• Registro de Marcas e Patentes.

Funções da Linguagem


As funções da linguagem são maneiras de utilizar a linguagem de acordo com o que pretende o falante. As funções da linguagem são divididas em seis principais tipos que são a função referencial, a função emotiva, a função poética, a função fática, a função conativa e a função metalinguística.

As funções da linguagem exercem um papel que tem ralação com todos os elementos que fazem parte do processo de comunicação que são quem é o emissor, quem é o receptor, qual é a mensagem a ser transmitida, qual é o código usado, através de qual canal está sendo transmitida e qual o contexto a comunicação está inserida. Analisando esses elementos é possível definir qual o objetivo que quer ser alcançado usando determinados atos de comunicação.

Normalmente, existe uma função da linguagem que predomina em um texto, porém outras funções também podem existir em um mesmo tipo de texto.

Função referencial ou denotativa

A função referencial ou denotativa é também chamada de função informativa, e possui como principal objetivo informar algo ou referenciar algo. Os textos de função referencial são voltados para o âmbito da comunicação, e esse tipo específico de texto é sempre escrito na terceira pessoa, seja do singular ou do plural, para tornar claro seu caráter impessoal.

Alguns dos melhores exemplos de textos que utilizam a função referencial são os textos jornalísticos, os textos científicos e os textos que são utilizados em materiais didáticos. Todos estes tipos de texto utilizam da linguagem denotativa para falar e informar sobre um tema específico, sem que sejam envolvidos pontos emotivos ou subjetivos à linguagem empregada.

Exemplo: uma notícia

“Um cão escapou dos incêndios florestais que atingiram a Grécia na semana passada escondendo-se em um forno ao ar livre. O cão foi encontrado vivo por voluntários, no distrito costeiro de Mati, próximo à capital, Atenas. A voluntária Artemis Kyriakopoulou filmou o resgate. O forno ficava no quintal de uma casa que foi totalmente devastada pelo incêndio, ocorrido em 23 de julho e que provocou mais de 90 mortes. O cão, que foi apelidado de Loukoumakis, tem cerca de 4 anos, está se recuperando e já foi adotado.” (Fonte: site g1.globo.com)

Função emotiva ou expressiva

A função emotiva é também conhecida como função expressiva, neste tipo de função da linguagem o principal objetivo é transmitir a quem escuta os sentimentos, as emoções e as subjetividades envolvidas por meio da opinião própria.

Textos desse tipo são escritos na primeira pessoa, no singular ou no plural, é estão diretamente direcionados para o emissor, pois possuem um caráter extremamente pessoal.

Bons exemplos de textos que utilizam a função emotiva são as cartas, os textos de cunho poético, os diários, entre outros. Todos estes tipos de texto são caracterizados pelo uso de sinais pontuação como o ponto de exclamação e as reticências, por exemplo.

Exemplo: carta

Olá Amor,

Já faz muito tempo desde a última vez em que recebi notícias suas, mais tempo ainda faz desde a última vez em que nos vimos. Eespero que ainda se lembre de mim, assim como me lembro de cada detalhe seu […].

Função poética

A função da linguagem poética é usada em obras literárias que possuem como marca característica o uso das palavras no sentido conotativo. Nessa função da linguagem a maior preocupação do emissor é através de que maneira será transmitida a mensagem através da escolha das palavras, do uso de figuras de linguagem e das expressões. Nesses casos, o elemento comunicativo de maior importância é a mensagem.

Apesar de ser uma função da linguagem característica de textos literários, a função poética pode ser vista também em outros tipos de texto. Algo que se nota sendo usado em expressões do cotidiano ou em textos publicitários, onde é visto com frequência de metáforas, de anedotas, de provérbios, de músicas, de trocadilhos, entre outros.

Exemplo: história de uma amiga

Aquela sim era doida. Doidinha de pedra. Todo mundo perguntava como tinha coragem de andar com ela, mas a verdade é que ela era minha amiga.

Função fática

A função da linguagem fática possui como principal objetivo iniciar ou terminar a comunicação, levando em conta que os elementos comunicativos mais importantes são o emissor e o receptor da mensagem e a relação estabelecida entre eles. Nesse tipo de texto o foco principal é o canal de comunicação.

As principais situações onde a função fática é utilizada são nos diálogos cotidianos, por exemplo, em saudações, em expressões de cumprimento, em conversas ao telefone, entre outros.

Exemplo: conversa no corredor da empresa

– E aí cara, tudo bom?

– Tudo sim cara! E você?

– Bem demais!

– Então tá bom!

Função conativa ou apelativa

A função da linguagem conativa é chamada também de função apelativa e tem como característica principal a adoção de uma linguagem mais persuasiva que possui como objetivo tentar convencer o receptor. Nesse tipo de texto a atenção está toda voltada para o receptor da mensagem final.

Os textos de função conativa tem em sua maioria o uso da segunda ou da terceira pessoa e possuem relevante quantidade de verbos no imperativo e o uso do vocativo. Além disso, essa função da linguagem é usada com frequência em campanhas publicitárias, em propagandas e em discursos políticos, por exemplo, com o objetivo de convencer e influenciar o receptor com o uso da mensagem transmitida.

Exemplo: oferta de loja

Não deixe de aproveitar, as melhores marcas só aqui!

Apenas hoje tudo com 50% de desconto.

Função metalinguística

A função da linguagem metalinguística tem como principal característica o uso da metalinguagem, que é aquela que faz referencia a ela própria. Nesse tipo de texto o emissor visa explicar o código fazendo uso do próprio código.

Bons exemplos do uso da função metalinguística são textos que explicam algum tipo de texto, ou um documentário cinematográfico que fale sobre a linguagem utilizada no cinema. Entretanto, os textos que utilizam dessa função da linguagem de maior destaque são os dicionários e as gramáticas.

Exemplo: este texto

O texto que você acaba de ler é um exemplo, pois utiliza de outras funções da língua para falar sobre funções da linguagem.