• Registro de Marcas e Patentes

Doenças causadas por protozoários


Doenças causadas por protozoários

Atualmente, são poucas as doenças conhecidos que não possuem tratamento nem cura. A grande maioria das condições que causam problemas no organismo dos seres humanos pode, nos dias de hoje, serem tratadas e, no fim das contas, não causarem nenhum dano maior para a pessoa ou para a sua família.

No entanto, para que isso seja feito da maneira correta, é necessário que o próprio paciente saiba identificar os sintomas da doença e, a partir daí, consultar um médico ou um outro profissional da área da saúde. Por esse motivo, nesse artigo iremos falar sobre um grupo de doenças que atinge milhares de pessoas todos os anos, em todo o mundo. Estas são as doenças causadas por protozoários.

O que são os protozoários?

Antes mesmo de falar quais são as condições que podem ser transmitidas pelos protozoários, é necessário que o leitor saiba, de fato, o que são esses organismos. Protozoário é uma palavra que vem do latim, onde “proto” significa algo como “primeiro” e “zoon” – de onde vem o sufixo zoário – significa animal.

Dessa forma, podemos dizer que os protozoários são provavelmente um dos primeiros seres a existirem na Terra, bem no começo da evolução. São microorganismos eucariontes e, na grande maioria das vezes, unicelulares.

Existe um problema na definição do protozoário como uma divisão real. Isso se dá pelo fato de que não existe um ancestral comum que una todas as espécies que são classificadas dessa maneira. Cientistas explicam que isso se deve ao fato de que os protozoários são muito antigos, e não se tem conhecimento de espécies extintas há tanto tempo, principalmente quando estamos falando de microorganismos.

Como as doenças por protozoários são transmitidas?

Grande parte do crédito relacionado à diminuição de doenças em todo o mundo é devido à precaução que existe nos dias de hoje, devido ao maior acesso à informação. Dessa forma, é muito importante saber como as doenças são transmitidas, de forma a evita-las.

Na grande maioria das vezes, as doenças causadas por protozoários são transmitidas a partir do consumo de água contaminada ou alimento contaminado por fezes, os quais contêm os cistos desses organismos. Os cistos, por sua vez, podem ser descritos como a fase inativa dessas espécies, onde elas podem sobreviver em ambientes adversos por muito tempo. Nesses casos, quando entra no corpo do hospedeiro, ele passa para a fase ativa.

É importante ressaltar que, como grande parte das condições adversas, as doenças causadas por protozoários são mais comuns em países que possuem um índice de desenvolvimento humano muito baixo. Isso se dá pelo fato de que, nesses lugares, o saneamento básico não é uma realidade de grande parte da população, fazendo com que consumam alimentos e água contaminada de forma constante.

Doenças causadas por protozoários: quais são? 

Partindo agora para o que interessa e o que é o ponto central desse texto, iremos falar das doenças mais comuns e mais conhecidas que são causadas pelos protozoários. De forma redundante, é importante frisar que estas não são a totalidade de condições adversas ocasionadas por esses organismos, mas sim aquelas que são mais conhecidas dos médicos e da população em geral.

– Malária: – Doenças causadas por protozoários

A Malária é uma das doenças que mais matou e continua matando em todo o mundo. Diferentemente da forma mais comum de transmissão, essa condição é transmitida para o ser humano através da picada do mosquito do gênero Anopheles. Alem disso, é possível contrair a doença por transfusão de sangue, uma vez que ela afeta, em grande parte, as células sanguíneas.

A doença é causada por protozoários de um tipo específico, conhecido como plasmódios. No entanto, existem vários espécies desse tipo em todo o mundo, onde em cada ambiente uma é mais comum. No caso do Brasil, o protozoário causador da Malária mais comum é o Plasmodium Vivax.

Os principais sintomas dessa doença são dores no abdômen e em outro músculos do corpo, febres, calafrios, fadifa, mal estar, suor noturno, dentre outros. Além disso, como possíveis sintomas temos a palidez, juntamente com os olhos e com a pele amarelada. Se sentir – e perceber – boa parte desses sintomas, é altamente recomendado que consulte um médico, pois a doença necessita de diagnóstico.

– Giardíase: – Doenças causadas por protozoários

A contração da giardíase pode se dar tanto através do consumo de água quanto de alimentos contaminados. Além disso, o simples contato das mãos ou dos pés com os cistos pode resultar na transmissão da doença.

Em algumas das vezes, a giardíase não apresenta nenhum sintoma e por isso é tão necessário os checkups periódicos, com exames completos. No entanto, caso apresente, os efeitos mais comuns são fezes por vezes aquosas e por vezes gordurosas. Cólicas estomacais fortes e arrotos freqüentes também podem ser um sinal para a doença.

É causada pelo protozoário Giárdia Lamblia. O ciclo da espécie de um protozoário consiste na eliminação – por meio das fezes – dos cistos do organismo, que pode vir a contaminar águas os alimentos.

