
Lei de Pareto – Importância
O que é a regra 80/20 e pode realmente fazer com que 80% do seu trabalho desapareça?
Se você estudou sobre negócios ou economia, conhece bem o poder do Princípio ou Lei de Pareto.
O homem por trás do conceito
Vilfredo Federico Damaso Pareto nasceu na Itália em 1848. Ele viria a se tornar um importante filósofo e economista. Diz a lenda que um dia ele percebeu que 20% das plantas de ervilha em seu jardim geraram 80% das vagens de ervilha saudáveis. Essa observação levou-o a pensar em distribuição desigual. Ele pensou em riqueza e descobriu que 80% das terras na Itália pertenciam a apenas 20% da população. Ele investigou diferentes indústrias e descobriu que 80% da produção normalmente vinha de apenas 20% das empresas. A generalização tornou-se: 80% dos resultados virão de apenas 20% da ação.
A Lei de Pareto
Essa “verdade universal” sobre o desequilíbrio de entradas e saídas é o que ficou conhecido como o princípio de Pareto, ou a regra 80/20. Embora nem sempre exista uma proporção exata de 80/20, esse desequilíbrio é frequentemente visto em vários casos de negócios:
- 20% dos representantes de vendas geram 80% das vendas totais.
- 20% dos clientes representam 80% do total dos lucros.
- 20% dos bugs de software mais reportados causam 80% de falhas no software.
- 20% dos pacientes são responsáveis por 80% dos gastos com a saúde (e 5% dos pacientes respondem por 50% de todos os gastos!)
Por que o Princípio de Pareto é tão importante?
Existe uma razão prática para aplicar o Princípio de Pareto. Simplesmente, ele pode te dar uma janela sobre quem recompensar ou o que consertar. Por exemplo, se 20% das dobras levarem a 80% das falhas, você poderá identificar e corrigir essas falhas. Da mesma forma, se 20% de seus clientes estiverem gerando 80% de suas vendas, convém se concentrar nesses clientes e recompensá-los por sua lealdade.
Aplicações da Lei de Pareto
Em uma nota mais pessoal, você pode se relacionar com seus hábitos 80/20 não intencionais.
Você pode possuir pelo menos cinco ternos incríveis, mas 80% do tempo ou mais você usa um preto, bem costurado, de peito único com uma camisa azul. O mesmo exemplo pode ser usado com sapatos, pode-se ter muitos, mas usa-se quase sempre os mesmos.
Você pode ter 15 quartos em sua casa, mas gasta cerca de 80% do tempo em um quarto, e nos outros cômodos apenas 20%.
Você pode viver em uma cidade imensa, com milhares de quilômetros, mas geralmente só anda em 20% deles. Assim como frequenta algo próximo desse percentual de ambientes, o trabalho, escola, universidade, os mesmos bares, restaurantes e opções de lazer.
O Princípio de Pareto pode ser aplicado em uma ampla gama de áreas, como manufatura, gestão e recursos humanos. Ele foi adotado por uma variedade de programas de treinamento e gestão de relacionamento com clientes (CRM). Um negócio de consultoria financeira geralmente usa o Princípio de Pareto para ajudar a gerenciar seus clientes. A empresa depende da capacidade do consultor de fornecer excelente atendimento ao cliente, pois suas taxas dependem da satisfação de seus clientes. No entanto, nem todo cliente fornece a mesma quantia de receita para o consultor. Se uma prática consultiva tem 100 clientes, de acordo com o Princípio de Pareto, 80% da receita do consultor financeiro deve vir dos 20 principais clientes. Esses 20 clientes possuem a maior quantidade de ativos e as taxas mais altas cobradas.
O Princípio de Pareto parece simples, mas é difícil de implementar para o consultor financeiro típico. O princípio sugere que, uma vez que 20 clientes pagam 80% do total das taxas, eles devem receber pelo menos 80% do atendimento ao cliente. Os consultores devem passar a maior parte do tempo cultivando os relacionamentos de seus 20 principais clientes. No entanto, como a natureza humana sugere, isso não acontece. A maioria dos consultores tendem a distribuir seu tempo e serviços sem considerar o status de um cliente. Se um cliente ligar e tiver um problema, o consultor negociará de acordo, independentemente de quanto rendimento o cliente realmente traz para o consultor.
As práticas consultivas que adotaram o Princípio de Pareto obtiveram melhorias no gerenciamento do tempo, na produtividade e na satisfação geral do cliente. O princípio também levou os consultores a se concentrarem em replicar seus 20% de clientes, sabendo que a adição de um cliente desse tamanho afeta imediatamente o resultado final.
O Princípio de Pareto pode ser aplicado a muitas empresas, especialmente aquelas que são baseadas no atendimento ao cliente. Também pode ser aplicado em um nível pessoal. O gerenciamento de tempo é o uso mais comum do Princípio de Pareto, pois a maioria das pessoas tende a espalhar seu tempo em vez de se concentrar nas tarefas mais importantes.
Problemas com o Princípio de Pareto
Embora a divisão 80/20 seja verdadeira para a observação de Pareto, isso não significa necessariamente que ela sempre tenha que ser igual a 100. Por exemplo, 30% da força de trabalho (ou 30 de 100 trabalhadores) podem completar apenas 60% da produção. Os trabalhadores remanescentes podem não ser tão produtivos ou podem simplesmente perder o emprego. Isto reitera ainda que o Princípio de Pareto é meramente uma observação e não necessariamente uma lei.
Como você pode usá-lo
Então, como você pode aplicar o princípio de Pareto para ganhar mais tempo em sua vida?
Você é um executivo? Você certamente se depara com o desafio constante de recursos limitados. Não é só o seu tempo que você precisa maximizar, mas a equipe inteira. Em vez de tentar fazer o impossível, uma abordagem Pareto é realmente entender quais projetos são mais importantes. Quais são os objetivos mais importantes de sua organização, ou chefe, e em quais tarefas específicas você precisa se concentrar para se alinhar a essas metas. Delegar ou descartar o resto.
Você é freelancer? É importante identificar seus melhores clientes (e os mais bem pagos). Claro, você não quer todos os ovos na mesma cesta. Mas muita diversificação levará rapidamente ao esgotamento. Concentre-se nos fazedores de dinheiro e fortaleça esses relacionamentos de longo prazo.
Você é um empreendedor? A tentação sempre existe para tentar o novo e excitante. Não há nada inerentemente errado com isso, mas tudo se resume a seus objetivos. Você está tentando expandir seu negócio atual? Uma mentalidade 80/20 ajudaria você a manter o foco no seu plano estratégico e a gastar menos tempo em busca de novas oportunidades?
Independentemente da sua situação, é importante lembrar que existem apenas alguns minutos em uma hora, horas em um dia e dias em uma semana. Pareto pode ajudá-lo a ver que isso é uma coisa boa; caso contrário, você seria um escravo de uma lista interminável de coisas para fazer.