
Proatividade
Com a constante rotatividade do mercado e com a atual situação de crise no país, é necessário que o profissional tenha qualidades que sejam de interesse das empresas privadas. Como as condições financeiras não permitem uma quantidade grande de funcionários, as companhias buscam profissionais que possuam características para suprir as necessidades, antes feitas por mais pessoas.
Dentre outras características, um dos aspectos mais adorados e populares entre os setores de Recursos Humanos – os quais, na maioria das vezes, são responsáveis pela contratação – é o de proatividade. Por isso, nesse artigo iremos falar mais sobre essa qualidade, explicando o seu significado e dando dicas para pessoas que desejam ter essa como uma de suas características principais.
O que é a proatividade?
O termo por si já é bastante intuitivo, e a palavra proatividade – que também pode ser escrita pró-atividade – pode ser classificada como um ato da pessoa proativa. Esta, por sua vez, é alguém que age de maneira antecipada, evitando que situações problemáticas aconteçam ou acelerando o funcionamento de alguma coisa.
Para melhor entendimento do leitor, podemos citar como a palavra é falada no inglês. Nessa língua, as pessoas proativas são chamadas de “Self-starter”. Em tradução livre, esse termo significaria algo como “pessoa que começa uma atividade por conta própria”. Desse modo, o proativo é aquele que não precisa da ordem de nenhum superior para saber o que fazer e quando fazer, poupando tempo de todos os funcionários da empresa.
Características de uma pessoa proativa
A proatividade por si só já é uma característica marcante, mas algumas atitudes e aspectos podem fazer com que outros indivíduos ou até mesmo a própria pessoa perceba que possua essa qualidade tão buscada por grandes empresas. Desse modo, iremos falar agora algumas atitudes de pessoas proativas:
- Percebe o problema antes mesmo de ele acontecer:
Alguém que possui a qualidade da proatividade conta com uma habilidade de prever os problemas. Isso pode fazer até com que o problema não ocorra, uma vez que medidas preventivas podem ser tomadas.
- Concentração:
Uma pessoa proativa sabe que, para fazer algo de maneira bem feita, precisa de uma concentração. Dessa forma, a pessoa que possui essa qualidade não gasta o seu tempo se lamentando pelo que, de maneira inevitável, já aconteceu, mas sim pensando em uma maneira de como resolver aquele problema em específico.
- Planejamento:
Alguém que possui a qualidade de ser proativo conta com a habilidade de planejamento. Isso porque essa pessoa não faz as coisas de última hora, mas sim divide o seu tempo de maneira inteligente, de modo a não deixar nada para trás e conseguir cumprir todos os seus prazos.
- Não acumula tarefas:
Um indivíduo proativo tem a característica de nunca acumular tarefas. Isso porque nosso cérebro, quando sente que está fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, não consegue desempenhar nenhuma atividade com a atenção que ela exige. Por isso, fazer uma coisa de cada vez e cada uma em seu tempo é necessário para desempenha-las com excelência.
- Interessado no que faz:
É impossível antecipar problemas e fazer coisas sem nenhum comando se não estivermos interessados naquilo que fazemos. Por isso, estar interessado ou ao menos se esforçar para ter curiosidade na nossa profissão e no funcionamento de nossa empresa é necessária para ser proativo no mercado de trabalho.
Dicas para ser uma pessoa proativa
Como já falamos várias vezes nesse artigo, a qualidade de proatividade é buscada por várias empresas, principalmente na situação atual que vivemos no nosso país. Muitas pessoas podem se sentir decepcionadas com isso, pois não se consideram indivíduos proativos. No entanto, não se engane! Essa não é uma qualidade inata e pode ser desenvolvida ao longo do tempo.
Desse modo, agora iremos falar algumas dicas para indivíduos que, apesar de não serem proativos, desejam adquirir essa qualidade:
- Pense antes de agir:
Muitas vezes, com a correria do dia a dia, não conseguimos parar para pensar antes de fazermos nossas tarefas. Isso pode ser um grande, uma vez que, algumas das vezes, aquela atividade não era a mais importante no momento, ou deveríamos fazer de outra forma.
- Busque questionar as coisas:
Uma das características mais notáveis de alguém proativo é o constante questionamento que tem das coisas. É importante estar interessado naquele processo e em todo o sistema que está inserido, então sempre questione sobre as coisas.
- Tenha uma visão geral das atividades:
É difícil prever problemas e obstáculos quando não temos ideia da maneira de funcionamento de todo um processo. Desse modo, é importante buscar saber como as coisas funcionam de uma maneira geral, pois, a partir disso, poderemos pensar em como um simples ato pode influenciar na visão geral dos processos.
- Treine:
Não é do dia para a noite que passaremos a ser alguém proativo, que possui todas as atitudes de alguém com essa qualidade. Por isso, é importante treinar bastante e persistir no auto policiamento, isto é, perceber quando não está sendo proativo e lutar contra isso!