcas e Patentes.

Regra de Três Simples e Composta


Regra de três é o processo destinado a resolver problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.

Assim, se em um dado problema temos grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, podemos utilizar regra de três simples ou composta para resolver o problema dado.

Se temos três valores e queremos encontrar um deles, usamos a regra de três simples para encontrar esse valor desconhecido.

Se temos mais de três valores, usamos a regra de três composta para encontrar o valor desconhecido do problema.

A regra de três composta você pode achar bem mais difícil de compreender, mas não é tão difícil assim. O processo para resolver é o mesmo da regra de três simples, quebrando o problema em várias partes e analisando separadamente em relação a incógnita, isto é, o valor que queremos achar e verificar se é diretamente ou inversamente proporcional.

Muito  comum em problemas do cotidiano, no segundo grau, em concursos, ENEM e vestibulares, você pode encontrar problemas que podem ser resolvidos com esse método.

Acesse as seções abaixo e veja o passo-a-passo para resolver problemas envolvendo regra de três simples e composta.

Regra de três simples permite encontrar um quarto valor que não conhecemos em um problema, dos quais conhecemos apenas três deles. Assim, encontraremos o valor desconhecido a partir dos três já conhecidos.

Veja os passos para montar o problema e resolver facilmente:

  1. Crie uma tabela e agrupe as grandezas da mesma espécie na mesma coluna.
  2. Identificar se as grandezas são inversamente ou diretamente proporcionais, analisaremos isso no próximo passo.
  3. Montar a equação assim: se as grandezas forem diretamente proporcionais, multiplicamos os valores em cruz, isto é, em forma de X. Se as grandezas forem inversamente proporcionais, invertemos os valores para ficarem diretamente proporcional.
  4. Resolva a equação.