• Registro de Marcas e Patentes.

Desastres naturais


Furacões, tsunamis, erupções de vulcão, tempestades pesadas. Todos esses sao exemplos de desastres naturais que ocorrem periodicamente em todo o mundo. Apesar da tecnologia atual conseguir prever a ocorrência de desastres naturais, tais acontecimentos possuem tanta força que suas consequências são, muitas vezes, catastróficas para o ser humano.

Os desastres naturais são acontecimentos derivados da ocorrência de alguns fenômenos naturais.

O que são fenômenos naturais?

desastres naturais - tsunami
desastres naturais – tsunami

O fenômeno natural é um acontecimento que ocorre sem a intervenção humana, ou seja, é derivado das forças da natureza. Esses episódios sao eventos naturais do cotidiano de qualquer lugar, e, na maioria das vezes, nao geram maiores problemas para a vida humana.

Alguns fenômenos naturais que ocorrem no dia-a-dia podem ser citados, tais como a chuva, o vento, a formação de nuvens, a temperatura em certo lugar, dentre outras coisas que ocorrem de forma nao artificial na natureza.

Contudo, o termo “fenômeno natural” é, muitas vezes, usado para denominar situações catastróficas que influenciam na vida de cidades ou países inteiros. A nomenclatura correta para tais acontecimentos é “catástrofe (ou desastre) natural”.

Catástrofes naturais no mundo

 

            A natureza possui uma força inimaginável, e o controle dessas forças está totalmente fora do alcance do ser humano. As catástrofes naturais podem gerar milhares de vítimas e destruir grandes cidades. Além disso, sao acontecimentos recorrentes na história da humanidade, e alguns dos maiores desastres naturais podem ser citados, tais como:

  • Furacao Katrina: Ocorrido em agosto de 2005, o furacao Katrina foi uma tempestade tropical que atingiu ventos com mais de 280km/h. É considerado como um dos desastres mais significativos da historia dos Estados Unidos, sendo responsável pela evacuação de mais de 1 milhao de pessoas da região litorânea do sul do país, além de ter ocasionado mais de 1800 mortes diretas.
  • Terremoto do Haiti: O dia 12 de janeiro de 2010 foi marcado por um terrível acontecimento na região central das américas. Nesse dia, um terremoto de magnitude 7.0 na escala Richter atingiu o Haiti, deixando mais de 350 mil pessoas feridas e ocasionando um total de 316 mil mortes. As consequências desse terremoto sao sentidas ate os dias de hoje, tendo em vista que dezenas de cidades atingidas ainda nao conseguiram se reconstruir.
  • Deslizamento de terra no Rio de Janeiro: O Brasil nao é um país normalmente atingido por terremotos, tsunamis e furacões. Contudo, em janeiro de 2011, o estado do Rio de Janeiro foi vitima de uma das maiores catástrofes naturais de toda a historia do país, quando um deslizamento de milhões de metros cúbicos de terra nas cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis resultou em mais de 900 mortos e aproximadamente 30 mil pessoas desabrigadas.
  • Tsunami no Japao: Em março de 2011 a área litorânea do Japao foi atingida por um terremoto de magnitude 8.9 na escala Richter. Esse tremor de terra gerou um tsunami com ondas de mais de 10 metros de altura. A tragédia resultou em mais de 15 mil mortos, além de aproximadamente 18 mil desaparecidos e mais de 50 mil pessoas desabrigadas.

Ha outros tipos de desastres naturais que nao foram citados nos acontecimentos acima, tais como a seca que ocorre há décadas no Nordeste do Brasil e as constantes erupções vulcânicas na região do Havaí.