• Registro de Marcas e Patentes

O que é uma redação dissertativa?


O que é uma redação dissertativa? – Ter uma boa redação é algo importante nos dias atuais, pois a todo o momento estamos escrevendo novos textos, seja um e-mail, uma mensagem, ou mesmo em uma prova na escola ou na faculdade. A redação tem valor especial para os estudantes que pretendem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem, pois é um dos quesitos cobrados na prova anual.

O Enem se tornou algo maior do que apenas uma prova que examina o desempenho do ensino das escolas de ensino médio, mais do que isso o exame é a porta de entrada para jovens e adultos para o ensino superior. Através de programas instituídos pelo Governo Federal os praticantes do Enem podem acessar a graduação. Os principais programas são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que proporciona a entrada de alunos em instituições de ensino federais e estaduais, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que proporcionam o ingresso de entrada de estudantes em instituições de ensino privadas.

O que é uma redação dissertativa?

O texto dissertativo é um texto também opinativo e argumentativo, pois é feito para expressar a opinião do autor sobre determinado tema, de forma coerente e coesa, com uma argumentação lógica que sustente sua opinião. A estrutura de um texto dissertativo é composto por três partes principais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Como se fazer uma boa redação dissertativa?

Um bom texto exige determinados pré-requisitos, que vão variar de um estilo de texto para outro. Falando especificamente do texto dissertativo podemos destacar os seguintes passos para um bom texto:

A apresentação

O texto dissertativo é um texto de opinião e por isso exige uma clara apresentação de ideias. Seu ponto de vista deve ficar bem definido e o tema que será desenvolvido deverá ser bem identificado.

A argumentação

Depois de apresentar o tema que será abordado e qual sua posição em relação a ele, é preciso defender este posicionamento. Para defender uma ideia você tem que utilizar argumentos que convenção.

Coesão e coerência

Seu texto deve fazer sentido. Não adiante levantar inúmeros fatos sobre o tema, dados estatísticos e opiniões que não tenham ligação alguma. Um texto dissertativo precisa seguir uma linha de raciocínio que levará a um determinado fechamento. As ideias precisam se amarrar umas as outras formando uma base sólida para aquilo que você está defendendo.

Encerramento

Um bom texto dissertativo precisa deixar claro seu posicionamento e é na conclusão que isso ocorre. Suas ideias devem ser concluídas e uma nova ideia ou intervenção deve surgir como resultado.

Pesquisa

A melhor maneira de se escrever sobre algo é conhecendo o tema. é necessário que se leia e pesquise um pouco sobre tudo para que no momento de escrita não seja pego desprevenido.

O que é uma Redação nota 1000?

O termo redação nota 1000 refere-se aquelas redações do Enem que receberam a nota total nesta parte do teste. Todos os anos ocorrem casos de estudantes que conseguiram atender a todos os requisitos de uma boa redação, graças a muito estudo, muita leitura e pesquisa realizadas. Conseguir tirar a nota total da redação no Enem é algo possível para qualquer estudante que deseja alcançar o sonho de fazer uma graduação.

Tirar a nota 1000 na redação do Enem pode ajudar muito no momento de escolher uma instituição de ensino superior. Isso se deve ao fato de a redação ser um diferencial no momento de inscrição da bolsa em programas para ensino superior. Em alguns casos a nota da redação serve como desempate para algumas vagas.

Estrutura da redação dissertativa

Introdução da redação dissertativa

A introdução é a parte inicial do texto, onde devem ser expostas as ideias que serão desenvolvidas ao longo do texto. Esta parte é muito importante, pois ela apresenta o tema principal do texto. Neste momento o tema discutido deverá ser exposto de maneira clara. A introdução é conhecida também por “Tese”.

Desenvolvimento da redação dissertativa

Nesta segunda parte do texto dissertativo, como próprio nome diz, devem ser desenvolvidas as ideia apresentadas na introdução. Através de dados estatísticos, de informações complementares, de fatos concretos, exemplos bem definidos e opiniões sobre o tema. Esta parte é importante por ser o momento em que será defendido com argumentos o ponto de vista que foi apresentado no início sobre o tema, é na conclusão que seu ponto de vista será defendido e confirmado. O desenvolvimento é conhecido também como “Antítese” ou “Anti-Tese”.

Conclusão da redação dissertativa

A conclusão do texto dissertativo é o momento em que seu texto é fechado e finalizado. Nesta parte as ideias devem ser concluídas e uma nova ideia deve ser apresentada, normalmente como uma proposta de melhoria do problema ou tema discutido durante o texto. É na conclusão que se confirma que sua opinião foi bem expressa e bem colocada. Por isso, esta parte é conhecida também como “Nova Tese”.