Poríferos – Características, reprodução, exemplos - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Poríferos – Características, reprodução, exemplos


O reino animal é algo impressionante. A variedade de seres vivos que conhecemos por nossas experiências de vida e vontade de conhecer o mundo o máximo possível nos surpreende cada dia mais, despertando ainda mais curiosidade sobre algumas espécies inusitadas e de características peculiares.

Poríferos Cores

Longe de mim restringir esse pensamento aos animais de terra firme. Os rios e oceanos apresentam grande diversificação e tudo isso ainda é um pouco desconhecido para nossos olhos. É possível encontrar cada tipo de ser vivo nesses ambientes, com capacidades de adaptação e sobrevivência tão diferenciadas que você ficaria surpreso.

Por exemplo, você já deve ter assistido ou no mínimo ouvido falar de uma das animações mais famosas desse século, o Bob Esponja. Mesmo no mundo maluco dos desenhos animados parecia estranho uma esponja ter vida, mas você sabia que a esponja é um animal e não simplesmente um objeto de limpeza?

Poríferos Esponja

Pois é, as esponjas, também conhecidas como poríferos, são um grupo de invertebrados aquáticos simples que incluem três grupos – as esponjas de vidro, as demosponjas e as esponjas calcárias. Existem cerca de cinco mil a 10 mil espécies de esponjas encontradas principalmente em ambientes marinhos com cerca de 100 espécies de esponjas de água doce.

Eles são encontrados em uma ampla variedade de habitats, desde as zonas de maré até os nove mil metros de profundidade e das regiões polares aos trópicos. A maioria vive em águas calmas e límpidas, porque sedimentos agitados por ondas ou correntes bloqueariam seus poros, dificultando a alimentação e a respiração. A maioria das esponjas é ancorada em superfícies duras como rochas, mas algumas esponjas podem se fixar em sedimentos moles usando base semelhante a uma raiz.

Poríferos Oceano

Esponjas adultas podem ser assimétricas ou radialmente simétricas e vêm em uma variedade de tamanhos, cores e formas, incluindo em forma de árvore, em forma de leque, em forma de taça, em forma de tubo, em forma de bola e sem forma.

As demosponjas são, por muitas vezes, coloridas e crescem para ser a maior de todas as esponjas, compondo mais de 90% de todas as espécies de esponjas. As esponjas calcárias (cerca de 100 espécies) têm espículas que são feitas de carbonato de cálcio e são geralmente menos que outras esponjas. Esponjas de vidro (cerca de 500 espécies) têm espículas feitas de sílica, a maioria é encontrada em grandes profundidades e é comum em águas antárticas mais frias.