• Registro de Marcas e Patentes.

Principal autor do Quinhentismo


Principal autor do Quinhentismo

O Brasil foi reivindicado por Portugal em 1500 e foi nomeado pelo primeiro produto de exportação da terra, pau-brasil , cujo comércio foi iniciado em 1502 por um consórcio de “cristãos-novos” (judeus convertidos) liderados por Fernão de Noronha. Com as impressoras escassas durante a maior parte do período colonial, os manuscritos, quando possível, eram publicados principalmente na pátria portuguesa – ao contrário da América espanhola, onde as impressoras eram estabelecidas desde os primórdios da colonização. Publicações de conquista, viagens e colonização não foram, portanto, incentivadas no Brasil colonial.

Este cenário explica em parte porque a carta de descoberta escrita a D. Manuel I de Portugal por Pero Vaz de Caminha – o escriba do explorador Pedro Álvares Cabral , que é creditado como tendo sido o primeiro europeu a ver o Brasil – não foi publicado até 1817, apesar de sua existência ser conhecida desde 1773. A carta narra não apenas o encontro português com tribos nativas e a descoberta de recursos naturais. mas também revela as raízes do “nativismo”, uma glorificação impressionista da fauna e flora brasileiras.

Esse contexto explica porque, apesar de outros nomes importantes terem feito parte do Quinhentismo, Pero Vaz de Caminha é tido como o principal autor desse movimento.

Ainda que tenha escrito apenas uma obra, ela se trata do primeiro escrito feito em solo brasileiro e tem uma importância histórica inestimável para os desdobramentos da colonização portuguesa no país.

Principal autor do Quinhentismo – Importância

Além de Pero Vaz de Caminha, o Quinhentismo também ficou marcado na obra de importantes autores como o padre espanhol José de Anchieta, Pero de Magalhães Gândavo, Manuel da Nóbrega, dentre outros nomes que participaram dos primórdios da colonização.

Se você quer ler mais sobre o Quinhentismo, movimento pioneiro da literatura no e sobre o Brasil, acesse nosso artigo mais completo clicando aqui.