– Toxoplasmose: – Doenças causadas por protozoários

Causada pela espécie de protozoário conhecida como Toxoplasma Gondii, a toxoplasmose é uma condição bastante comum em ambientes rurais, onde é feito o consumo de carnes de animais sem uma procedência confiável.

A contração dessa doença é feita a partir do consumo de carnes contaminas pelos cistos dos protozoários falado acima. No entanto, como estes não conseguem suportar a altas temperaturas, só é transmitido caso as carnes sejam consumidas de formas mal passada. Além disso, a toxoplasmose pode ser contraída de forma congênita, ou seja, uma mulher que está grávida pode passar a doença para o seu filho.

Os principais sintomas da toxoplasmose são: dores musculares em todo o corpo e febre alta, geralmente de 39º C para cima. Além disso, indivíduos com essa doença sentem dores de cabeça fortes, as quais podem chegar a durar semanas.

– Doença de Chagas – Doenças causadas por protozoários

Como a grande maioria das doenças causadas por protozoários, a doença de chagas é contraída através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais que já possuíam a condição. Processos como transfusão de sangue, transplante de órgãos e de forma congênita – quando uma mãe grávida passa a doença para o seu bebê – também podem ocorrer.

É um quadro bastante comum no Brasil, principalmente nas áreas mais rurais e mais pobres. É estimado que mais de 3 milhões de pessoas seja pacientes dessa doença. Esta, por sua vez, é causada por uma espécie de protozoário chamada Trypanossoma cruzi, um flagelado que parasita animais da selva, como o tatu.

A doença possui níveis diferentes, onde algumas podem ser leves e durar apenas por algum tempo e outras podem ser mais graves, durando quase uma vida inteira. Os principais sintomas são a febre e o inchaço de órgãos internos, como o coração. É necessário que seja feito o tratamento, pois, caso contrário, pode causar insuficiência cardíaca.

– Doença do Sono – Doenças causadas por protozoários

O tipo de protozoário Trypanossoma pode ser muito maléfico para o ser humano. Isso se dá pelo fato de que, além de ser o responsável por causar a doença conhecida como Chagas, uma espécie parecida é responsável por causar outro quadro popular, conhecido como Doença do Sono.

Bem mais comum na África, onde mais de 90 por cento dos casos são causados Trypanossoma brucei gambiense, a doença, a exemplo da Doença de Chagas, também pode apresentar vários estágios de complicação.

Nos mais leves, os sintomas são aqueles mais comuns nesses tipos de situações, isto é, febres, dores de cabeça e coceira. No entanto, em estágios mais avançados – quando não é procurado ou oferecido nenhum tratamento – a doença pode causar confusão mental e até alterações comportamentais.

É contraída a partir da ingestão de alimentos contaminados pelos cistos.

– Tricomoníase – Doenças causadas por protozoários

Este é um quadro um pouco diferente do que os já citados anteriormente. Isso se dá pelo fato de que não é contraído pela ingestão de alimentos ou água contaminada, mas sim a partir de relações sexuais sem proteção devida (camisinha). É causada pelo Tricomonas Vaginalis, podendo atingir pessoas de ambos os sexos.

Os principais sintomas dessa doença nas mulheres são os corrimentos, o odor desagradável e uma coceira constante, além da dor ao urinar. Na grande maioria das vezes, os homens não apresentam sintomas. A pior conseqüência que se pode ter dessa doença é o parto prematuro, no caso de gestantes.

– Amebíase – Doenças causadas por protozoários

É contraída da maneira mais comum, ou seja, através da ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos. Além disso, como ser humano pode ser um hospedeiro permanente do animal, pode ser transmitido através de relações sexuais, geralmente ocorridas através da relação entre a boca e ânus.

É muito comum em países muito pobres. Em alguns lugares da África é estimado que aproximadamente 50 por cento da população contraia essa doença todos os anos. A exemplo de outras condições, pode apresentar quadros mais leves e outros quadros mais graves. No caso dos mais leves, os sintomas são cólicas intestinais e diarréia durante algumas semanas. No caso dos mais graves, fezes com sangue e febre podem ser os sintomas mais recorrentes.

Conclusão

Como vimos em todo o texto, as doenças causadas por protozoários podem ser muitas e, por esse motivo, devem ser evitadas de todas as formas. Sendo assim, apesar do fato de que a medicina evoluiu bastante e hoje é possível encontrar tratamento e cura para grande parte das doenças que conhecemos, o mais importante nesses casos é, sem nenhuma dúvida, a prevenção.

Diante disso, como a grande maioria das doenças causadas por protozoários é transmitida através do consumo de água ou alimentos contaminados, o mais recomendado é que, no caso da água, seja feita sempre uma filtração de qualidade e, em alguns casos mais extremos, até o seu fervimento. No caso dos alimentos, lava-los de maneira eficiente e expor a altas temperaturas é o método mais indicado.

Relações sexuais com proteções também é uma forma importante de evitar essas e outras tantas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Exames de rotina são importantes para identificar aquelas doenças sem sintomas o mais cedo possível.