
O que são biomas?
Biomas são arranjos biológicos ou espaços geográficos definidos por certas características como é o caso do solo, clima, altitude e vegetação. Os biomas agregam vários ecossistemas, que são conjuntos formados por seres bióticos e abióticos que interagem entre si através de transferência de energia. qual a importância dos biomas brasileiros
Os biomas são divididos em 3 diferentes biociclos: epinociclo, talassociclo e limnociclo. O epinociclo é o biociclo terrestre e agrega seres vivos que vivem em terra firme. O talassociclo é o biociclo marinho, fazem parte deles seres vivos de água salgada. Por fim, o limnociclo representa seres vivos de água doce.
Qual a importância dos Biomas Brasileiros:
No Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente existem seis tipos distintos de bioma. Devido às dimensões continentais do país, há uma diversidade biológica imensa entre os biomas existentes.
Amazônia:
A Amazonia é considerado o maior bioma do país e o com maior reserva de diversidade biológica. Ele corresponde a quase 50% do território nacional, abrangendo boa parte da região norte e centro-oeste do país. É característico por apresentar um clima quente e úmido e florestas com árvores de grande porte.
Cerrado:
O Cerrado é o segundo maior bioma em extensão do país. Ele ocupa a porção mais central do Brasil e apresenta características como clima tropical sazonal (período de chuvas e secas), a vegetação é marcada por árvores de pequeno porte, normalmente com troncos retorcidos, arbustos e gramíneas.
Caatinga:
A Caatinga abrange grande parte dos estados do nordeste, mas também há a presença desse bioma em alguns partes do território mineiro e maranhense. Marcado pela presença de cactos, esse bioma apresenta vegetação arbustiva de médio porte com galhos retorcidos e o clima semi-árido.
Mata Atlântica:
A Mata Atlântica está presente na porção litorânea do país, com extensa de norte a sul. Predomina o clima tropical úmido com altas temperaturas e índice elevado de chuvas. A vegetação é formada por floresta densa e fechada com árvores de grande e médio porte.
Pantanal:
O Pantanal é considerado o menor bioma em extensão do Brasil, abrangendo apenas partes do território do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O clima predominante é o tropical continental, marcado pelo verão chuvoso e inverno seco. A vegetação é marcada por plantas rasteiras, arbustos, gramíneas e árvores de médio porte, além de regiões alagadiças, os pântanos.
Pampa:
O Pampa é considerado o único bioma exclusivamente brasileiro. Ele ocupa grande parte do território gaúcho. O clima é subtropical, com as 4 estações bem definidas. A vegetação é marcada por áreas de pastagens, com gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte.
A importância biológica dos biomas -Qual a importância dos biomas brasileiros ?
Os biomas são áreas naturais que apresentam uma gama extensa de biodiversidade, além de serem grandes fornecedores de recursos para as comunidades regionais. Além do que, os biomas estão muito atrelados a questões culturais das mais diversas regiões do Brasil, sendo grandes marcadores de memória e representação das populações que habitam cada um deles.
A consciência ambiental é uma forma de garantir a preservação dos biomas brasileiros. Com o aumento desenfreado do meio urbano, altas taxas de desmatamento, avanços de propriedades agrícolas e rurais e uso indiscriminado de recursos naturais, os biomas estão cada vez mais perdendo seus recursos e esses impactos podem ser irreversíveis caso medidas não sejam tomadas. O desenvolvimento social é necessário, mas é importante que isso seja feito de forma sustentável, atrelado a preservação dos inúmeros recursos presentes nesses espaços.