Fagocitose e Pinocitose - Qual a diferença? - Biologia - Enem
  • Registro de Marcas e Patentes.

Fagocitose e Pinocitose – Qual a diferença?


Fagocitose poderia ser traduzido como “comer uma célula” enquanto Pinocitose poderia ser traduzido como “beber uma célula”. Pinocitose e fagocitose são as duas categorias de endocitose. Ambos são o processo ativo e requerem energia (ATP) como adenosina trifosfato para a absorção de materiais. A fagocitose é uma ingestão de partículas sólidas com a formação de vesículas chamadas fagossomos, enquanto a pinocitose é a ingestão de partículas líquidas com a formação de vesículas chamadas de presuntos.

O termo “endocitose” foi dado por Christain de Duve no ano de 1963. Ambos os termos se referem à ingestão de material através da membrana plasmática, formando vesículas que são uma gotícula ligada à membrana localizada dentro do citoplasma da célula. A endocitose ocorre na célula animal e muito raramente na célula vegetal, uma vez que a célula vegetal é circundada pela parede celular, o que causa impedimento na invaginação da membrana plasmática.

A exocitose é exatamente o processo oposto ao da endocitose, na qual as substâncias podem sair da célula, por um mecanismo semelhante ao da endocitose e é comum nas células secretoras. Em ambos os casos, formam-se endossomos, que são uma invaginação da membrana plasmática para formar vesículas. Estas vesículas localizam as partículas englobadas que podem ser sólidas ou líquidas.

Definição de Pinocitose e fagocitose

Antes de saber as diferenças entre os dois processos é importante compreender bem os conceitos de pinocitose e fagocitose. Vamos à eles:

Definição de Pinocitose

O consumo de células é o outro nome da Pinocitose. É a ingestão de partículas líquidas e pequenas. Normalmente, íons, aminoácidos, açúcares, insulina e lipoproteínas são ingeridos através deste método.

Processo – Neste, as pequenas partículas líquidas a serem engolidas se ligam à camada externa da membrana plasmática. Essas pequenas partículas se ligam aos receptores específicos localizados na membrana plasmática da camada externa. Subsequentemente, as membranas plasmáticas formam as vesículas limitadas pela membrana, que é uma área invaginada ao redor das partículas. Esses pinossomos finalmente viajam para o citoplasma e as partículas são liberadas.

Definição de Fagocitose

O consumo de células também é chamado de fagocitose. Aqui as partículas a serem ingeridas são maiores em tamanho, portanto, enzimas digestivas são necessárias.

Processo – A membrana plasmática circunda-se e funde-se com as partículas a serem englobadas, onde se formam as vesículas fagocíticas chamadas de fagossomos. Esses fagossomos junto com os lisossomos liberam enzimas digestivas que são úteis na digestão dos fagossomos.

A fagocitose é mais frequentemente vista em protozoários, amebas e em animais superiores, incluindo humanos, esse processo ajuda a engolir partículas estranhas, bactérias nocivas, vírus e outros materiais residuais.

Principais diferenças entre pinocitose e fagocitose

Nós já discutimos que tanto os mecanismos de pinocitose e fagocitose se enquadram no processo principal chamado Endocitose, são dadas abaixo as principais diferenças entre eles:

– Pinocitose é o processo de ingestão de pequenas partículas líquidas através da membrana plasmática, com a ajuda da formação de vesículas; A fagocitose é o processo de ingestão de partículas sólidas através da membrana plasmática, com a ajuda de lisossomos e fagossomos, que liberam enzimas para quebrar as partículas maiores.

– O processo de englobamento é por Invaginação em pinocitose e por pseudópodes em fagocitose.

– Os lisossomos não desempenham nenhum papel na pinocitose, enquanto os lisossomos, juntamente com os fagossomos, ajudam na digestão das partículas maiores.

– A pinocitose não é específica ao substrato e a célula toma todo o tipo de fluidos circunvizinhos com todos os solutos presentes, enquanto a fagocitose é específica no transporte do substrato.

– O objetivo da pinocitose é usado para a ingestão de materiais, enquanto a fagocitose é usada para fins defensivos, englobando as partículas estranhas.

– As partículas tomadas em pinocitose são enzimas, hormônios, aminoácidos, açúcares, etc., com a finalidade de ingestão de partículas menores; enquanto a fagocitose é realizada por neutrófilos, macrófagos e protozoários para fins defensivos e ingere poeira, partículas estranhas, bactérias nocivas e vírus.

Conclusão

As células são consideradas como uma unidade básica da vida e são bem conhecidas por sustentá-la bem. Dos organismos unicelulares aos organismos multicelulares, segue o processo de alguma forma semelhante, eles carregam quase as mesmas reações bioquímicas. Um deles é Endocitose, onde o englobamento de material, seja sólido ou líquido, ocorre dentro da célula através da membrana plasmática.

Pinocitose e fagocitose são as duas categorias do processo acima. Anteriormente, ajuda-se a ingerir líquidos e partículas menores, enquanto o último ajuda a engolir partículas sólidas. A exocitose é o oposto do processo ao da endocitose, onde, em vez de engolfar, a célula ajuda a remover as partículas por processos quase semelhantes, como a pinocitose e a fagocitose.