• Registro de Marcas e Patentes.

Permanganato de Potássio


O permanganato de potássio é um químico inorgânico muito útil com propriedades desinfetantes.

A fórmula química do permanganato de potássio é KMnO4 e sua massa molar é de 158,034 g / mol. É um composto iônico composto de cátion de potássio (K +) e ânion permanganato (MnO4-), no qual o átomo de manganês é ligado a quatro átomos de oxigênio através de três ligações duplas e uma ligação simples. O metal de manganês está no estado de oxidação +7 neste sal. O KMnO4 sólido possui uma estrutura cristalina ortorrômbica.

  • Preparação

    permanganato de potassio
    permanganato de potássio

O permanganato de potássio é preparado industrialmente em um processo de duas etapas, reagindo dióxido de manganês (MnO2) com hidróxido de potássio em alta temperatura para resultar no manganato de potássio (K2MnO4), que é submetido à oxidação eletrolítica para dar o produto permanganato de potássio.

Essas reações são matematicamente expostas assim:

2 MnO2 + 4 KOH + O2 → 2 K2MnO4 + 2 H2O

2 K2MnO4 + H2O → 2 KMnO4 + 2 KOH + H2

– Propriedades físicas

O KMnO4 é encontrado como um sólido cristalino de cor púrpura brilhante. É inodoro e tem uma densidade de 2,70 g / mL e um ponto de fusão de 240 ° C. É disponível comercialmente como pó, cristais ou comprimidos.

– Propriedades químicas

O permanganato de potássio dissolve-se facilmente em água para gerar uma solução característica de cor púrpura brilhante, rosa escuro ou magenta.

É um oxidante forte que mancha a maioria dos materiais orgânicos (incluindo pele e roupas) que entram em contato com ele, devido à formação de um produto marrom escuro reduzido, MnO 2.

É estável em condições normais, mas se decompõe com o aquecimento para gerar MnO2.

O KMnO4 sólido reage violentamente com ácido sulfúrico concentrado, glicerol e alguns álcoois simples.

– Possibilidades de uso

permanganato de potassio - onde encontrarpermanganato de potassio – onde encontrar

O KMnO4 é um oxidante forte que possui poderosas propriedades antissépticas e não é tóxico em concentrações diluídas. É, portanto, usado para tratar feridas, úlceras, eczema, dermatite, infecções fúngicas e outras condições da pele.

Também é amplamente utilizado no tratamento de água, preservação de frutas, síntese orgânica, fotografia, propulsores de foguetes e em química analítica como um importante titulante.