• Registro de Marcas e Patentes.

Placas de Peyer função, características e cuidados


Placas de Peyer é o nome dado a qualquer um dos nódulos de células linfáticas que se agregam para formar feixes ou manchas e ocorrem geralmente apenas na porção mais baixa (íleo) do intestino delgado; eles são nomeados para o anatomista suíço do século XVII Hans Conrad Peyer.

As placas de Peyer são redondas ou ovais e estão localizados no revestimento da membrana mucosa do intestino. Eles podem ser vistos a olho nu como áreas espessadas e alongadas, e sua superfície é livre das projeções (vilosidades) e depressões (glândulas de Lieberkühn) que caracterizam a parede intestinal. Normalmente, existem apenas 30 a 40 patches em cada indivíduo. Em adultos jovens, eles podem ser mais numerosos e, à medida que a pessoa envelhece, eles tendem a se tornar menos proeminentes. Sua função completa não é conhecida, mas eles desempenham um papel na resposta imunológica e contêm células B e T semelhantes às encontradas nos linfonodos periféricos.

Em febre tifoide, estas manchas podem tornar-se locais de inflamação, caso em que podem desenvolver ulcerações, hemorragias ou perfurações.

Como parte do sistema imunológico, temos a parte intestinal que constitui a parte mais extensa e complexa de todo o aparato defensivo do corpo. O intestino coleta diariamente a maior entrada de patógenos invasivos e, portanto, deve ser capaz de reconhecer os patógenos dos inócuos que vêm de fora através da comida. Para isso, possui mecanismos e barreiras de defesa e essas barreiras são formadas por enzimas digestivas pancreáticas, pela flora intestinal e pelo epitélio intestinal. Há áreas na parte inferior do intestino delgado (íleo) chamadas “” placas de Peyer “também conhecido como” Peyer de patches ou ‘Gânglios Peyer’ ‘que tornam -se uma parte importante do sistema linfático e eles devem seu nome, como já dito, ao anatomista suíço Johann Conrad Peyer. Elas são sensibilizadas e especializadas na identificação de antígenos associados à passagem de alimentos através do trato digestivo e são responsáveis ​​por decidir se as bactérias inofensivas ou nocivos ou a tentativa de colonizar no corpo são células ativas.

 

Onde está inflamação aparece?

Onde está inflamação aparece?

Remendos ou placas de Peyer são observáveis ​​como um espessamento alongado do epitélio intestinal e tem cerca de 30 cm de comprimento. Há um número entre 30 e 40. Microscopicamente, placas de Peyer aparecem como pequenos nódulos ou folículos linfoides ovais ou redondos (semelhantes para os nódulos linfáticos) na camada da mucosa e que se estendem para a submucosa do íleo.

 

Função

Uma vez que o trato gastrointestinal é constantemente exposto a agentes externos, muito do que é preenchida com agentes patogênicos potencialmente perigosos que devem ser reduzidas é considerado pelo sistema imunitário como a porta de entrada para o mundo exterior e um risco é assumido. Por isso, essas placas destacam-se por sua vigilância imunológica do que entra de fora para o intestino e também facilita a geração da resposta do sistema imunológico dentro da mucosa. Além disso, as placas de Peyer podem aprender a identificar novos antígenos para o armazenamento dessas informações para o futuro, para que o sistema imunológico seja mais eficaz.

Doenças associadas

Doenças associadas

Às vezes sabemos que o sistema imunológico está errado e pode erroneamente identificar uma proteína presente em um alimento, como um antígeno nocivo desencadeando respostas de alarme, produzindo inflamação antes do invasor. O sistema imunológico fica confuso e age. Estas são alergias alimentares cujas reações podem ser leves e até fatais.