• Registro de Marcas e Patentes.

Diferença entre células haplóides e diplóides


Diferença entre células haplóides e diplóides | Por definição, as células são unidades funcionais e estruturais do ser humano e de qualquer outro ser vivo. Em outras palavras, é a unidade responsável por constituir o nosso corpo. Enquanto existem organismos constituído por apenas uma célula (conhecidos como unicelulares, como as bactérias), outros são constituídos por duas ou mais, conhecidos como pluricelulares. Os seres humanos são feitos, em média, de 10 trilhões de células.

Grande parte das células, tanto as vegetais quanto as animais, possuem entre 1 e 100 micrômetro (unidade de medida para elementos não visíveis a olho nu; consistem em um milionésimo de metro e é representado por “µm”).

As células possuem diferenciações entre si. A principal divisão se dá a partir da independência de cada célula, separando os grupos entre procariontes e eucariontes. As células procariontes (também conhecidas como procarióticas) são independentes, portanto são encontradas em organismos unicelulares. As células eucariontes (chamadas também de eucarióticas), são encontradas em organismos pluricelulares.

Existem outras diferenças entre um grupo e outro. No entanto, o foco do artigo de hoje é discutir sobre outra diferenciação celular: as células haplóides e diplóides.

Diferença entre células haplóides e diplóides

Partindo direto para o assunto central do texto, neste tópico falaremos a diferença entre as células haplóides e as células diplóides. Sendo simplório, a diferença entre as duas é simples e sinalizada pela própria nomenclatura. Enquanto as células haplóides possuem apenas 1 cromossomo (sinalizado por 1n), as células diplóides possuem um par de cromossomos (sinalizados por 2n).

No entanto, a diferenciação por si só não faz muito sentido para quem não entende do assunto. O que importa, nesse caso, são as consequências dessa grande diferença.

 

  • Diferença entre células haplóides e diplóides na reprodução:

 

Em primeiro lugar, o processo de divisão celular é diferente para os dois. Como possui um par de cromossomos, as células diplóides se reproduzem a partir de um processo chamado meiose. Sendo assim, se dividem ao meio, separando os cromossomos e, dessa forma, originando duas células haplóides.

No caso das células haplóides, esse tipo de divisão seria impossível, tendo em vista que não possuem um par de cromossomos e, dessa forma, não podem simplesmente dividir-se. Diante disso, passam pelo processo de mitose. A mitose é um processo mais longo, que consiste na duplicação do material genético de células, que posteriormente é dividido ao meio. Sendo assim, uma célula mãe origina duas células filhas idênticas.

 

  • Diferença entre células haplóides e diplóides nas funções: 

 

Pensando no dinamismo de cada célula, é natural imaginar que a maiorias dos animais, incluindo os seres humanos, são constituídos quase que inteiramente por células diplóides, que podem reproduzirem com mais facilidade. As células diplóides, no corpo humano, são encontradas na pele, na corrente sanguínea, no tecido muscular, dentre vários outros sistemas do nosso organismo.

No entanto, não pense que as células haplóides não são importantes. Elas são vitais para a sobrevivência da espécie humana. Isso se deve ao fato de que estão presentes no sistema reprodutor do ser humano. Dessa forma, é possível encontrar células haplóides nos gametas – tanto masculinos (espermatozóides) quanto femininos (óvulos).

 

  • Diferença entre células haplóides e diplóides – presenças nos seres vivos: 

 

Como falado anteriormente, os seres humanos possuem uma quantidade consideravelmente maior de células diplóides no organismo. Isso faz com que sejamos considerados organismos diplóides, assim como a grande maioria dos animais.

No entanto, alguns seres vivos conhecidos são haplóides, como algas, fungos e até alguns insetos (abelhas, formigas e vespas).

 

Gostou do nosso artigo sobre a Diferença entre células haplóides e diplóides? Deixe nos comentários abaixo as suas dúvidas!