O que foi o Modernismo no Brasil - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

O que foi o Modernismo no Brasil


O Modernismo foi um movimento cultural, literário e artístico que surgiu no início do século XX. O principal objetivo desse movimento era romper com o tradicionalismo existente na época.

O modernismo teve como marca principal as mudanças drásticas e anárquicas, além da efemeridade e do sentimento de segmentação da realidade. O uso de novos conceitos foi a maneira pela qual os artistas buscaram suprir a necessidade de alterar o mundo ao seu redor.

O que se acreditava é que os conceitos e métodos tradicionais das artes como o design, a literatura o cinema, a música e as próprias artes plásticas estavam completamente ultrapassadas. Algo que se fazia necessário era criar uma cultura nova, e com isso alterar as características sociais e culturais daquela época, substituindo novos métodos e formas de ver o mundo.

Com essa intenção, os artistas modernos começaram a trabalhar aplicando esse novo modo de pensar e tratando dessas novas formas artísticas de expressão, de criação e de reprodução, impulsionando uma verdadeira transformação na forma de pensar a organização então existente. O posicionamento e forma como pensavam esses artistas foram importantes para formar a estética modernista.

O acontecimento que iniciou o movimento modernista no Brasil foi a Semana da Arte Moderna, em 1922, momento esse que foi marcado pela agitação e surgimento de novas ideias e formas de pensar.

Semana da Arte Moderna contexto histórico (O Pré Modernismo no Brasil)

Para se falar sobre o surgimento do modernismo, e também sobre os sentimentos que causaram seu surgimento, é importante explicar o momento em que estava o Brasil. O modernismo surgiu junto a sensação de insatisfação com a situação politica vigente no país, onde a inflação servia para causar um aumento da crise e impulsionava o surgimento de protestos e greves.

A Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, foi algo que também reverberou no Brasil.

Assim a necessidade de se reorganizar o país politicamente, e também nas áreas artísticas, somado a vontade de se livrar da influência estrangeira, surge o movimento modernista que pretende criar uma nova estética independente de arte.

  • Fases do modernismo

Primeira fase do modernismo:

A primeira fase do modernismo ficou conhecida como “Fase Heroica”, foi no período entre o ano de 1922 e 1930. Nesta fase inicial os artistas se inspiraram em vanguardas europeias como o cubismo, o surrealismo e o futurismo. Esse período ficou conhecido como o mais extremo e teve a publicação de vários manifestos e revistas, assim como pelo surgimento de diversos grupos modernistas.

Segunda fase do modernismo:

Essa segunda parte do modernismo, compreendida entre o ano de 1930 ao ano de 1945, e ficou conhecida como “Fase de Consolidação”. Nesse período houve um maior uso de temas que buscassem pelo regionalismo e pelo nacionalismo, com predomínio da prosa de ficção, e foi também nesse momento que as obras artísticas passaram por um amadurecimento e pode se consolidar com eficácia.

Pós Modernismo no Brasil (Terceira Fase):

Essa fase ficou conhecida como “Pós Modernista”, não se tem um consenso sobre o término dessa fase, para alguns estudiosos ela terminou em 1960, mas para outros ela ainda está em vigor. Uma característica dessa fase é o predomínio e a diversificação da prosa com a prosa urbana, a prosa intimista e a prosa regionalista.