• Registro de Marcas e Patentes.

Processo de Pinocitose


Processo de Pinocitose – A pinocitose é o método pelo qual uma célula absorve pequenas partículas fora da célula e as traz para dentro. A palavra pinocitose vem do grego para “beber de células”. Durante esse processo, a célula envolve as partículas e então “retira” parte de sua membrana para envolver as partículas dentro das vesículas, que são pequenas esferas da membrana. Este processo é geralmente usado para absorver o líquido extracelular (LEC).

Função da Pinocitose – Processo de Pinocitose

A pinocitose é um tipo de endocitose. Endocitose é quando uma célula recebe partículas, engolfando-as com sua membrana. Os outros tipos de endocitose são a fagocitose (“ingestão de células”), que é quase o mesmo que pinocitose, mas envolve uma quantidade maior de partículas e endocitose mediada pelo receptor, que é quando as partículas são levadas para dentro de uma célula por ligação aos receptores.

Pequenas partículas de substâncias no LEC são absorvidas na célula via pinocitose. É um processo que requer transporte ativo, o que significa que requer energia por parte da célula (em oposição a um processo como difusão simples). Não é específico; embora seja desencadeada pela presença de certas substâncias fora da célula, como aminoácidos ou certos íons, resulta na absorção de muitas substâncias diferentes pela célula ao mesmo tempo, como a água e vários solutos, como açúcares e proteínas.

Etapas do Processo de Pinocitose

Uma substância indutora, como uma proteína, liga-se a um receptor na membrana celular. Note-se que isto é diferente da endocitose mediada por receptores, porque vários tipos de moléculas serão tomadas por pinocitose, em vez de apenas um tipo específico.

A membrana celular forma uma pequena bolsa aberta, ou invaginação, em torno da parte do LEC que será absorvida pela célula.

A membrana celular começa a se reconectar na extremidade aberta da invaginação, ou “pinça”.

Quando a membrana celular foi completamente retirada da invaginação, uma vesícula é formada. Esta é uma pequena esfera da membrana celular que envolve os materiais que a célula acaba de absorver. Ela impede que as moléculas interrompam o restante da célula à medida que são transportadas.

As moléculas dentro da vesícula são eventualmente liberadas para serem usadas por outras partes da célula.

Exemplos de Pinocitose – Processo de Pinocitose

A pinocitose é amplamente utilizada entre as células do corpo, mas existem situações específicas em que a pinocitose desempenha um papel importante. Microvilosidades no intestino usam esse processo para absorver nutrientes dos alimentos. Células no rim podem usar pinocitose para separar nutrientes e fluidos da urina que será expelida do corpo. Além disso, os óvulos humanos também o utilizam para absorver nutrientes antes de serem fertilizados.

Tipos de Pinocitose – Processo de Pinocitose

A pinocitose é decomposta em macropinocitose ou micropinocitose com base no tamanho da vesícula que é formada. As vesículas formadas a partir de macropinocitose têm cerca de 1-2 µm de comprimento (0,0001-0,0002 cm), enquanto que as formadas a partir de micropinocitose são ainda menores, cerca de 0,1 µm, e são formadas a partir das menores indentações na membrana celular.

Diferenças entre o Processo de Pinocitose e Fagocitose

Esses são dois conceitos bastante parecidos, mas que contam com algumas diferenças fundamentais, portanto, não devem ser confundidos. Confira abaixo algumas das diferenças fundamentais entre o processo de pinocitose e o de fagocitose.

A pinocitose e a fagocitose são processos semelhantes, mas apresentam algumas diferenças fundamentais. A fagocitose é usada para absorver materiais muito maiores que as partículas que podem ser absorvidas pela pinocitose, como as bactérias. A fagocitose envolve a ingestão de materiais sólidos, enquanto a pinocitose envolve a ingestão de líquidos e partículas de soluto. Durante a pinocitose, o conteúdo das vesículas é esvaziado diretamente na célula, mas isso não acontece na fagocitose porque o conteúdo das vesículas é muito grande. Os lisossomos devem combinar-se com as vesículas para decompor o conteúdo. Este processo não ocorre na pinocitose.

Termos e conceitos relacionados ao processo de pinocitose

Endocitose: Quando uma célula recebe partículas através da invaginação da membrana celular.

Fagocitose: também conhecida como “comer célula”; quando uma célula absorve partículas grandes, como bactérias inteiras.

Invaginação: – O processo pelo qual uma estrutura (neste caso, a membrana celular) é dobrada para trás ou virada para dentro para formar uma bolsa ou cavidade.

Vesícula:  Uma pequena esfera de membrana dentro da célula que pode absorver e transportar materiais como nutrientes ou resíduos.

Gostou do nosso artigo sobre o processo de pinocitose. Para mais artigos como esse acompanhe nosso blog diariamente.

Artigos relacionados ao Processo de Pinocitose:

Até o processo artigo! Você sempre será bem vindo ao Matérias do Enem.