• Registro de Marcas e Patentes.

Energia hidrelétrica: vantagens e desvantagens


Energia hidrelétrica é o nome dado a forma de obtenção de eletricidade a partir de geradores acionados por turbinas que convertem a energia potencial de queda ou fluxo rápido de água em energia mecânica .

Na geração de energia hidrelétrica, a água é coletada ou armazenada em altitudes mais elevadas e conduzida para baixo, através de grandes tubulações ou túneis (comportas) até uma elevação mais baixa; a diferença nessas duas elevações é conhecida como cabeça. No final de sua passagem pelos canos, a água caindo faz com que as turbinas girem. As turbinas, por sua vez, dirigem geradores , que convertem a energia mecânica das turbinas em eletricidade. Transformadores são então usados ​​para converter a tensão alternada adequada para os geradores para uma tensão mais alta adequada para transmissão de longa distância. A estrutura que abriga as turbinas e os geradores, e na qual os canos ou as comportas se alimentam, é chamada de casa de força.

Usinas hidrelétricas são geralmente localizadas em represas que captam rios , elevando assim o nível da água atrás da represa e criando uma cabeça tão alta quanto possível . A potência potencial que pode ser derivada de um volume de água é diretamente proporcional ao cabeçote de trabalho, de modo que uma instalação de cabeça alta requer um volume menor de água do que uma instalação de cabeça baixa para produzir uma quantidade igual de energia. Em algumas barragens, a casa de força é construída em um dos flancos da barragem, parte da barragem sendo usada como um vertedouro sobre o qual a água em excesso é descarregada em épocas de inundação. Onde o rio corre em um desfiladeiro íngreme e estreito, a casa de força pode estar localizada dentro da própria barragem.

 

Vantagens da energia hidrelétrica

É uma fonte de energia renovável

A energia hidrelétrica é renovável. Isso significa que não podemos esgotá-lo. No entanto, há menos e menos locais adequados para a construção de usinas hidrelétricas e menos ainda, onde esses projetos são realmente rentáveis.

– É uma forma de energia limpa

A geração de eletricidade com usinas hidrelétricas não é contaminante em si. A única contaminação ocorre no próprio processo de construção das grandes usinas.

Produção estável

É uma fonte de energia muito estável. Há muito pouca flutuação em termos de produção das usinas, a menos que haja mudanças nas necessidades. Geralmente é usado para garantir a energia mínima exigida. Se houver água nas represas, a eletricidade pode ser gerada.

 – Flexibilidade

Ajustando o fluxo de água, mais ou menos eletricidade pode ser produzida de acordo com a demanda. Quando a demanda é baixa, a água é mantida em barragens ou reservatórios, esperando que o consumo seja maior. É uma fonte de energia que se adapta às nossas necessidades.

– Segurança

Em comparação com a energia nuclear ou obtida com combustíveis fósseis, a energia hidrelétrica é muito mais segura. O único combustível usado é a água.

 

Desvantagens da energia hidrelétrica

Consequências ambientais

A construção de usinas hidrelétricas afeta a natureza, os fluxos naturais de água e a construção de estradas e linhas de energia.

Usinas hidrelétricas afetam peixes. Seus habitats são compostos por múltiplos fatores, como nível de água, velocidade dos mesmos, disponibilidade de abrigos e acesso a alimentos. A drenagem dos rios a jusante de uma barragem pode ser completamente devastadora para as populações de peixes. Portanto, é sempre necessário garantir um fluxo mínimo ou fluxo ecológico que permita aos peixes continuarem com seus ciclos biológicos, embora dependendo da espécie a construção de uma barragem seja algo incompatível com seu ciclo de vida.

Sua instalação é cara e complexa

A construção de uma usina hidrelétrica é cara. Embora, por outro lado, uma vez em operação, poucos trabalhadores são necessários e os custos de manutenção são geralmente baixos. Os projetos devem ser cuidadosamente estudados para minimizar os impactos ambientais.

Está sujeita a secas

A geração de eletricidade e os preços da energia são diretamente afetados pela quantidade de água armazenada. As secas podem, é claro, afetá-lo. Nos últimos anos, o clima está sendo alterado com períodos de seca que são mais longos do que o normal e tem havido inúmeros reservatórios que viram seus níveis abaixo de um mínimo.