O interior dos corpos vivos apresenta uma grande diversidade de elementos a serem estudados e compreendidos. As células, por exemplo, são as menores unidades dos seres vivos com formas e funções definidas. Mas dentro delas, ainda acontecem uma série de atividades para que essas funções sejam desempenhadas.
Organelas citoplasmáticas estão presentes tanto nas células vegetais como nas células animais. São todas as minúsculas inclusões vivas presentes no citoplasma, chamadas também de organelas celulares, encarregadas da respiração, além de fabricação ou armazenamento de substâncias.
Organelas Citoplasmáticas – Núcleo
Seu núcleo é um corpo esférico denso de membrana dupla, contendo retículo nuclear, nicléolo e nucleoplasma. As estruturas desse núcleo, sob microscópio eletrônico, são as seguintes: membrana nuclear, que é delicada, porosa, tem dupla camada e sua função é separar o núcleo do citoplasma circundante; nucleoplasma, que é denso, tem massa clara, forma a matriz do núcleo e sua função é armazenar materiais de reserva para a divisão celular; retículo nuclear, que é uma estrutura altamente enrolada que também é chamada de retículo de cromatina, que tem como função transportar materiais genéticos de uma geração para a próxima geração; e, por fim, o nucléolo, corpo esférico sem membrana e denso presente no núcleo, com função de produzir RNA e ribossomos.
Funções das organelas citoplasmáticas:
- É o centro de todas as atividades bioquímicas da célula
- É o controle central dos principais processos fisiológicos que ocorrem dentro da célula
- Eles contêm os cromossomos, que contêm os genes. Os genes ajudam na transmissão dos caracteres hereditários dos pais para os filhos
- Também iniciam e regulam a divisão celular
Detalhes das Organelas Citoplasmáticas
Falando de algumas organelas citoplasmáticas separadamente, é importante entender as funções de cada uma delas. Os ribossomos, por exemplo, são organelas não membranosas com a função da síntese de proteínas. Os centríolos, assim como os ribossomos, também não possuem membrana, mas sua atuação é na formação de cílios e flagelos, além de ser fundamental no processo de divisão celular.
organelas-celulares-definicao
O retículo endoplasmático
Temos também o retículo endoplasmático, que é formado por uma rede de canais ligados entre si e espalhados por toda a célula. Atuam no transporte de substâncias pelo citoplasma, estando presentes nas células eucarióticas. É dividido em dois tipos: o granuloso e o não granuloso, com a diferença sendo que os que possuem ribossomos em sua membrana são granulosos – e os que não possuem, não são. O retículo endoplasmático granuloso tem funcionalidade na síntese de proteínas, enquanto o não granuloso atua na síntese de lipídios, além da desintoxicação celular.
As mitocôndrias – Organelas Citoplasmáticas
Outra organela que deve ser lembrada, talvez até mais do que as outras, são as mitocôndrias. Formadas por dupla membrana lipoproteica, elas são encontradas em grande número em células tanto animais quanto vegetais, com a função de liberar energia para o metabolismo das células.
Esse processo de liberação de energia é a chamada respiração celular. Existe a liberação de energia proveniente das moléculas orgânicas, principalmente a glicose. A glicose libera energia e gás carbônico, com a energia sendo usada para atividades celulares e o gás carbônico sendo eliminado na respiração.