O Brasil é constantemente caracterizado por uma nação de tamanho continental. Isso significa que a extensão territorial do Brasil é tão grande que poderia, em questão de tamanho, abrigar vários outros países existentes no mundo. Com isso, nosso país, com mais de 8,5 milhões de km2, é dividido em cinco regiões: Região Norte, Região Nordeste, Região Centro-Oeste, Região Sudeste e Região Sul. Tal divisão foi estabelecida em 1970.
Região Norte
É a região de maior extensão territorial do Brasil, totalizando 3.853.397,2 km², o que corresponde a, aproximadamente, 42% do território do Brasil. Os estados que compõe a região Norte do Brasil são: Tocantins, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Acre e Roraima. Possui uma população que gira em torno de 15 milhões de habitantes.
Região Nordeste
A região Nordeste é a com maior quantidade de estados do Brasil, totalizando 9 territórios. Tais estados são: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Possui uma extensão territorial de 1.554.257,0 km² e uma população de aproximadamente 54 milhões de pessoas.
Região Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste é composta por três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Sua área é de 1.604.850 km², o que totaliza, em números aproximados 19% da extensão territorial do Brasil. A população da região centro-oeste é de, aproximadamente, 15 milhões de habitantes.
Região Sudeste
A região Sudeste é a com maior população entre as outras regiões brasileiras. O número aproximado de 81 milhões de habitantes corresponde a, aproximadamente, 40% do contingente populacional do Brasil. Todos esses habitantes são distribuídos entre 4 estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Sul
A região Sul, em questão de extensão territorial, é a menor região brasileira, com 576.409,6 km². A população de 28 milhões de habitantes é dividida em 3 estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.