Um tema que é debatido de forma recorrente é a diferença e a relação entre a ética e a moral. Em diversas situações cotidianas nos vemos entre uma difícil escolha e nesses momentos paramos para questionar o que seria realmente ético a ser feito, ou nos questionamos se uma escolha fere ou contradiz a moral. É sem dúvida algo que rende boas discussões, mas para se argumentar sobre qualquer assunto é preciso ter embasamento. Veja qual o significado de ética e moral e quais suas implicações na vida das pessoas em sociedade.

Ética e moral na filosofia

No âmbito da filosofia, a ética e a moral possuem distintos significados. A ética se refere tem ligação direta com o estudo que se fundamenta nos valores morais que guiam o comportamento dos seres humanos vivendo em sociedade, já a moral diz respeito aos costumes, às regras estabelecidas, aos tabus incorporados e às convenções definidas por cada uma das várias sociedades.

O que é ética

Para entender melhor o que é a ética, pode-se tomar como ponto de partida a origem da palavra que deriva da palavra grega ethos, que por sua vez significa “modo de ser” ou mesmo “caráter”, o termo grego pode significar também “habitat” ou “refúgio”, que é o mesmo que dizer do lugar onde habitam as pessoas. Já para os filósofos o termo significa “caráter”, ou “natureza”, ou mesmo “índole”.

A ética pode ser definida como um amarrado de conhecimentos retirados da investigação a respeito do comportamento humano, resultado da tentativa de explicar as regras morais de maneira racional, bem fundamentada, com teor científico e teórico. A ética é nada mais que uma análise sobre a moral.

A ética fala do estudo referente às praticas de condutas em sociedade. A ética pode ser dita como de origem individual, pois guia o comportamento segundo aquilo que cada indivíduo acredita.

Para o filósofo Aristóteles, a ética é definida pelo objetivo e pela finalidade a ser alcançada, que seria alcançar uma melhor maneira de viver em harmonia, com uma vida satisfatória, não apenas para si, mas também para os demais indivíduos da sociedade. Deste ponto de vista, a ética pode ser vista como uma determinada postura a ser tomada, a um modo de agir, ou mesmo à natureza do comportamento humano. Diz respeito à forma como agimos e como nos comportamos em situações variadas e como nos relacionamos com os demais indivíduos que fazem parte de nosso grupos social.

O que é moral

Partindo novamente do princípio que se refere a origem do termo, a palavra moral possui sua origem na palavra do latim morales, que significa “relativo aos costumes”. Pode-se entender a moral como o grupo de regras que são utilizadas no dia a dia e que tem seu uso continuado por todos os cidadãos. Esse grupo de regras age guiando cada pessoa, dando norte a suas ações e aos seus julgamentos a respeito do que é moral ou imoral, do que é bom ou mau, e daquilo que é certo ou errado.

A moral se refere aos costumes que são aplicados e que são típicos de um determinado grupo ou sociedade podendo, assim, variar entre diferentes grupos sociais que exercem costumes e tradições culturais. No caso da moral, o comportamento a ser aplicado em determinada situação é de origem social, pois o comportamento será guiado por aquilo que se acredita ser certo ou errado segundo o que foi instaurado em uma determinada sociedade.

Desta maneira, a moral é definida pelo grupo social ao qual está inserido cada indivíduo, variando de acordo com as determinadas necessidades exigidas para que ocorra um convívio satisfatório entre os integrantes daquele determinado grupo ou sociedade. Assim, alguns costumes podem ser muito naturais em um grupo e serem vistos como extremamente peculiares em outros grupos.

Relação entre ética e moral

A ética e a moral possuem objetivos parecidos, que são ajudar os seres humanos a guiar suas atitudes e comportamentos, em determinadas e distintas situações, a fazer as escolhas que definem seu caráter, aquilo que levará como virtudes, o que ajudará a definir seu nível de altruísmo. Mais do que apenas guiar o comportamento, a ética e a moral visam criar os fundamentos que servirão de base para o comportamento humano em sociedade.