• Registro de Marcas e Patentes.

Redação Enem: Cinco dicas para uma redação nota 1000


Redação Enem

Você quer conseguir a tão sonhada nota mil na redação do ENEM? Então esse texto é para você! Nós vamos te dar cinco preciosas dicas para conseguir chegar lá.

As estatísticas da redação no Enem

Conseguir a nota máxima na redação do ENEM não é tarefa das mais simples. Na última edição do exame, mais de seis milhões de candidatos realizaram a prova, mas apenas setenta e sete deles conseguiram a nota máxima.

Como funciona o processo de correção do Enem?

Compreender como funciona o processo de correção talvez possa auxiliar você na tarefa de conseguir a nota máxima. Depois que você escreve o texto, ele é digitalizado pela instituição que organiza o processo de correção e colocado em um banco de dados. Cada texto é corrigido por dois avaliadores diferentes. Se a nota por eles atribuída for próxima, é realizada uma média entre elas, que será a nota que você receberá. Caso haja uma diferença grande entre uma nota e outra, esse texto é encaminhado a um terceiro avaliador, o qual tem acesso as duas notas anteriores. Ele pode concordar com um dos avaliadores anteriores ou discordar deles.

Se esse terceiro avaliador discordar das duas notas anteriores, atribuindo ao texto do candidato uma terceira nota que seja bastante diferente das demais, a redação é encaminhada a uma banca com três experientes professores, em geral mestres e doutores, que atribuirão a nota final ao texto. Por isso é difícil conseguir nota mil. O processo de avaliação, por mais que o avaliador seja treinado, inclui certa subjetividade. É preciso que os dois avaliadores tenham atribuído a nota máxima ao mesmo texto. Caso um deles ache o texto muito bom, mas não perfeito, pode atribuir 960 à redação ao passo que o outro dê mil.

Quais são os critérios avaliados na redação?

São cinco os critérios a serem avaliados na correção da prova: modalidade escrita, tipologia textual/tema, argumentação/coerência, coesão e proposta de intervenção. Abaixo, vamos detalhar cada critério e dar para você uma dica em cada um deles.

Modalidade Escrita

É neste item que são avaliados o que se costuma chamar de “erros de português”: grafia, concordância, regência, pontuação, acentuação, entre outros. Nossa dica, neste quesito é que você procure atentar para a pontuação. Nesse caso específico, a ausência dela ou mesmo sua escassez. Muitas vezes, ao observar os parágrafos construídos por alguns candidatos, fica claro que eles constroem parágrafos são constituídos que consistem de uma frase inteira.

Ou seja, todo o parágrafo só tem uma frase, que termina com ponto final. Frases muito longas precisam ser evitadas, pois, dependendo do contexto, o candidato pode ser penalizado não apenas nessa competência e quesito, mas também na coesão e até mesmo na coerência, se o trecho não ficar claro.

Dessa forma, tenha em mente que um parágrafo deve ser constituído de frases mais curtas. Para isso, dentro do mesmo parágrafo, deve haver o emprego do ponto final várias vezes. Isso reduzirá as chances de erros de construção frasal.

Tipologia textual / tema

Nesse quesito, são avaliados dois diferentes aspectos. O primeiro deles é a tipologia textual. As redações de modelo ENEM têm mantido uma tendência a serem dissertações argumentativas. Isso significa que está sendo avaliada a sua habilidade de escrever especificamente este tipo de texto.

Caso você escreva outro tipo, como uma narração, por exemplo, receberá nota zero não apenas nessa competência, mas no texto inteiro. Caso se mantenha dentro do gênero textual solicitado a proposta, o avaliador verificará se o seu texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão.

Quanto ao tema, quem está fazendo a correção vai verificar se você compreendeu e desenvolveu o tema em sua completude. Ou seja, se todo o tema foi abordado ou se apenas parte dele foi desenvolvida por você.

Nossa dica é que, antes de escrever qualquer coisa, você releia não apenas o tema em si, mas também os textos de apoio. Eles podem lhe dar informações que serão úteis para desenvolver o tema proposto.

Grife as palavras-chave do tema e use-as no texto. Verifique se lhe foi dado um recorte temporal, como a palavra “contemporâneo”, por exemplo, e se mantenha nele. Se foi pedido para falar dos dias atuais, não ambiente seu texto no passado.

Argumentação / Coerência

É nessa competência que se avalia o seu teor argumentativo, ou seja, a sua capacidade de não apenas ter um ponto de vista, mas de defendê-lo. Para isso, é necessário fazer uso deorganizar uma série de informações, organizá-las e fazer uso delas de forma a tentar convencer o leitor de que a sua tese está correta e adequada.

Nossa dica é que você saia do lugar comum. Se você argumentar como a maioria, não chegará ao nível 5 e não ganhará duzentos pontos. É preciso trazer, para confirmar seu ponto de vista, outros elementos além daqueles mencionados nos textos de apoio.

Para isso, mantenha-se sempre informado. A citação de um episódio divulgado em grandes meios de comunicação ou a citação de conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação, como leis da física, fatos históricos, autores da literatura, entre outros, costuma ser bastante bem vista pelos corretores.

Mas atenção: essas citações só devem ser usadas se você conseguir estabelecer uma relação clara entre o tema e o tópico/aspecto que deseja citar. Em caso negativo, elas podem tornar seu texto confuso e incoerente, não colaborando com a defesa do seu ponto de vista.

Coesão

Costuma ser chamada de a “costura do texto”. É nesse item que o avaliador verifica se você usa conectivos (se, porque, mas, etc.) e se eles estão sendo empregados em seu valor correto. Por exemplo, a palavra “mas” indica oposição. Há casos em que o candidato usa o “mas” para emendar frases e não existe necessariamente relação de oposição entre as frases conectadas.

Nossa dica é que você observe primeiramente se existem muitas palavras repetidas. Especialmente se a repetição acontecer na mesma linha ou parágrafo. Também procure usar conetivos que podem ligar as ideias entre os parágrafos. O “além disso” é um exemplo. Trata-se de uma pequena expressão que traz para quem está lendo, ainda que se tenha mudado de parágrafo, a sensação de unidade dentro do texto, de continuidade, de fluidez..

Proposta de intervenção – Redação Enem

A proposta de intervenção é uma sugestão do que fazer para resolver o problema abordado no texto. Ela é avaliada por sua profundidade. Assim, quanto mais profunda e detalhada ela for, maior será a nota atribuída.

A dica aqui é citar pelo menos dois agentes distintos. Suponhamos que você tenha mencionado uma proposta de solução envolvendo a sociedade como um agente transformador do quadro que relatou. Mas pProcure citar informar pelo menos dois mais um agentes, como, por exemplo, o governo, ONGs, escolas, etc.

Por outro lado, citar no mínimo dois agentes não é suficiente para a obtenção da nota máxima. É preciso também detalhar o que eles devem fazer para a modificação/melhoria do problema.

Para conseguir nota máxima nessa competência, você deverá citar os agentes. Continue seguindo nossas dicas! Você aperfeiçoará bastante a sua escrita rumo a nota mil.

Além disso, praticar para aperfeiçoar as dicas é fundamental. Então, acesse agora mesmo nossa plataforma e envie uma redação para correção por nossos professores especializados na redação do ENEM. Redação ENEM. 

[smartslider3 slider=2]